A rádio "Um Novo Tempo" FM, trouxe em sua programação intitulada "Almanaque", neste domingo, às 12 horas e 20 minutos, um ótimo debate sobre os impactos positivos e negativos da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Amazônia.
Sendo um empreendimento previsto no PAC - Plano de Aceleração do Crescimento em nível nacional, este projeto tem gerado muita polêmica pela insuficiência de estudos mais aprofundados sobre os impactos em vários setores, principalmente os ambientais e os que irão atingir as comunidades indígenas ribeirinhas.
O Professor Nahur Neves - mestrado em zootecnia e professor da UNESP- convidado pelo programa, falou de nossa matriz energética e os problemas de usinas hidrelétricas com as imensas áreas inundáveis. Mesmo assim, o Professor Naur falou que as usinas hidrelétricas ainda são as fontes de energia mais limpas que existem atualmente, mas há a necessidade de maiores estudos quanto ao rio Xingu e as comunidades ribeirinhas, que devem ser devidamente indenizadas.
Quem ouviu o programa, com certeza, saiu um pouco mais enriquecido de saberes sobre a questão energética e ambiental do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário