quinta-feira, 31 de março de 2011
PERO DE GÓIS É O TEMA MAIS DISCUTIDO NAS ESCOLAS DE SJB
PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA DAS ESCOLAS DE SJB BUSCA A
HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DO NORTE FLUMINENSE
Onde quer que se vá, se veem estudantes da rede pública municipal de ensino pesquisando com afinco a história do Donatário Pero de Góis e a sua saga na tentativa de conquista do território Norte Flumiense, na então chamada Capitania de São Tomé, onde instalou um rústico engenho e introduziiu as primeiras mudas de cana-de-açucar trazidas da Capitania de São Vicente.
Realmente é uma história de dar um filme e tanto. Mas os protagonisas desta história, foram os "Tigres humanos" ou índios goytacás! Coitado de Pero de Góis e seus serviçais! Tentaram, mas não conseguiram se estabelecerem nesta planície...
Visitando hoje o Centro Municipal de Educação Nossa Senhora de Aparecida, em Grussaí, pude ver com alegria a iniciativa da Diretora Rosane Riscado Gonçalves e da Orientadora Pedagógica Adriana Farias Gomes em inovarem na didática e transmissão de conhecimentos aos pequeninos e pequeninas estudantes. Como falar de Pero de Góis para criancinhas do pré-escolar e ensino fundamental em uma linguagem simples? É um desafio para muitos profisionais da área de educação, mas o método utilizado pelo Centro Municipal de Educação Nossa Senhora Aparecida, de Grussaí, é excepcional!
TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS
Certa vez, participei de um encontro feito no Cine Teatro São João, na sede deste município, que era sobre a Semana de Integração da Educação. Uma das palestras que assisti era sobre o tema "TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS". Todos os presentes gostaram da apresentação do grupo que foi convidado a apresentar os trabalhos pedagógicos usando tapetes animados com diversas figurinhas móveis. Assim se contavam as histórias, lendas, causos, etc.
Nesta mesma palestra, estava a Diretora Rosane, ao qual tive a oportunidade de conversar algumas ideias de tapetes ambientais. Hoje, ao chegar na escola, tive a grande surpresa! Lá estava um "TAPETE CONTADOR DE HISTÓRIAS DE PERO DE GÓIS"!.
Fiquei muito feliz em saber que técnicas educacionais como estas, estão sendo usadas em nosso município para contar a nossa história, a nossa origem! Parabéns para a Escola Nossa Senhora Aparecida, de Grussaí! Muito legal mesmo!
Um exemplo a ser seguido...
PESQUISADOR DA LAGOA SALGADA DE SJB FALOU DO SURGIMENTO DO OXIGÊNIO NO PLANETA, EM PALESTRA NO MUSEU NACIONAL
PROFESSOR NARENDRA SRIVASTRA, ESTUDIOSO DA LAGOA SALGADA DE SÃO JOÃO DA BARRA, ESTEVE NO MUSEU NACIONAL , NO RIO DE JANEIRO, PARA PALESTRA
Como parte das atividades da exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, a Casa da Ciência da UFRJ vem oferecendo, de 15 de março a 26 de abril, o ciclo de palestras A Terra em Sete Tempos. A iniciativa é do projeto Ciência para poetas, cujo objetivo é levar a um público diverso, em linguagem não especializada, discussões sobre diversas áreas do conhecimento de forma dinâmica.
Durante os encontros, que estão acontecendo de 18:30 às 20:00, estão sendo debatidos os grandes eventos de transformação da Terra. O planeta que habitamos não teve sempre a mesma forma, o mesmo cheiro, as mesmas cores. Não teve sempre a mesma temperatura e nem a vida esteve sempre presente nessa história. Mas que elementos existentes na natureza podem nos indicar essas transformações?
Serão conferidos certificados a quem tiver participação em pelo menos 80% das palestras. As inscrições são gratuitas.
Durante os encontros, que estão acontecendo de 18:30 às 20:00, estão sendo debatidos os grandes eventos de transformação da Terra. O planeta que habitamos não teve sempre a mesma forma, o mesmo cheiro, as mesmas cores. Não teve sempre a mesma temperatura e nem a vida esteve sempre presente nessa história. Mas que elementos existentes na natureza podem nos indicar essas transformações?
Serão conferidos certificados a quem tiver participação em pelo menos 80% das palestras. As inscrições são gratuitas.
