quarta-feira, 31 de março de 2010
DEPOIS DA SEMANA SANTA, QUE VENHA NOSSA SENHORA DA PENHA
SÓ PARA LEMBRAR...
CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E CULTURA VOLTAM COM TODO GÁS PARA O EXERCÍCIO DE 2010
LHC - ESTÃO QUERENDO SE COMPARAR AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO?

terça-feira, 30 de março de 2010
FRASES INESQUECÍVEIS DE MR. NICOLAS YOU E SUA ESPOSA QUANDO DE SUA VISITAÇÃO À SÃO JOÃO DA BARRA
RELATOS DE FENÔMENOS NÃO IDENTIFICADOS SE TORNAM MAIS CONTUNDENTES NA REGIÃO DO 5º DISTRITO , EM SÃO JOÃO DA BARRA

segunda-feira, 29 de março de 2010
SOBREVIVENTES DO TERREMOTO DO CHILE SE ESTABELECEM EM SÃO JOÃO DA BARRA PARA O RECOMEÇO DE UMA NOVA VIDA
domingo, 28 de março de 2010
WELCOME MR. NICOLAS YOU
sábado, 27 de março de 2010
IMPÉRIO DAS RUÍNAS - UM CONTO DE FINAIS DE SEMANA...



quarta-feira, 24 de março de 2010
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA FALA DO PROJETO "CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL", REALIZADO EM SÃO JOÃO DA BARRA

EXISTE VIDA FORA DA TERRA?


AGRADECIMENTOS AOS AMIGOS
terça-feira, 23 de março de 2010
RIO DE JANEIRO DEBATE ROYALTIES E ENERGIAS LIMPAS
LAGOA DO SALGADO, EM SÃO JOÃO DA BARRA, TERÁ FOTOS DE ESTROMATÓLITOS CARBONÁTICOS PUBLICADAS EM LIVRO DE BIOLOGIA DA EDITORA IBEP

Este blog tem mostrado a grande importância da Lagoa do Salgado para a Humanidade, pois é um resquício geopaleontológico que retrata a formação geológica da terra em períodos recentes e, por sua vez, está sendo objeto de tombamento como patrimônio mundial pela UNESCO. Aliado à essa informação e divulgação expressiva no mundo virtual, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, tem feito trabalhos muito interessantes na lagoa, levando os estudantes da rede pública municipal de ensino para terem aulas de campo sobre os primeiros microorganismos terrestres e a evolução das espécies, nesse local de beleza e contemplação ímpares.
Foto: A Lagoa Salgada é um dos atrativos naturais de São João da Barra onde ocorrem aulas na natureza, feita pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.
A Prefeitura Municipal de São João da Barra, preocupada na preservação e na divulgação turística deste belo sítio cadastrado no SIGEP sob o n.º 041, fez publicar postais turísticos para serem distribuídos na maior Feira de Turismo das Américas, a ABAV, em 2007. O Blog fez a reprodução de um desses postais e por felicidade dos sanjoanenses, duas imagens da Lagoa Salgada vão entrar em uma publicação de biologia da Editora IBEP, no primeiro capítulo, intitulada "A Origem da Vida na Terra", fato que nos deixa muito felizes e orgulhosos!.
Veja o e-mail recebido por este blogueiro:
"Bom dia André,
Estamos desenvolvendo um livro de Biologia pela editora Ibep e gostaríamos de utilizar no capítulo 01 intitulado ‘A origem da vida na Terra’, a foto de um estromatólito
que encontrei em seu blog. Você nos autoriza a utilizá-la? Se sim, a quem devo creditar a imagem?
Obrigada. Abraço
Tatiana Lubarino
AS VÁRIAS FACES DA LENDA DA MOÇA BONITA

segunda-feira, 22 de março de 2010
DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS TEVE O LANÇAMENTO DO PROJETO "CAMINHOS CIENTÍFICOS DO PARAÍBA DO SUL", EM SÃO JOÃO DA BARRA
domingo, 21 de março de 2010
O QUE SÃO JOÃO DA BARRA PERDERÁ, SE OS ROYALTIES FOREM REDISTRIBUÍDOS?
PERNAMBUCO SAI NA FRENTE AO COMBATER PROCESSO EROSIVO EM SEU LITORAL
MAIS UM RELATO DE OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS EM SÃO JOÃO DA BARRA ?
FESTA EM LOUVOR À SÃO JOSÉ: EXEMPLO DE UNIÃO DA COMUNIDADE, ENTRETENIMENTO E FÉ
CURIOSIDADES DE SÃO JOÃO DA BARRA: CHOUPANA TEM FRUTA EXÓTICA E UM PÁSSARO QUE DÁ MASSAGEM CAPILAR NOS CLIENTES

SÃO JOÃO DA BARRA CONTARÁ COM ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS
sábado, 20 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
NO DIA MUNICIPAL DO RIO PARAÍBA DO SUL, TEM LANÇAMENTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO PARAÍBA"

A importância do Rio Paraíba do Sul no cenário nacional, sua formação geológica na Planície Goytacá, das matas ciliares, suas potencialidades, seus problemas relacionados à poluição e ocupações irregulares em áreas de preservação permanente, a racionalização das águas, suas ilhas fluviais, fauna terrestre e aquática como também a presença de naturalistas em São João da Barra, como o príncipe Maximiliano de Wied Newvied, Saint-Hilaire e o próprio imperador do Brasil, Dom Pedro II. Os assuntos dignos de serem abordados em aulas de história, geografia e meio ambiente serão abordados no projeto “Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul”, que tem início na próxima segunda, dia 22, em São João da Barra.
O projeto, realizado pela equipe do Núcleo Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMASP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, será lançado em uma data marcante: o Dia Mundial das Águas e Dia Municipal do Rio Paraíba do Sul, oficializado de acordo com a lei municipal 001/2005, de autoria da Prefeita Carla Maria Machado dos Santos.
O projeto prevê a colocação de placas de turismo científico e histórico em três pontos estratégicos de margens do Rio Paraíba do Sul e, também, a realização de atividades relacionadas ao plantio de mata ciliar feitas em parceria com as escolas municipais em alguns trechos, além da elaboração de uma cartilha sobre mata ciliar e outras informações (que está em andamento) com temas sobre a preservação dos rios, córregos, canais, lagoas e praias, significado em tupi guarani, de alguns dos atrativos locais (Grussaí, Iquipari, Açu, Taí, Caroara, Caetá, e outras, que serão distribuídas aos estudantes). As próximas viagens ainda estão sendo agendadas.
Os passeios educativos serão realizados a cada 15 dias. O horário de saída será sempre é às 8h10, do Cais do Imperador, no Centro da cidade. O trajeto vai até às praias fluviais do Viana. Segundo André Pinto, um dos coordenadores do projeto, haverá uma aula e um plantio de mata ciliar, além de colocação de placas de interesses científicos e históricos no local.
— Um dos intuitos é buscar sempre resgatar a memória histórica dos vultos sanjonenses e das pessoas importantes de fora que estiveram no município. Vamos ter uma salada de conhecimento, juntando a parte ambiental com a histórica, tirando a questão ambiental apenas da teoria. Teremos a parte prática também. Já nesta segunda vamos começar com plantio na margem direita do rio, nas areias do Viana. Temos alguns contatos com produtores rurais e o primeiro local visitado será parte da terra do produtor Getúlio Alvarenga, presidente do Sindicato Rural da cidade. Lá, vamos mostrar a erosão e explicar a importância da mata ciliar — explica André Pinto.
É também na propriedade de Getúlio Alvarenga que será colocada a primeira placa de interesse histórico e científico, porque foi por lá que esteve o príncipe Maximiliano de Wied Newvied, que visitou o município em 1815. Serão, aproximadamente, 70 viagens durante todo o ano, com saídas quinzenais, durante o período de aulas, sempre em dias úteis. A previsão é atender cerca de 2.100 estudantes e 350 professores, das escolas do município.
— Trata-se de uma verdadeira aula fora das quatro paredes. As escolas do município estão trabalhando, nesse primeiro bimestre, questões afrobrasileiras, e vamos ter uma surpresa em relação ao tema. Vamos começar com 30 alunos e mais cinco pessoas da escola (professor, diretor e pessoal de apoio), da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. O projeto é realizado no molde de trabalhos como o Caminhos Geológicos, que já existe em São João da Barra, há quatro anos, mais ou menos, do Departamento de Recursos de Recursos Minerais (DRM), que evidencia o Delta do Paraíba, e também o Caminhos de Darwin, que não temos por aqui, mas nos serve de exemplo — acrescenta.
quarta-feira, 17 de março de 2010
NOVELA "SINHÁ MOÇA", DA REDE GLOBO, RELATA A ESCRAVIDÃO, BEM COMO MENCIONADA NA OBRA DE JOÃO OSCAR INTITULADA "A SAGA DE UM HERÓI NEGRO"


FAMÍLIA SANJOANENSE HOMENAGEIA O ESCRITOR JOÃO OSCAR , DANDO O NOME DO ESCRITOR AO MAIS NOVO SANJOANENSE NASCIDO RECENTEMENTE
SÃO JOÃO DA BARRA NÃO PODE SER MAIS CONFUNDIDA COM BARRA DE SÃO JOÃO

SÃO JOÃO DA BARRA NO RUMO DA PRODUÇÃO DO SUPER CAJU

