FOTO: O guia em turismo Andre Pinto fazendo o turismo religioso com os estudantes da Escola Estadual João Coelho, de Sabonete.
FOTO: Estudantes fotografam o bele altar - mor de São João Batista.
FOTO: Os estudantes ainda participaram do último ensaio de uma esquete sobre educação no trânsito feito por um grupo teatral sanjoanense.
FOTO: todos atentos às mensagens da esquete que é excelente!
FOTO: Esquete dirigida por Tininha, do Centro Cultural Narcisa Amália.
FOTO: Andre Pinto de boca aberta com as instalações da Thoquino que busca a certificação da ISO 14001.
ENTENDA MAIS O QUE SIGNIFICA A CERTIFICAÇÃO ISO 14000 QUE A THOQUINO DESEJA ALCANÇAR EM BREVE
FOTO: Estudantes observam a distribuição automática dos vasilhames.
FOTO: Os estudantes recebem as instruções de como se comportarem dentro do pátio de produção da Thoquino.
FOTO: Estudantes na Rua dos Passos em direção à Thoquino.
A terça-feira, dia 23 de junho, foi recheada de caminhadas ecológicas, contação de histórias da cidade, "causos" e visitações a pontos turísticos da sede do município, pelos estudantes e professores da Escola Estadual João Coelho, que fica localizada em Sabonete,5º Distrito de São João da Barra.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, tem implementado um projeto piloto denominado "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" que foi apresentado para a coordenação e professoras da rede pública municipal de ensino na semana de integração do ensino municipal, no início do ano letivo de 2009, e, visa a realização de oficinas temáticas e saídas de campo com os estudantes para vivenciarem a realidade do município em seus diversos aspectos (históricos, culturais, ambientais, etc).
O cronograma estabelecido foi o de se visitar previamente a escola em questão, fazendo-se uma palestra sobre a história do município e seus atrativos naturais e históricos e em seguida, no dia seguinte, a visitação in loco desses locais, na sede, em guiamento especializado.
Os estudantes do Colégio Estadual João Coelho ficaram muito satisfeitos com o que viram na sede e muitos deles nunca estiveram no centro da cidade. A diretora do Colégio, Verônica S. Ribeiro aproveitou cada minuto do guiamento, feito pelo funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o guia cadastrado pela Turisrio Andre Pinto, para poder tirar fotos e fazer anotações de fatos curiosos e também da história da cidade. Verônica afirmou que o projeto serve para integrar a zona rural à sede e estava sendo bem planejado. Os estudantes Felipe, Magna e Tainá ficaram maravilhados com o desfile fluvial e já combinaram de retornarem ano que vem ,onde trarão seus pais para assistirem a este espetáculo único!.
Os pontos visitados foram o Cais do Imperador, a Industria Thoquino, o Palácio Cultural Carlos Martins, o Cine Teatro São João, o Fórum da cidade - Prédio de André Gonçalves da Graça - a Avenida Joaquim Thomás de Aquino Filho com a rede bancária e o comércio local,o prédio da antiga Capitania dos Portos, os clubes Democrata, Fluminense, Operários, o Beco do Bomgosto, a Policlínica, a Rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro, o Largo Fernando José Martins, as Palmeiras Imperiais, o Paço Municipal, o Canhão da Rainha, O Centro Cultural Narcisa Amália - onde assistiram a uma maravilhosa esquete teatral sobre acidentes no trânsito - a Academia para Todos, a Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja São João Batista e depois permaneceram no Cais do Imperador para a espera do desfile fluvial em louvor à São João Batista.
Os estudantes colaboraram com perguntas e mostraram grande interesse no que estavam aprendendo, sendo uma experiência muito positiva para todos, ainda mais num dia típico de festas juninas com a praça São João Batista toda enfeitada e pronta para receber os tusitas, visitantes e munícipes.
O Projeto visitará outras escolas municipais e estaduais no propósito de dar maior amplitude ao atendimento dos estudantes e professoras de diversas escolas no município.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, feliz com a iniciativa e andamento do projeto, diz que é importante o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental aliado à história do município, numa forma de se preservarem as tradições e cultura do povo sanjoanense.
Para agendamento no Projeto, Marcos Sá solicita que entrem em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Educação e falar com André Pinto, Marco Pacheco, Luiz Henrique (SEMASP) ou Graça e Heloísa (SEMEC) pelo tel (22) 2741-7878.
Um comentário:
Grande amigo André,quero do fundo do meu coração te parabenizar mais uma vez pela brilhante iniciativa que vc tomou em está proporcionando a essa população jovem e menos favorecida,a alegria e a condição de realmente conhecer as raízes históricas de nossa terra pessoalmente,e eu pude ter o privilégio de acompanhar vc e os alunos em recente visita na Thoquino,indústria onde trabalho a 15 anos!
caramba André sinceramente foi um dia especial e que embora seja comum eu acompanhar visitantes,naquele dia tenha certeza foi diferente,pois vc mesmo me disse que tinha alunos que nem se quer conhecia a sede de nossa terra,e te digo amigo isso foi minha maior gratificação e aumentou ainda mais o respeito e orgulho que sempre tive por vc!!!
Amigo em meio a tanta violência,covardia,miséria,enfim,a tantas coisas tristes eu me sinto honrado em tê-lo como amigo e contiue sempre essa luta incansável
de defender com unhas e dentes a história de nosso município passando-a com detalhes as pessoas...forte abço e muita boa sorte sempre amigo!!!
carinhosamente Alexandre S. Simões.
Postar um comentário