Programação
15 de março
As catástrofes e o registro do tempo
Ismar de Souza Carvalho - IGEO/UFRJ
22 de março
A infância da Terra
Renato Rodriguez Cabral Ramos - Museu Nacional/UFRJ
29 de março
O surgimento do oxigênio
Narendra K. Srivastava - UFRN
5 de abril
As florestas sem flores: história do início da vida na Terra
Antônio Carlos Sequeira Fernandes - Museu Nacional/UFRJ
12 de abril
O início do oceano Atlântico
Representante da Petrobras
19 de abril
A era do gelo
Claudio Limeira Mello - IGEO/UFRJ
26 de abril
O tempo presente: o surgimento do homem
Gisele Daltrini Felice - FUMDHAM e UNIVASF
quarta-feira, 30 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
ESTE BLOG APOIA A PETIÇÃO PÚBLICA PARA A PERMANÊNCIA DO BATALHÃO FLORESTAL EM CAMPOS
Batalhão Florestal da Terceira Companhia coibindo a pesca predatória na Lagoa de Grussaí. Crédito da foto: Andre Pinto. |
BF TEM QUE FICAR!
É um momento de grande preocupação para todos nós, a retirada da Terceira Companhia do Batalhão da Polícia Florestal que sempre esteve lotada na antiga Ceasa de Campos, para passar a atuar em Quissamã. O Norte e Noroeste Fluminense já são regiões muito vulneráveis e sem a presença dos destemidos "soldados do ambiente", a tendência é que a região seja o paraíso dos infratores ambientais.
O Batalhão Florestal é uma entidade séria e no momento em que passou a ser bem equipada com carros traçados, barcos etc, agora querem tirá-la de nós!
Peço aos amigos do Blog que assinem ao abaixo assinado, para que possamos ter, pelo menos, uma tentativa da manutenção do Batalhão Florestal perto da gente!
Cliquem aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=bpmfa e assinem o manifesto que vai para o Governador do Estado.
O nosso meio ambiente agradece!!!
FUNCIONÁRIOS ESTÃO FAZENDO MANIFESTAÇÕES TRABALHISTAS NA ARG CIVIL PORT, NESTE MOMENTO
CHEIRANDO À GREVE...
Segundo informações oficiosas, os ônibus que transportam os funcionários estão impedidos de saírem e entrarem e há em torno de 1.000 funcionários nos portões do Porto do Açu debaixo do sol, muitos com sede e com fome e sem transporte para o retorno às suas casas.
Integrantes das manifestações chegaram a colocar fogo em pneus e matos, no intuito de impedirem o trânsito ao local. Segundo também informações oficiosas, não houve nenhum caso de violência ou dano material ao patrimônio do local, até o momento. Aguardemos o desenrolar dos fatos...
FOTO COMENTÁRIO 1...
Um pé de cactuarina? Eis a convivência "pacífica" de espécies nativas com as exóticas. Crédito da foto: Andre Pinto. |
Se um pé de casuarina consegue destruir a vegetação rasteira de restinga ao seu redor, desta vez, acho que a tática não deu certo. Um pé de cactus, cansado de ter o seu espaço ocupado pelas casuarinas - que são originárias da Austrália e Filipinas - resolveu se hospedar entre uma bifurcação de troncos de uma casuarina. Eis a revanche à altura do destemido cactus!
Obs. Foto tirada no Novo Balneário de Atafona - Quiosques de alimentação. Crédito: Andre Pinto.
FOTO COMENTÁRIO 2...
domingo, 27 de março de 2011
SÉRIE FAUNA SANJOANENSE...
O que você faria se visse um filhote de jiboia num pé de limão Taiti de sua casa ? Crédito da foto: Andre Pinto. |
Deixaria o filhote de jiboia avançar sobre a folha do limão taiti para vê-lo melhor. Crédito da foto: Andre Pinto. |
Ôpa ! Devegar se descobre que por debaixo da "cabeça da jiboia" aparecem algumas articulações. O que é isso?. Crédito da foto: Andre Pinto. |
De repente, aparece uma nova cabeça por debaixo da presumida "cabeça de jiboia" e descobre-se que trata-se de uma lagarta.Crédito da foto: Andre Pinto. |
Eis uma lagarta exótica e que está devorando as folhas do meu pé de LimãoTaiti. Crédito da foto: Andre Pinto. A lagarta tirando onda de filhote de jiboia só para afastar outros predadores do seu tamanho! Bonito demais! Crédito da foto: Andre Pinto. |
sábado, 26 de março de 2011
BATALHÃO FLORESTAL LOTADO EM CAMPOS SERÁ TRANSFERIDO PARA QUISSAMÃ
O Batalhão Florestal da 3 Companhia chegava em SJB, em aproximadamente, de 25 à 30 minutos, vindos de Campos. E agora, estando em Quissamã? Crédito da foto: Andre Pinto |
FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO FICARÁ MAIS VULNERÁVEL
SEM BATALHÃO FLORESTAL
Veja um trecho do texto que veiculou no Blog Vento Nordeste, do jornalista e acadêmico, João Noronha:
"(...) a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) — criada em meados de 1980 — será desativada na próxima segunda-feira, passando a região ser subordinada ao posto de Quissamã.
A 3ª Companhia é responsável pela fiscalização de uma área equivalente a 7 mil quilômetros quadrados, e atende os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Campos, São Fidélis, Carapebus e Quissamã. Atualmente, o BPFMA funciona nas instalações da antiga Ceasa, em Guarus (Campos).
Os 35 policiais lotados no Batalhão Florestal vão atuar no 8º BPM de Campos, 29º BPM de Itaperuna e na 1ª Cia de Quissamã."
Os problemas e infrações, sem ser pessimista, serão aumentados por aqui, sem o Batalhão Florestal da 3 Companhia aqui por perto... Lamentável decisão!
REPÓRTERES DO PORTAL IG DEVEM COBRIR A FESTA DA PENHA DE ATAFONA
A Festa de Nossa Senhora da Penha está chegando (final de abril) e a irmandade deverá começar a enfeitar a linda igreja. Crédito da foto: Andre Pinto. |
PORTAL IG DEVERÁ COBRIR A MAIOR MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DA REGIÃO DA FOZ
O reporter Valmir Moratelli, do Portal IG e a sua equipe, devem retornar em Atafona no final do mês de abril para fazerem uma ampla cobertura das manifestações religiosas da tradicional Festa da Penha de Atafona. A fotógrafa do Portal IG, Isabela, demonstrou muito interesse no retorno à localidade, pois, segundo foi passado para ela pelo Guia em Turismo Regional, Andre Pinto e também pelo Secretário Municipal de Pesca, Joãozinho, as procissões oferecem imagens surpreendentes, os desfiles fluviais são extraordinariamente enfeitados, os andores são muito bem ornamentados pelos fiéis e irmandades, bem como o interior da Igreja da Penha fica todo florido. As explosões pirotécnicas também são um espetáculo à parte.Os shows emocionam o público, assim como as partes litúrgicas.
Na oportunidade da festa religiosa, A Secretaria Municipal de Pesca estará oferecendo um almoço de confraternização para os jornalistas do Portal IG, onde serão saboreados os pescados da região bem como os produtos da Cooperativa Arte Peixe.
O Repórter Valmir Moratelli recebeu o convite e ficou de confirmar a sua presença com a sua equipe. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deverá promover um "famtur" (do inglês - Familiarization Tour - Turismo de reconhecimento de uma área a ser divulgada na imprensa) ao delta do Paraíba e Riacho dos Macacos com ida na árvore da siribeira gigante.
SÉRIE FAUNA SANJOANENSE..
CASA DA CÂMARA E CADEIA DE SJB: RELEMBRANDO O BRASIL COLONIAL...
![]() |
Casa da Câmara e Cadeia de SJB restaurada. Crédito da foto:JB Rocha. |
![]() |
Frontal da Casa da Câmara e Cadeia de SJB. Crédito da foto: JB Rocha. |
SANJOANENSE CRIA O SEU SEGUNDO BUGATTI NA SUA OFICINA PARTICULAR
A réplica do primeiro Bugatti, feita por "Nonozinho", é sucesso na cidade e teve até a entrevista da TV Record Campos, em 2010. Crédito da foto: Andre Pinto. |
O novo Bugatti de "Nonozinho" ou o Bugatti 2, já tem um novo design e está chamando a atenção do público. Crédito da foto: Andre Pinto. |
O Bugatti 2, assim como o Bugatti 1, é todo artesanal e levou 4 meses para ser feito. Crédito da foto: Andre Pinto. |
NONOZINHO JÁ ESTÁ COM PRODUÇÃO EM SÉRIE
O conhecido "Professor Pardal da Planície", o nosso querido sanjoanense, Agenor Pinto, inovou mais uma vez em seu projeto de construção da réplica de um Bugatti, um automóvel clássico e admirado por colecionadores no mundo todo. Mas não é a primeira vez que "Nonozinho" tenha feito o automóvel de cor azul, como mostrado nas fotos acima.
