Na oportunidade foram realizadas palestras sobre a Municipalização do Trânsito, com Sérgio Romero Lopes Costa, secretário municipal de Transporte, e sobre “Violência no trânsito – álcool, drogas e direção”, ministrada pelo guarda Municipal Rodrigues, integrante da GCM de Rio das Ostras.
Com programação prevista para acontecer até o próximo dia cinco, a Semana do Trânsito enfocou em seu primeiro dia também a prevenção e educação no trânsito por parte dos motociclistas. Para falar sobre o tema, foi convidado o moto clube Tilápia Moto Estrada, com um dos seus integrantes, Flávio Figueiredo, realizando palestra.
Na oportunidade, foi feito o lançamento do projeto Cabeça Feita, idealizado pelo Moto Clube e que terá por objetivo realizar, no final de janeiro, uma semana dedicada à prevenção no trânsito, além da criação de um calendário permanente para a realização de palestras nas escolas do município.
Fundado em julho deste ano, o Tilápia Moto Estrada conta com 10 membros. A decisão de participar de forma efetiva de um trabalho de conscientização deve-se, segundo o seu presidente, José Carlos de Oliveira Machado, ao grande número de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil e, em especial, no município de São João da Barra.
— Nosso município conta atualmente com 1.817 motocicletas registradas no Detran e temos um índice de acidentes muito elevado. Notamos também que o número de mortes no país relacionadas a acidentes com motocicletas é muito elevado. Tudo isso despertou o interesse de nossa entidade em realizar campanhas preventivas, que irão incluir cursos de direção defensiva.
A Semana do Trânsito prossegue com apresentação de teatro de bonecos, com temas relacionados ao assunto, e blitz educativas na BR-356, nas localidades de Barcelos, Degredo, Cajueiro, na sede do município e nas praias de Atafona e Grussaí. Estão envolvidas na campanha as secretarias de Transporte, Educação e Cultura, Guarda Civil Municipal e entidades convidadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário