Foto: Nota-se a fúria do mar invadindo a orla do Açu. Crédito da foto: Maysa Ines. Foto tirada às 7 h e 30 minutos, dia 02/05/09.
Foto: Andre Pinto com sua filha Eloína, no sábado 02/05/09. Ao fundo vêem-se o estrago do mar no calçamento da orla do Açu e o mar quase chegando na Igreja Nossa Senhora da Penha do Açu. Crédito da foto: Maysa Ines.
Estive ontem, sábado, na Praia do Açu para visitar a Pastoral da Criança e palestrar sobre a história de São João da Barra, onde fui muito bem recebido pela comunidade de lá, principalmente pelo Sr. José e a Sra. Heloísa, que têm excelente trabalho com as famílias da região. A casa estava cheia.
Aproveitei para ver a Praia do Açu e me assustei com tamanha agressão do mar que acelerou o processo erosivo derrubando ainda mais a pavimentação da orla. As casas da orla neste momento sofrem perigo, ainda mais se vier uma ressaca proveniente destes ciclones extra-tropicais que surgem em regiões como Santa Catarina, por exemplo. A Igreja da Penha passa a constar como ponto ameaçado de erosão. Não sei se este fenômeno, que acontece no Açu, pode ser vinculado às mudanças climáticas ainda. Com a palavra, o professor Gilberto Pessanha , da UFF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário