segunda-feira, 30 de novembro de 2009
ENDOSULFAN QUE POLUIU O RIO PARAÍBA, PODERÁ SER PROIBIDO NO ESTADO DO RIO
domingo, 29 de novembro de 2009
LAGOA DO AÇU - A RIQUEZA DA AVIFAUNA NATIVA E MIGRATÓRIA É RELATADA EM TRABALHO CIENTÍFICO DA UENF
SÃO JOÃO DA BARRA E AS HISTÓRIAS DE NAUFRÁGIOS DE SUAS EMBARCAÇÕES




DETRAN REALIZARÁ VISTORIA EM SÃO JOÃO DA BARRA
EM MENOS DE 24 HORAS SÃO JOÃO DA BARRA CONTOU COM 03 HOMICÍDIOS
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
ATAFONA TEM DUPLO HOMICÍDIO E DELEGADO INVESTIGA AUTORIA DO CRIME
BLOG DO ALEX FIRME CONTA UM POUCO DA BELA CARREIRA DA SAUDOSA DONA MARLY SÁ MACHADO

DESENVOLVIMENTO DO NORTE FLUMINENSE EM DESTAQUE EM SEMINÁRIO NA UENF
Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense Será realizado nos próximos dias 2 e 3, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, o Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense. O objetivo do evento é discutir o crescimento socioeconômico da região a partir dos investimentos privados e conhecer as políticas de desenvolvimento orientadas pelos governos federal, estadual e municipal.
Conhecida como a maior produtora de petróleo do país e maior polo de cerâmica do Estado, a região Norte Fluminense, que também concentra usinas de açúcar e álcool, está em fase de desenvolvimento econômico. E isso se deve graças ao início das operações do Complexo do Açu, em São João da Barra, que compreende, entre outras instalações, um porto e um mineroduto, com investimento em torno de U$ 2,35 bilhões.
Por meio de uma parceria entre governo federal, prefeituras de Campos dos Goytacazes e Quissamã e com investimentos de R$ 5 bilhões da iniciativa privada, outros grandes empreendimentos estão previstos para a região. Dentre eles a construção de um pátio logístico, um terminal de minério de ferro, uma usina termelétrica, uma cimenteira, plantas de pelotização e um complexo siderúrgico.
Diante deste cenário a participação no evento servirá para conhecer e refletir sobre o impacto econômico dos novos empreendimentos na região Norte Fluminense. O Seminário é uma realização do Sebrae/RJ em parceria com a Firjan; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços; Prefeitura de Campos dos Goytacazes; Ministério da Integração; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos e Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes. Programação do evento:
Dia 2 (Quarta-feira)
17h30 - Credenciamento - Hall de entrada do auditório, nº 1 da Uenf
18h - Cerimônia de abertura
18h30 – Gestão compartilhada para o desenvolvimento regional
Palestrante: João de Paula – Consultor especializado em desenvolvimento regional
19h30 – A importância de programas de desenvolvimento regional na agenda das políticas governamentais
Palestrante: Paulo Pitanga do Amparo – Diretor da Secretaria de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional
Dia 3 (Quinta-feira)
9h – Decisão Rio 2010 / 2012
Palestrante: Cristiano Prado – Gerente de novos investimentos da Firjan
9h45 – A importância da política estadual para o desenvolvimento regional
Palestrante: Representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço
10h15 - Potencialidades e oportunidades de negócios para o desenvolvimento do Norte fluminense
Palestrante: Antônio Batista – Gerente da Área de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RJ
11h30 – Debate: Construindo uma agenda positiva para o biênio 2010/2011
Moderador: Orlando Thomé
13h – Almoço Livre
14h – Encontro de negócios
Serviço: Evento: Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense Data: 2 e 3 de dezembro
Local: Centro de Convenções da Uenf
Endereço: Av. Alberto Lamego 2000 – Parque Califórnia – Campos dos Goytacazes
Mais informações pelo 0800 570 0800
Colaborou: Maria Thereza - SJB.
POR CAUSA DO CALOR, ARNOLFO E INÊS VÃO PARA O RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura de São João da Barra
Cine Teatro São João / Secom
27-11- 09
Carla Cardoso
‘Arnolfo e Inês’, do Nós na Rua, circula nos festivais do país
Depois de participar de projetos do Sesc, no Liceu de Humanidades de Campos – num evento em comemoração ao ano França-Brasil – e também, recentemente, do IX Festival de Esquetes Elbe de Holanda, o Grupo Nós na Rua prossegue com as apresentações de Arnolfo e Inês pelo país. Entre os dias 04 a 07 de dezembro, a montagem vai ser levada ao Festival de Esquetes de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o único esquete do estado do Rio de Janeiro selecionado para o evento. Já nos dias 21 a 23 de dezembro, eles participam do Festival de Esquetes de Niterói, no Rio de Janeiro.
O diretor de eventos do Cine Teatro São João e integrante do Nós na Rua, Silvano Motta, comemora a fase do grupo e destaca que a montagem Arnolfo e Inês passou por uma reformulação no figurino, o que abrilhanta ainda mais o projeto. “Temos muito carinho por Arnolfo e Inês e estamos felizes com essas oportunidades. Estamos nos preparando, capacitando cada vez mais os nossos atores e nos especializando na montagem de trabalhos próprios também. O fato de participarmos de projetos tão importantes como estes só nos traz alegrias. É uma forma de divulgarmos a arte que é produzida em São João da Barra. Desta forma, levamos o nome da cidade a tantos lugares. Isso não tem preço”, acredita.
A montagem conta a história do solteirão e rabugento, Arnolfo, que sempre foi o algoz dos maridos traídos de Paris, denunciando-lhes as desventuras amorosas de suas esposas. Aos 40 anos, ele, querendo casar-se, porém temendo ser traído, escolhe Inês, menina ingênua que criara desde os quatro anos de idade, precavendo-se para que lhe ensinassem somente o que pudesse torná-la o mais burra possível. No entanto, apesar das precauções de Arnolfo, ela apaixona-se por um rapaz...
No elenco, Silvano Motta (Arnolfo), que também dirige a peça, Camilla Amaral (Inês) e Gerson Lopes (na narração). A montagem estreou em maio de 2005, no município e também já participou do II Festival Nacional de Teatro e Esquetes de Rio das Ostras e já foi apresentada em diversos pontos turísticos e comunidades carentes de São João da Barra.
Arnolfo e Inês foi adaptado da peça ‘Escola de Mulheres’ (no original em francês, L’école des femmes), de autoria de Molière. Esta peça foi apresentada pela primeira vez em 26 de dezembro de 1662.SÃO JOÃO DA BARRA TEM CAMPANHA CONTRA O FUMO
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Alencar
27/11/2009
São João desenvolve programa de controle do tabagismo
A secretaria de Saúde de São João da Barra está desenvolvendo o programa de controle do tabagismo. As ações começaram a ser realizadas a partir do dia 31 de maio de 2009 com distribuição de folhetos, abordagem nas ruas da cidade e ministração de palestras de conscientização sobre os males causados pelo fumo. O evento mais recente aconteceu nesta sexta-feira, dia 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, em frente policlínica no centro da cidade.
Segundo Edilamar Leitão Caldas, coordenadora do projeto, todos os fumantes interessados em parar de fumar podem e devem procurar auxílio de um profissional. “É muito importante que as pessoas se conscientizem que elas são dependentes do cigarro e a partir dessa conscientização e do desejo de parar de fumar é que nós entramos com a nossa parte, dando todo apoio, ajudando de forma sistemática para que elas deixem de fumar” enfatiza Edilamar.
Para participar do programa é muito fácil. Basta procurar a secretaria de Saúde e se inscrever preenchendo um formulário com dados pessoais e marcar uma entrevista com a psicóloga Emanuele Souza. A partir desse primeiro encontro o paciente é encaminhado para participar de uma terapia de grupo e, se for o caso terá também um atendimento clínico.
CITY TOUR E VISITA À LAGOA DO SALGADO MOVIMENTARAM A SEMANA EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação / Meio Ambiente
27/11/09
Carla Cardoso e André Pinto
City Tour e visita à Lagoa do Salgado movimentaram a semana em SJB
Quem disse que ciência é apenas coisa de doutor e realizada somente nos campos acadêmicos? Durante a realização do 1º Simpósio de Jornalismo Científico promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), entre os dias 25 e 26, em Campos, vários inscritos participaram de um City Tour no Pontal de Atafona, com guiamento especializado formado por uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra.
Na ocasião, o grupo visitou o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Novo Balneário de Atafona, e em seguida conheceram o processo erosivo de Atafona, local que serviu recentemente de cenário para a gravação do filme de ficção científica Depois. A região é alvo de estudos e de diversas pesquisas, muitas delas, da própria Uenf, que procura, desta forma, aproximar a pesquisa científica à comunidade.
Outro projeto promovido pela Secretaria de Meio Ambiente no dia 25, foi a continuação do Projeto Turismo Pedagógico - Estudo do Meio, na Escola Estadual João Coelho da Silva, da localidade de Sabonete, onde um grupo de alunos da escola participou de uma visita à Lagoa do Salgado, considerada Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade por questões sedimentar, paleobiológica e geoambiental.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No mês passado, também por meio do projeto, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP esteve na escola proferindo a palestra Lagoa do Salgado - Patrimônio da Humanidade e suas interações socioeconômicas. Durante a visita, os alunos colocaram em prática os seus conhecimentos e participaram de uma aula ao ar livre com temas específicos sobre o município.
Para a visitação técnica, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, levou um kit "laboratório de análises de águas", com o qual puderam ser feitas amostragens com os alunos sobre aspectos gerais da água como turbidez, coliformes fecais, acidez, etc. Foi uma verdadeira aula de ciências fora das quatro paredes da sala de aula.
MEMÓRIA DO SANJOANENSE SILVA COUTINHO, UM DOS MAIORES CIENTISTAS DA AMAZÔNIA É RESGATADA EM LIVRO RECÉM-LANÇADO

SESC FARÁ EXPOSIÇÃO SOBRE "ABSTRAÇÃO GEOMÉTRICA"
GILLIARD NESTE DOMINGO NO NOVO BALNEÁRIO DE ATAFONA
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto
26-11-09
turismo
Gilliard se apresenta domingo no Festival da Primavera
O cantor e compositor Gilliard será a atração deste domingo, 29, às 14h, no projeto Festival da Primavera, que até o final de dezembro estará levando, sempre aos domingos, uma grande atração da música brasileira ao palco do Balneário, na praia de Atafona. O projeto, desenvolvido pela secretaria municipal de Turismo, tem como objetivo levar lazer e entretenimento a moradores e turistas e, ao mesmo tempo, aquecer o comércio local neste período que antecede o verão.
Na escolha dos artistas a se apresentarem no Festival da Primavera, prioridade para nomes de destaque nas décadas de 70, 80 e 90. O início foi no dia 20 de outubro, com Elymar Santos. Nas semanas seguintes passaram pelo palco do Balneário o grupo Pholhas, Kiko Zambianchi, Perdidos na Selva e Agnaldo Timóteo. Após Gilliard, as atrações serão Ritchie, dia seis de dezembro, e Jerry Adriani e Blitz, respectivamente nos dias 20 e 27 de dezembro.
— A idéia é levar ao público grandes sucessos das décadas passadas e que até hoje estão na memória das pessoas. O Festival da Primavera está sendo um grande sucesso de público e serve como um aquecimento para o verão, quando o Balneário volta a receber, aos domingos, grandes nomes da música nacional — explicou o secretário de Turismo de São João da Barra, Márcio Soares.
Além do show, os freqüentadores do Balneário dispõem de uma excelente estrutura de lazer, já que o local conta com área arborizada de camping e para churrascos, além de um amplo espaço para a prática esportiva, com quadras de vôlei, futevôlei e campo de futebol. O projeto Artesanato é nossa Cultura, que reúne mais de 150 artesãos do município, também participa do Festival, oferecendo o que há de melhor no artesanato local.
FUTURO PROMISSOR PARA A JUVENTUDE SANJOANENSE
Prefeitura Municipal de São João da Barra
Secretaria Municipal de Comunicação
26.11.09
Raphael Pereira
Promoção Social
I Fórum Jovem participativo define metas para jovens sanjoanenses. Cerca de 400 jovens participaram do primeiro Fórum Jovem Participativo, na última quinta-feira, dia 26, no auditório municipal, em São João da Barra. Organizado pela secretaria de Promoção Social em parceria com a AJOVENS (Associação de Jovens Sanjoanenses), o evento contou com a apresentação de vários programas e cursos para os jovens do município, entre eles o Programa Jovem Aprendiz, da Petrobrás, PROMIMP e PROJOVEM, do Governo Federal em parceria com as secretarias de Promoção Social e Educação.
Segundo Jorge Bezerra, coordenador do projeto Jovem Aprendiz da Petrobrás, a segunda edição do programa é muito aguardada por vários municípios da região e os jovens sanjoanenses vão ter uma grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, além de receberem uma gratificação para estudar e se especializar. O programa vai estar disponível para pessoas que tiverem entre 15 e 19 anos de idade e que estiverem cursando ou ter terminado o Ensino Médio na Rede Pública de ensino.
SÃO JOÃO DA BARRA FAZ SUCESSO COM MATERIAL ARTESANAL RECICLADO, COURO DE PEIXE, ESCAMAS, TABUAS E CONCHAS
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Alencar
26/11/2009
Artesãos sanjoanenses participam da Feira da Providência
Uma parceria entre as secretarias de Educação e Promoção Social de São João da Barra deu condições a um grupo de 15 artesãos integrantes do projeto “Artesanato é nossa cultura” de participar da 49ª Feira da Providência, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Eles tiveram expostos seus trabalhos no stand da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro.
São João da Barra mostrou ao público que passou pela Providência 326 peças em material reciclado, bijuteria em escama de peixe, material em concha, em tabua, pele de peruá, crochê, ponto cruz, mdf com biscuit e peças em madeira. A oportunidade foi significativa para os sanjoanenses que fizeram contatos com outras praças que produzem artesanato.
Regina Maria da Silva trabalha com tecido e visitou pela primeira vez a Feira da Providência. Ela disse que foi uma experiência muito boa para sua vida. “Foi a primeira vez que vim e gostei demais. Espero que em 2010 possamos retornar e trazer mais material para a exposição”, ressaltou Regina.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA DECRETOU LUTO OFICIAL POR FALECIMENTO DO DONA MARLY SÁ MACHADO, UM ÍCONE DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO SANJOANESE
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
ATAFONA RECEBEU A PRESENÇA DE SEMINARISTAS QUE PARTICIPARAM DO Iº SIMPÓSIO NACIONAL DE JORNALISMO CIENTÍFICO NA UENF
VANDALISMOS QUE NÃO LEVAM À LUGAR NENHUM
ATAFONA É DIVULGADA NO BOM DIA BRASIL COMO FUTURO LOCAL À DESAPARECER COM O AQUECIMENTO GLOBAL
LAGOA DO SALGADO RECEBE ESTUDANTES SANJOANENSES DO ENSINO MÉDIO



