O meu amigo, renomado escritor Paulo Paranhos e também membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia - ASBRAP, acaba de me enviar por sedex uma encomenda muito valiosa. Tratam-se das suas mais novas obras literárias que estão nas melhores livrarias do país. A "História do Rio de Janeiro - Os Tempos Cariocas" da Editora ZEM, Teresópolis, 2008, que leva, na capa, a chancela da comemoração dos 200 anos da transmigração da Família Real para o Brasil. É, sem dúvidas, um excelente livro de 487 páginas de pura história! Imperdível mesmo! Todo cidadão fluminense tem que ter!
Com a realização da Copa do Mundo de 2014 as Olimpíadas de 2016 no Rio, esta obra, que está sendo bem distribuída nas Capitais, promete ser ainda mais procurada por turistas de todo o mundo. A capa desta obra-prima literária de Paulo Paranhos , chama muito a atenção dos leitores, pois tem uma pintura à óleo da Praia do Leme, pintada por Fabiana Marques. É linda mesmo!
Outra obra recém lançada por Paulo Paranhos, denomina-se "Por Detrás Daquelas Montanhas - Recordações de Teresópolis", Gráfica e Editora Novo Mundo, São Lourenço, 2009, 246 p. Num dos capítulos desta nostálgica obra literária, o nosso amigo de família, Paulo Paranhos, tece uma bela e sincera homenagem ao meu pai, - escritor João Oscar- que faleceu em 2006, em São João da Barra. Além desta homenagem, o livro traz outras histórias fabulosas e com fotografias de Marc Ferrez, que registrou o Rio de Janeiro e a Serra dos Órgãos de forma magistral.
Paulo Paranhos e João Oscar foram grandes amigos, um do outro. Paulo Chegou a morar em São João da Barra com sua amável, prestativa, carismática esposa Lourdes, que também estreitou, com carinho, um grande vínculo de amizade com minha mãe Cecília Pinto.
O amor de Paulo Paranhos por São João da Barra foi tão grande que chegou a fazer pesquisas históricas relevantes do período do açúcar do nosso território sanjoanense. Paulo Paranhos também é amante de temas relacionados ao período escravista brasileiro, tendo publicado ensaios na Revista da ASBRAP como "O Trabalho Escravo na Província do Rio de Janeiro", entre outros.
Os passeios pelo manguezal do delta do Rio Paraíba do Sul encantavam Paulo Paranhos, que tinha uma vertente de consciência ambiental muito perceptível aos que o acompanhavam.
Veja um trecho do livro "Por Detrás Daquelas Montanhas", página 157, em que Paulo menciona João Oscar e também o amor que teve ao município de São João da Barra:
"Mantivemos residência em São João da Barra até um pouco antes do falecimento de João Oscar e, vivenciando a beleza daquelas paragens e a sua história riquíssima, inclinei-me, inclusive, a escrever sobre o porto da cidade, tão importante para a economia do norte fluminense, o que ensejou a minha dissertação de mestrado, posteriormente editada em livro sob o título de "São João da Barra: apogeu e crise do porto do açúcar do norte fluminense".
Em nome da família Pinto, quero agradecer de público, no espaço deste blog, ao Paulo Paranhos e Dona Lourdes por mais esta homenagem feita ao meu pai João Oscar, assim como agradecer à outros escritores como Célio Aquino e Hélvio Cordeiro, que sempre destinam um espaço "fraterno e universal" em suas obras para citarem o nome deste sanjoanense que fez da história da terra a sua história, berço que sempre amou!
Obs.
"Prezado Paulo,
Fiz chegar, hoje de manhã, às mãos da Prefeita Carla Machado, as duas obras aqui mencionadas, na certeza de que, com o funcionamento da Fundação Municipal de Cultura, recém aprovada pela Câmamra Municipal, possamos reeditar a obra "São João da Barra: apogeu e crise do porto do açúcar do norte fluminense" e também " Apontamentos para a História de São João da Barra", esta obra, de autoria de João Oscar.
Grande abraço,
Feliz 2010!
Andre Pinto e Família"
Nenhum comentário:
Postar um comentário