Falar da tríade de efemérides cientifica sanjoanense num espaço de ciências, nesta última quinta -feira, na parte da manhã, foi uma das experiências mais gratificantes que tive. Contar as trajetórias do sanjoanense, 1º explorador da Amazônia e que fez o primeiro relatório sobre o guaraná da Amazônia, mapas do rio madeira, Tapajós e Purús - Silva Coutinho - foi demais.
Contar os desafios da expedição do sanjoanense Luiz de Castro Faria - o decano da antropologia brasileira - junto com Claude Lévi-Strauss à Serra do Norte em Cuiabá foi emocionante!
Terminar a palestra falando das observações astronômicas de Domingos Fernandes da Costa, que observou o Cometa Halley, que fez parte também da comissão de Albert Einstein em Sobral (Nordeste) para ver o eclipse solar e confirmar a teoria da relatividade e que foi um dos fundadores do Observatório Nacional, foi como se eu ganhasse o universo!
Fiquei feliz em ouvir dos coordenadores do CECIERJ, Vera e Amaral, que estavam presentes ao evento, de que esta palestra deveria fazer parte de um ciclo de palestras continuadas na Rede Pública de Ensino como incentivo à pesquisa científica local. Buscaremos entendimentos!
Tudo pela ciência e resgate histórico de nosso município!
Até outra palestra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário