Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto
13-11-08
A Cooperativa Arte Peixe Culinária, que reúne 30 mulheres, esposas e filhas de pescadores da praia de Atafona, litoral de São João da Barra, irá participar, pelo segundo ano consecutivo, da Feira Nacional de Agricultura Familiar, que estará em sua quinta edição. Ao contrário dos anos anteriores, quando foi realizada em Brasília, o evento acontecerá esse ano na cidade do Rio de Janeiro, em um espaço de 25 mil metros quadrados na Marina da Glória, entre os dias 26 e 30 de novembro.
A Feira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e reunirá a diversidade de produção de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, extrativistas, indígenas e quilombolas de todo o pais. Ao todo serão 464 estandes, individuais e coletivos, com mais de 10 mil produtos.
Para as cooperativadas sanjoaneses, essa é mais uma oportunidade de venda e, principalmente, de divulgação de lingüiças, petiscos, hamburgers, quibes e demais produtos utilizando como matéria-prima peixe e camarão. “O caminhão baú isotérmico da secretaria de Pesca irá transportar uma tonelada desses produtos. A Arte Peixe acessórios, que utiliza escamas e pele de peixe, também vai participar da Feira”, frisa Eleilton Meireles, secretário municipal de Pesca.
— A Feira é um canal para se fazer o marketing desses produtos e que as integrantes da cooperativa possam, através do contato com representantes comerciais de outros Estados da Federação, expandir a área de comercialização. Outro ponto de destaque é a troca de conhecimento — explica a assistente social Gisela Fonseca, responsável assessoria técnica da cooperativa.
Formada em 2007, após participação das integrantes em um curso de processamento e beneficiamento do pescado, promovido pelo programa Produzir, do Ministério da Integração Nacional, com apoio da prefeitura, a cooperativa é responsável por uma produção mensal e venda de 500 kg, com escoamento para São João da Barra, Campos, Rio de Janeiro e, também, para o Estado do Espírito Santo.
O projeto Empresa Legal, criado na gestão da prefeita Carla Machado, é responsável pela assessoria contábil e jurídica gratuita por um ano, enquanto a cooperativa estiver encubada. “A Arte Peixe está dentro do Prominc, o nosso Programa Municipal de Incentivo ao Cooperativismo. È uma forma de dar oportunidade de os cidadãos estarem inclusos no mercado de trabalho, fortalecendo a geração de trabalho e renda”, ressalta a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário