A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP esteve ontem na palestra de Tião Santos, líder dos catadores do Jardim Gramacho - local onde um dos maiores aterros do Brasil foi fechado recentemente no Rio de Janeiro.
O evento patrocinado pela OSX, levou a mensagem de Tião Santos para seus colaboradores, como a conscientização ambiental para a coleta seletiva, cooperativismo, associativismo, motivação corporativa etc.
Tião Santos, uma pessoa muito carismática, humilde e de raciocínio muito perspicaz, motivou mais de 600 colaboradores no refeitório da OSX, no momento de sua explanação e foi muito ovacionado.
Vale lembrar que Tião Santos participou de ensaio fotográfico em Gramacho feito pelo renomado Vick Muniz (que estará na Rio+20 fazendo arte com a Baía de Guanabara), ressaltando a arte no lixo, bem como concorreu ao Oscar de 2011 com o filme "LIXO EXTRAORDINÁRIO".
Em um dos trechos de sua palestra, Tião Santos revelou que pegava, jogados no lixo de Gramacho, os livros "O Príncipe" de Maquiavel e do filósofo Nietzsche, entre tantos outros que chegou a ler nos momentos de descanso num local extremamente deplorável e insalubre.