No ano passado, "Nonozinho" construiu o seu primeiro Bugatti (o amarelo da foto acima), ao estilo "Hot Whells" ou ao estilo dos carros "envenenados" de competição e acabou gravando na memória - e nuns riscos de papel amassado - os desenhos do projeto.
O carro ficou uma beleza e Nonozinho é só sorrisos. A produção parece que vai ser em série! Aguardemos as encomendas...
VEJA AQUI A MATÉRIA DO PRIMEIRO BUGATTI INTITULADO POR NONOZINHO DE MPL 2010, CLIQUE AQUI EM http://andreambiental.blogspot.com/2010/11/sanjoanense-inventor-lancou-ontem-o.html
VEJA AQUI A MATÉRIA DO PRIMEIRO BUGATTI INTITULADO POR NONOZINHO DE MPL 2010, CLIQUE AQUI EM http://andreambiental.blogspot.com/2010/11/sanjoanense-inventor-lancou-ontem-o.html
sexta-feira, 25 de março de 2011
MANJUBINHA À BALDE NA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL
Pescadores de manjubinha se preparam para mais uma saída à foz do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto. |
Várias caixas de manjubinha tem chegado aos frigoríficos de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto |
Pescador de manjubinha atraca em frigorífico para mais uma entrega do pescado. Crédito da foto: Andre Pinto. |
MARÉ BAIXA, MANJUBINHA E FISCALIZAÇÃO EFICIENTE
Nunca se viu tantas embarcações de pequeno porte lançando redes na foz do Rio Paraíba do Sul, após este tempo chuvoso que perdurou durante o carnaval. Segundo o Sub-secretário Municipal de Pesca, Eleilton Meireles, as condições do tempo ruim e dos ciclones que se formaram em alto mar na região sudeste, semanas atrás, fizeram com que as correntes de águas frias que alimentam a Região dos Lagos - chamada de fenômeno da ressurgência - subissem para o Norte Fluminense trazendo os fictoplântions (alimentos) e os cardumes diversos. Uma ótima notícia para os pescadores locais. Está havendo abundância de pescados e as embarcações tem chegado do alto mar abarrotadas e os pescadores sorridentes.
É bem verdade que muitas embarcações que tem calados mais profundos, ficaram impedidas de saírem nesta tarde, pois a maré estava bem vazia no Paraibão. A manjubinha tem sido o peixe mais pescado no momento e para quem gosta de um bom tira-gosto, o momento de comprá-los é este.
É bom lembrar que a Capitania dos Portos tem feito um excelente trabalho na região e segundo informações do Oficial Nilton, o índice de ocorrência de acidentes, de um bom tempo para cá, está no patamar "zero", graças à fiscalização de rotina e conscientização dos pescadores.
quinta-feira, 24 de março de 2011
PORTAL IG ESTÁ EM SÃO JOÃO DA BARRA PARA FAZER MATÉRIA SOBRE PROCESSO EROSIVO E AQUECIMENTO GLOBAL
A "felina" fotógrafa do Portal IG veio com sua equipe em busca de surpreendentes fotos e informações de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional. |
Pescadores profissionais foram muito receptivos com a Equipe do Portal IG. Crédito da foto: Andre Pinto : Guia em Turismo Regional. |
Turistas foram entrevistados pela equipe do IG nas proximidades das ruínas de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional. |
O representante do Portal do IG se encantou com o painel do projeto "CAMINHOS GEOLÓGICOS" do DRM-RJ. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional. |
Moradores de Atafona contribuíram com as entrevistas e fotos para o Portal IG. A hospitalidade é tudo de bom. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional. |
Nas fotos para o Portal do IG, teve até surfista local fazendo pose de campeão mundial de surf. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional. |
DEPOIS DA MATÉRIA DA "EIKELÂNDIA", O PORTAL IG INVESTE NA MATÉRIA DE PROCESSO EROSIVO E AQUECIMENTO GLOBAL EM SÃO JOÃO DA BARRA
O Portal IG está em São João da Barra. Depois da veiculação da matéria que deu o que falar na cidade e região sobre a "EIKELÂNDIA", disponibilizada na internet tempos atrás no site da IG, o grupo que é sediado no Rio de Janeiro, com escritório no Shopping Rio Sul, em Botafogo, veio novamente à São João da Barra para fazer uma matéria voltada às mudanças climáticas e processos erosivos no Norte Fluminense.
