Passear de barco pelos canais do delta do Paraíba tem sido uma boa pedida para os turistas que visitam São João da Barra todos os verões. Com vários roteiros intrigantes, a começar pelo canal feito por escravos em 1806, a mando do Senado, onde se fez um rasgo entre as Ilhas do Lima e Muritiba, o turista pode embrenhar-se, com a ajuda de um pescador ou guia em turismo local, no riacho dos macacos, manguezais da Moça Bonita, Muritiba, Mata-homem , Porto do cajú e outros para admirar a linda fauna e flora exuberantes do 2º Maior Delta do País.Com 800 hectares de manguezal tombado pelo INEPAC, a região deltáica é cercada de "estórias e lendas" contadas pelo povo autóctone (nativos) das restingas e manguezais sanjoanense. Lendas do "Mangue da Moça Bonita", "Duna da Zabita", "A lenda do Frei", "o modus vivendi dos Muxuangos", lendas outras de tesouros enterrados na foz e sacos de moedas estrangeiras escondidas pelos espíões nazistas da 2ª Grande Guerra Mundial são retratados em passeios de barcos pelos pescadores locais e guias. O Projeto "Barca da Ciência" desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, que está em seu segundo ano, retrata ainda, além das questões históricas a parte ambiental e de astronomia. Mas o que é um Delta? É a letra grega para simbolizar "diferencial" entre dois valores dados, sendo sempre: a diferença entre o último valor dado e o primeiro. Assim é o sentimento também de quem conhece no nosso delta do Paraíba do Sul, recebendo um diferencial ímpar de experiência de vida, por conhecer algo tão espetacular, que a maioria não conhece! O Príncipe Maximiliano, de procedência germânica e botânico, em 1817 chegou a conhecer em São João da Barra (Vila de São João da Praia) o Delta e ainda saboreou um jacaré de papo-amarelo caçado nas redondezas. Em fins do ano de 1818 o geólogo francês August de Saint-Hilaire também conheceu o delta do Paraíba do Sul. Outro visitante, John Luccock, inglês, autor de "Notas Sobre o Rio de Janeiro e Partes Meridionais do Brasil", também visitou o nosso delta. Quanta gente importante! O Escritor Campista Osório Peixoto chegou a se exilar na Ilha da Convivência, por algum tempo, só para fugir da ditadura. A folclorista Ann`Augusta Rodrigues, chegou a descobrir um importante sambaqui (sitio arqueológico indígena) na Ilha do Lima, que deu o nome de Sítio da Alma Pura. A Arquiteta e ex-diretora do INEPAC, Dra. Dina Lerner, exaltou o delta em suas pesquisas.O escritor Joaquim Ribeiro, autor de "Os Brasileiros", exaltou o povo "muxuango da Ilha da Convivência". Um dos mais aprofundados estudiosos sobre o Delta do rio Paraíba do Sul, Alberto Ribeiro Lamego, também exaltou o delta em "O homem e o Brejo" e "O homem e a Restinga". Como é importante nosso delta! O nosso poeta sanjoanense Manuel Barreto - sapateiro de profissão - imortalizou o delta de forma brilhante com seu poema "O Mangue". Vejamos:
O MANGUE
Tabuleiro boiante, imaginário,
Sombreado pr`um docel nidificado,
Que o passaredo em canto terno e vário,
O ambiente delicia perfumado.
Fofo tapete negro, pontilhado,
Oculta a orla em piscoso e manso aquário,
Onde, ao fundo, o sol, rúbido, espelhado,
Ladeia tremulante monstro sáurio.
Fugaz miragem de crustáceos, viva,
A vista interna foge e surge esquiva,
Encantadoramente primorosa;
Que se poeta a visse, em rima e glória,
Trasladava-te, ó mangue, para a história...
Berço de muita infância esplendorosa!...
São João da Barra, 1942.
Assim é descrito o manguezal de nosso lindo delta. O turista que estiver interessado em conhecer o delta do rio Paraíba do Sul, tem várias opções: é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo pelo tel (22) 2741-7878, ou pode inscrever-se no Projeto "Barca da Ciência" pelo tel: (22) 2741-0289, ou pode ainda contratar o serviço particular de escuna pelo telefone (22) 2741-2303, ou procurar a vila de pescadores da CEHAB e negociar o preço de um passeio em típica embarcação de pesca de alto mar (traineira). Vale a pena conferir!
Curiosidades:
1- O mangue do Porto do Cajú, no delta, abriga uma siribeira gigante (mangue preto) que precisa de 08 homens para abraçá-la. Contatos para expedições com a Agência Portal Costa Doce de Turismo Receptivo (22) 99160258.
2- Os deltas no mundo são tão importantes, que haverá a Iª Conferência Internacional Sobre Gerenciamento Costeiro de Superfícies Baixas de Deltas, em Alexandria no Egito, de 06 a 10 de março de 2010.
Um comentário:
Boa noite amigo André!
Ser seguidor do seu blog realmente é um aprendizado a mais para qualquer cidadão,principalmente se for sanjoanense,como é importante aprender sempre mais sobre nossa terra...
vc e toda sua equipe estão de parabéns mais um vez pela brilhante matéria...
carinhosamente...
Alexandre Simões.
Postar um comentário