O QUE É UM COMITÊ DE BACIA?
Com o objetivo de garantir a todos o acesso à água de qualidade além de buscar ao mesmo tempo a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos em 1997. Desde então, vem sendo implementado um novo arranjo institucional, no qual se destaca o comitê de bacia.
O Comitê de Bacia é um colegiado político constituído por representantes do Poder Público (Municípios, estados e União), usuários (indústrias, irrigantes, companhias de água, etc) e sociedade civil. Um dos grandes objetivos do comitê é promover a integração dos usos da água na bacia, considerando a sua preservação.
A sede do Comitê para a integração da Bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul (CEIVAP) fica em Resende-RJ, o município com localização mais centralizada em relação à bacia. O CEIVAP foi criado em 1996 e a Agência do CEIVAP (AGEVAP) em 2003. Nestes 12 anos do CEIVAP e 05 da AGEVAP foi elaborado um plano de bacia e implementada a cobrança pelo uso da água e têm sido implementados o sistema de informações sobre recursos hídricos, o enquadramento dos corpos de água e a outorga de direito de uso dos recursos hídricos.
Para que um cidadão possa participar de um comitê e ter direito a voto, é preciso pertencer a algum tipo de sociedade organizada, isto é, ONGs, associações de bairro ou de classe e universidades. entretanto, isto não impede que qualquer pessoa esteja presente às reuniões do comitê para saber das ações e dar suas sugestões.
Quanto mais a gestão da água se der em nível estadual, municipal ou local, menor burocracia e mais próxima será a resolução dos conflitos. Um aoutra forma importante de organização que vem ocorrendo é por meio de Consórcios Intermunicipais de Bacia Hidrográfica. Os consórcios são organismos criados pelos municípios localizados em uma bacia.
Na região do baixo Paraíba foi instalado, em dezembro de 2003, o GT-Foz, o consórcio que inclui 11 municípios da região Norte-Noroeste Fluminense, que tem como principais objetivos resolver problemas de conflitos e de gerenciamento da rede de canais de Campos dos Goytacazes e da Foz do Paraíba em São João da Barra e representar os interesses da região em outras áreas da bacia hidrográfica.
Municípios da GT-Foz : Campos dos Goytacazes, São joão da Barra, São Francisco do Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, São Fidelis, Cardoso Moreira, Cambuci, Itaocara e Aperibé.
Fonte: Maria Eugênia F. Totti e Ailton Mota de Carvalho ( Bacia do rio Paraíba do Sul - que lugar é este?), Essentia Editora, Campos dos Goytacazes, 2007.