sábado, 10 de maio de 2008

SÃO JOÃO DA BARRA USA FUNDO AMBIENTAL INTERNACIONAL - REUNIÃO DO RIO RURAL GEF FOI UM VERDADEIRO SUCESSO!!!.

Luis da EMATER faz a apresentação do relatório local.
A reunião acontecida no Auditório Municipal Sarur Dauaire, neste último dia 09/05/08, às 10 horas, para apresentação de mais uma etapa do Projeto Rio Rural GEF, foi um verdadeiro sucesso. O programa, que é bancado por um fundo ambiental internacional, que visa a agricultura sustentada, trabalha diretamente com as comunidades que dependendem de uma determinada microbacia para sua subsistência através da agricultura familiar. A microbacia previamente escolhida, por critérios técnicos, como maior organização social, maior número de habitantes, menor índice de degradação ambiental foi a Microbacia da localidade de DEGREDO.
Luiz Carlos do Programa Rio Rural GEF fala do maravilhoso andamento do projeto para a Microbacia de Degredo.
Estiveram presentes ao evento: Luis - EMATER, Luiz Carlos - do Programa Rio Rural GEF, Dr. Pedro Nilson - Secretário Municipal de Agricultura, Felício Valiengo - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Eleilton Meireles - Secretário Municipal de Pesca, Dr. Dalvan - Sub-Prefeitura de São João da Barra (Sabonete), Getúlio Alvarenga - Presidente do Sindicato Rural de São João da Barra, funcionários da Secretaria de Agricultura, Marco Pacheco - Técnico Ambiental da SEMASP, Estevão - Assessor de Meio Ambiente da SEMASP, Isabel Gregório - do Espaço da Ciência, Vanuza Nunes e Arleide - do Projeto Pólen (Petrobrás), André Pinto - da Comissão de Projetos Executivos para o Porto do Açu, este último tendo representado o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá que estava no 5º distrito executando projeto de drenagem.
Apresentação do Diagnóstico e priorização de necessidades
O Projeto, que atende a comunidade de Degredo está na sua fase de execução, já tendo sido feitos os levantamentos de diagnósticos, caracterização da microbacia, priorização de necessidades e agora parte para a capacitação dos seus atores envolvidos.
André Pinto, que participa desde o início do processo, ressalta que este Projeto é o ponto inicial para que todas as microbacias sanjoanenses sejam revitalizadas, a começar pela microbacia de DEGREDO, que participa neste momento de projeto-piloto.
André Pinto, Getúlio Alvarenga, Marco Pacheco e Estevão presentes ao evento.
Contando com seis microbacias, São João da Barra será favorecida com o projeto que visa uma melhor produtividade da agricultura familiar aliada à técnicas de manejo, menor adoção de agrotóxicos, recuperação de matas ciliares e rotação de culturas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está bastante envolvida no processo, já tendo confirmado com os gestores a participação na recuperação da mata ciliar da microbacia de Degredo e convidará os alunos da rede municipal de ensino daquela localidade para participarem de Educação Ambiental.
Por André Pinto.