Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Nelita Campos
17-08-09
Educação/Meio Ambiente
São João da Barra lança projeto Atafona: Cidadania Ambiental
As secretarias de Educação e de Meio Ambiente de São João da Barra lançam nesta quarta, dia 19, o Projeto Atafona: Cidadania Ambiental. O projeto foi elaborado dentro dos estudos do projeto Pólen e visa incluir a comunidade pesqueira nas questões ambientais e culturais relacionadas às atividades da pesca.
O Projeto Pólen foi criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de mitigar os impactos das atividades da Petrobras na exploração de petróleo e gás. Treze municípios sofrem com esses impactos, entre eles São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana. Desde 2006 os estudos estão acontecendo nos locais e agora, depois de pronto o diagnóstico socioambiental, projetos foram elaborados para buscar soluções para os problemas detectados.
Em Atafona, onde se concentram os impactos ambientais provocados pela P-47 e pela Espadarte, foram detectados problemas como a interferência da pesquisa sísmica no pescado da região e a presença física das plataformas que acabam por reunir grandes espécies e quantidades de peixes no seu entorno, onde os pescadores não podem chegar por medida de segurança. Além disso, os estudos também detectaram que os pescadores não compreendem devidamente a importância dos mangues na sua atividade e acabam por não conservá-los de forma adequada.
— Fizemos um estudo muito profundo dos impactos ambientais em Atafona e agora vamos trabalhar para que o prejuízo diminua. O projeto Cidadania Ambiental vai permitir que haja troca entre o conhecimento científico e o popular visando especificamente para solucionar os problemas que atingem a pesca da região — explicou Arleide Maria Ferreira, coordenadora do projeto em São João da Barra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário