O aumento nos últimos anos de uma consciência ambiental por parte de toda a sociedade tem trazido mudanças não apenas na forma de lidar com os desafios ligados à preservação do planeta e práticas de desenvolvimento sustentável, mas alterações profundas no universo educacional.
De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC) o número de cursos de graduação com foco na área de Meio Ambiente teve um crescimento de 822% desde 2000.
Isso representou um salto de mil para mais de 10 mil alunos no mesmo período. As vagas também mantiveram a curva acentuada. Os dados mais recentes são de 2006 e mostram 8.377 vagas em universidades públicas e privadas no País. Para se ter uma idéia, em 2000, eram 732.
Fernanda Wasner, coordenadora geral dos Programas de Mestrado e do curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário UNA, explica que um dos fatores preponderantes para o crescimento é o cenário político e econômico mundial, focado na modernização tecnológica e gerencial, na abertura e competitividade de mercados, e, principalmente, no cumprimento das exigências legais e normativas necessárias à obtenção do certificado ISO 14000.
Flávia Presoti
Nenhum comentário:
Postar um comentário