A equipe do IG está sendo conduzida pelo Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP e Guia em Turismo Regional, Andre Pinto, que tem passado muitas informações históricas e ambientais da região da foz do Rio Paraíba do Sul. No roteiro desta quinta-feira, houve a visitação de pontos de interesse científico como a placa do projeto "CAMINHOS GEOLÓGICOS" do DRM - RJ, as ruínas do Pontal, a Foz do Rio Paraíba do Sul, a condenada caixa d`água da CEDAE, os campos de dunas e as casas de veranistas que estão ameaçadas de serem derrubadas pelas marés de ressaca e/ou pelas dunas.
As entrevistas com os autóctones (nativos do local) são as mais interessantes e a hospitalidade dos atafonenses tem superado as espectativas dos repórteres. Filmagens também estão sendo feitas.
A equipe do Portal IG veio num bom momento, pois o pontal está muito dinâmico por causa das águas de chuvas e por causa dos tufões de alto mar que elevaram as ondas na região e influenciaram na mudança. O "Pontal' Está realmente diferente e quem acredita que a árvore que anda, realmente anda, deve ir ao local com urgência, pois ela está fadada a ser levada pelas fortes águas de março, pois a boca da barra está enorme.
Na pauta da equipe para esta sexta-feira, está a visita à Ilha dos Olhos Azuis, ou mais conhecida como " Ilha da Convivência" e a mesma equipe vai entrevistar a Dona Belita, uma senhora de 98 anos que não quer sair da ilha por nada e é uma das últimas moradoras do local que também está sofrendo com o processo erosivo. Dona Belita sabe de muita coisa do processo erosivo e também de mistérios do delta. A matéria vai bombar!
O Blog vai continuar a fazer a cobertura paralela ao trabalho do Portal IG e vai informar à população quando da veiculação da matéria naquele Portal.
SÃO JOÃO DA BARRA PARTICIPA DE CONSULTA PÚBLICA DA CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO AÇU
Equipe do Meio Ambiente de São João da Barra, presente na consulta pública de criação do Parque Estadual do Açu. Crédito da foto: Andre Pinto. |
O Professor Aristides Soffiati ao lado do Assessor executivo da SEMASP, Sidney Salgado. Crédito da foto: Andre Pinto |
O Professor Vicente Santos do UPEA junto ao Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme: Crédito da foto: Andre Pinto. |
O auditório do IFF de Campos estava cheio. Crédito da foto Andre Pinto. |
O Professor Soffiati, aponta para o mapa e sugere que o Parque leve o nome de "Parque Estadual do Açu". Crédito da foto: Andre Pinto. |
O Sub-secretário de Meio Ambiente de SJB, Alex Firme, conversa com moradores do Açu, na consulta Públicado Parque Estadual do Açu. Crédito da foto: Andre Pinto |
Ao centro, o Secretário de Meio Ambiente de SJB, Marcos Sá. Crédito da foto: Andre Pinto |
Representantes do INEA conduziram a Consulta Pública no IFF de Campos. À direita, Andre Ilha e à esquerda, Ricardo. Crédito do foto: Andre Pinto |
CONSULTA PÚBLICA DO PARQUE ESTADUAL DO AÇU REUNIU BOM PÚBLICO
A reunião acontecida no IFF da cidade de Campos dos Goytacazes, nesta quarta-feira última, teve a presença de várias autoridades e professores ligados às universidades da região, bem como secretários de meio ambiente de Campos e São João da Barra, ambientalistas e técnicos ambientais.
A proposta de criação do referido parque parece que agradou aos mais céticos e o clima da consulta pública foi bastante tranquilo. Apesar do atraso do representante do INEA, Sr. Andre Ilha, que não conseguiu vôo por causa do tempo ruim no aeroporto do Rio, a reunião foi bem conduzida e diversas informações foram passadas ao público presente.
No momento das perguntas, muitos estudantes que moram na localidade do Açu se fizeram presentes e indagaram com maestria as suas dúvidas. Ainda solicitaram que a mesma consulta pública seja realizada no Açu ou Mato Escuro, pois o povo de lá não teve acesso à informação da consulta pública organizada pelo INEA e tem grande interesse no que vai ser o parque.
]
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, haverá uma apresentação da mesma consulta pública no município de São João da Barra em comum acordo com o Andre Ilha, do INEA, o que foi passado para o público presente. As mobilizações deverão começar em breve, afirmou Marcos Sá. A data será passada para as comunidades por meios de carro de som, convites e cartazes afixados em locais de grande circulação de pessoas e contatos com entidades civis, associaçãode moradores etc.
O Blog do Professor Roberto Moraes tem mais notícias sobre o evento, basta clicar em www.robertomoraes.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)