Foto de Andre Pinto |
E O RIO PARAÍBA DO SUL
O Ensino de Jovens e Adultos - EJA- da Escola Municipal Dionélia G. Santos, de Atafona, recebeu palestra nesta sexta-feira , 07/10, no turno da noite, da equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra (NEA/SEMASP).
Na pauta do encontro, uma conversa sobre o que vem a ser SUSTENTABILIDADE, foi apresentada para estudantes de várias faixas etárias e que em grande maioria, são pescadores artesanais e profissionais, marisqueiras e mestres de embarcação. Ao todo, 30 estudantes participaram do encontro.
Depois de uma conversa objetiva com os estudantes sobre os fundamentos da sustentabilidade e contação de "causos" , Andre Pinto, que é um dos membros do NEA/SEMASP, apresentou aos mesmos um documentário intitulado "A Expedição de Chico Russo", filme que retrata uma histórica expedição ao Rio Paraíba do Sul acontecida em 1996 e que mostra a face de um rio bastante maltratado.
Para as professoras Jelbiara e Janilce que lecionam no EJA da Escola Municipal Dionélia G. Santos, "o tema abordado pelo palestrante foi de encontro com o conteúdo programático dado em sala de aula - a sustentabilidade - e ainda mencionou aspectos ambientais do Rio Paraíba do Sul", concluíram.
Na sala de aula, muitos eram pescadores e muitos eram refugiados ambientais, pois estão tendo dificuldades com a pesca e também já foram removidos de áreas de risco várias vezes. Foi uma conversa franca e acima de tudo parceira.
Em plena sexta-feira, com o funcionamento da Expo Barra, tendo à frente um jogo da Seleção Brasileira, os estudantes realmente mostraram seus interesses na mudança do nosso planeta para melhor. Parabéns ao EJA do Dionélia G. Santos!
A Escola Municipal Amália Soares de Almeida também agendará com o NEA/SEMASP uma palestra sobre sustentabilidade, pois os estudantes do EJA ficaram muito interessados.