Foto: A geóloga, Dra. Kátia Mansur, em reunião sobre GEOPARQUE, em de Iguaba Grande, nesta segunda-feira. Crédito da foto: Andre Pinto. |
SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ PALESTRA SOBRE GEOPARK
O projeto GEOPARK ( termo em inglês dado pela UNESCO), vem conseguindo ótimas adesões quanto à parcerias firmadas com instituições públicas e privadas. Várias reuniões vem sendo feitas em diversos municípios que fazem parte do projeto, municípios estes, que deverão ter aprovadas a "certificação única como GEOPARQUE" junto à UNESCO, pelos atrativos naturais que tem, que englobam desde os costões rochosos de Maricá até as lagoas hipersalinas de São João da Barra.
O Projeto, que não se confunde nem um pouco com a criação de unidades de conservação (Lei do SNUC), também não tem nenhum caráter de intervenção negativa que venha a prejudicar as populações que residem no entorno dos conhecidos sítios já catalogados por cientistas e especialistas, como geólogos, paleontólogos, historiadores, oceanógrafos, entre outras profissionais. O Projeto GEOPARQUE, na verdade, é um só para todos os municípios envolvidos e que estão interligados por seus atrativos naturais e científicos. Cada município deverá sim, ter a sua gestão do sítio catalogado bem como incentivar as populações do entorno na melhor qualidade de vida através da geração de renda solidária, criação de produtos e serviços sustentáveis, proteção ao meio ambiente, etc.
O projeto GEOPARQUE é sustentável, pois visa inserir as comunidades do entorno dos sítios já catalogados pelo SIGEP, DRM, INEPAC, IPHAN e universidades, na participação do turismo, geração de renda através do artesanato, ecoturismo, culinária, tradições e costumes locais, além de fomentar o empreendedorismo com a elaboração de roteiros científicos e ecológicos (um exemplo é o Caminhos de Darwin), criação de pousadas ecológicas e científicas, além de outros benefícios.
A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra esteve, nesta segunda-feira, nos municípios de Iguaba Grande e Armação de Búzios, ambos na Região dos Lagos, para poder dar a sua contribuição no processo de criação do "GEOPARQUE dos Costões Rochosos e Lagunas". O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Sandro Matheus Firme, esteve no evento para fazer contatos com as instituições envolvidas e conferir como estão sendo feitos os preparativos do município de São João da Barra para a realização da palestra informativa que deverá acontecer em São João da Barra ainda neste mês de Julho.
A palestra, que terá o cunho de informar aos munícipes de São João da Barra o quem vem a ser um GEOPARQUE, será proferida por cientistas de universidades do Rio de Janeiro, a exemplo da geóloga, Dra. Kátia Mansur (licenciada do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro - DRM), que já dissertou trabalho de doutorado sobre a criação de GEOPARQUES no mundo e no Brasil, além da participação de representantes do IPHAN, INEPAC, Ministério da Ciência e Tecnologia, Museu Nacional, etc.
Na oportunidade do evento, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra farão uma apresentação sobre os aspectos históricos, econômicos e ambientais de São João da Barra, bem como deverão realizar um city tour no centro histórico da cidade, levando os cientistas, representantes das universidades e das cidades envolvidas no projeto Geoparque, do INEPAC, IPHAN e SIGEP, a conhecerem o Cais do Imperador, A Igreja Matriz, A Fábrica de Conhaque de Alcatrão, o Cine Teatro e a Estação das Artes Derly Machado.
O encontro está para acontecer neste mês de julho, na segunda quinzena, e é bem provável que seja feito na recém restaurada Casa da Câmara e Cadeia - Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto.
ESTROMATÓLITO DA LAGOA SALGADA VAI VIRAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Uma grande surpresa para os membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, foi ter tido a notícia no evento desta segunda-feira, em Iguaba e Armação dos Búzios, de que os estromatólitos carbonáticos que existem na Lagoa Salgada, no 5º Distrito deste município, vão virar personagens de histórias em quadrinho, sob o tema "HIPÓLITO, O ESTROMATÓLITO", que fará parte de uma publicação em coleção intitulada "Os Super Feras" juntamente com outras histórias geológicas que serão distribuídas às escolas públicas, envolvidas no projeto GEOPARQUE.
Para o NEA/SEMASP, este será mais um material didático em que a equipe, que já vem trabalhando com estudantes a formação da Lagoa Salgada em SJB, poderá utilizar para um público ainda com maior capilaridade, como as criancinhas que residem em localidades ao entorno da Lagoa Salgada. O projeto de publicação da coleção será apresentado em São João da Barra, ainda este mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário