Pescadores de manjubinha se preparam para mais uma saída à foz do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto. |
Várias caixas de manjubinha tem chegado aos frigoríficos de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto |
Pescador de manjubinha atraca em frigorífico para mais uma entrega do pescado. Crédito da foto: Andre Pinto. |
MARÉ BAIXA, MANJUBINHA E FISCALIZAÇÃO EFICIENTE
Nunca se viu tantas embarcações de pequeno porte lançando redes na foz do Rio Paraíba do Sul, após este tempo chuvoso que perdurou durante o carnaval. Segundo o Sub-secretário Municipal de Pesca, Eleilton Meireles, as condições do tempo ruim e dos ciclones que se formaram em alto mar na região sudeste, semanas atrás, fizeram com que as correntes de águas frias que alimentam a Região dos Lagos - chamada de fenômeno da ressurgência - subissem para o Norte Fluminense trazendo os fictoplântions (alimentos) e os cardumes diversos. Uma ótima notícia para os pescadores locais. Está havendo abundância de pescados e as embarcações tem chegado do alto mar abarrotadas e os pescadores sorridentes.
É bem verdade que muitas embarcações que tem calados mais profundos, ficaram impedidas de saírem nesta tarde, pois a maré estava bem vazia no Paraibão. A manjubinha tem sido o peixe mais pescado no momento e para quem gosta de um bom tira-gosto, o momento de comprá-los é este.
É bom lembrar que a Capitania dos Portos tem feito um excelente trabalho na região e segundo informações do Oficial Nilton, o índice de ocorrência de acidentes, de um bom tempo para cá, está no patamar "zero", graças à fiscalização de rotina e conscientização dos pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário