O CHILE AGRADECE À SÃO JOÃO DA BARRA
A família de Izabel Araya Soto, sobrevivente do grande terremoto que assolou o país vizinho do Chile, esteve em São João da Barra durante algumas semanas para poder "fugir" dos horrores dos tremores de terra e dos maremotos (tsunamis) acontecidos por lá.
A escolha de São João da Barra como local seguro, foi feita pela família chilena que tem laços com moradores sanjoanenses que moram na sede deste município.
O drama relatado por Izabel comoveu à todos nós, pois ela contava os horrores vivenciados por sua famílias e parentes, que se foram, em grande parte soterrados pelo terremoto ou afogados pelo tsunami, que chegou a entrar mais de 1.000 metros por seu bairro, levando sua casa e a de seus vizinhos em ondas subsequentes , na região do Porto de San Antônio.
Izabel, juntamente com seus parentes brasileiros e sanjoanenses, pediram ajuda aos munícipes sanjoanenses para que angariassem fundos para o seu retorno ao Chile, pois contava com a dificuldade de manutenção de suas filhas e netas (que estavam com ela no Brasil), inclusive com uma criancinha de colo de apenas 07 meses de nascida - já, uma heroína dos desabrigados ambientais internacionais. Além disso, Izabel encontrou dificuldades legais para exercer a sua profissão de reflexologista (que no Brasil é a profissão de fisioterapêuta), não conseguindo angariar recursos próprios.
A Rádio Barra FM, como sempre, fez o seu papel social, digno de elogios de todos nós, a Secretaria Municipal de Promoção Social deu o apoio psicológico necessário à família, através da Assistente Social Denise Esteves que também providenciará ajuda de transporte, uma vez que existem carros que saem, agendados, semanalmente para prestarem serviços junto ao INCA e outros hospitais, e, sendo a Cruz Vermelha Internacional próxima ao INCA, ajudará muito à familia Chilena em providenciar o traslado de retorno, que está marcado para esta segunda-feira às 08 da manhã, na Rodoviária Novo Rio.
Ontem, em conversa por telefone com Izabel, pude ver o quanto ela saiu feliz, muito emocionada e chorando muito, pela acolhida do povo sanjoanense, que a ajudou a comprar a passagem rodoviária que faltava para o retorno de sua família ao Chile. Em breve Izabel mandará uma foto da reconstrução de sua casa e a foto de sua família, lá no Chile, ao qual o blog terá prazer em publicar.
Parabéns aos empresários, comerciantes e amigos solidários de São João da Barra, antenados com a causa internacional! A ONU-Habittat, com certeza, saberá disso também! Isso é um exemplo e tanto para o povo sanjoanense.
A SOLIDARIEDADE SANJOANENSE NO TEMPO...
São João da Barra tem um histórico de solidariedade muto forte e relembro a 2ª Grande Guerra Mundial, onde os alemães, em submarinos U-199, afundaram um navio brasileiro nas imediações da Bahia e a tripulação, entre eles, muitos marujos, morreram torpedeados e seus restos mortais encontram-se até hoje nas profundezas do oceano atlântico, entre as ferragens do navio nacional. A comunidade de São João da Barra, na época, fez uma lista de homens bons para arrecadarem verbas para que fossem enviadas às familias dos marujos mortos, em pleno sentimento patriótico! Merece uma matéria deste blog. Este relato está no Jornal "A Evolução" de José Ângelo, ao qual , felizmente, preservo os exemplares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário