Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Nelita Campos/Fabrício Berto
05-08-09
Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, através da Coordenação de Vigilância Ambiental e em parceria com a Fundação Nacional de Saúde, está promovendo em São João da Barra o curso de “Avaliação de Soluções Alternativas de Água através da Vigilância Ambiental” para 26 agentes de saúde de 13 municípios que estão sendo treinados para analisar a água destinada ao consumo humano.
O curso teve início na última segunda-feira, dia 02, e se estende até sexta-feira, dia 07, das 8h às 17h no SESC de Grussaí. São João da Barra participa com dois agentes de endemias que têm formação superior em biologia, atendendo aos requisitos do Ministério da Saúde de que o participante pertença ao quadro efetivo de funcionários municipais e que tenha formação superior na área de saúde. Além de aulas teóricas, os agentes recolhem água para fazer a análise microbiológica e físico-química, nos laboratórios móveis trazidos pelo Ministério da Saúde.
— Terminado o curso vai ser implementado no município o programa federal VigiÁgua, que consiste em controlar a qualidade da água consumida tanto das fontes oficiais como as alternativas, como poços artesianos — explicou Vera Cardoso de Mello, coordenadora do núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental de São João da Barra.
O programa VigiÁgua vai trazer para o município uma verba específica do governo federal para fazer esse controle da água e também abrir as portas para outros dois programas o VigiAr e o VigiSolo.
— O VigiAr e o VigiSolo também são muito importantes para o município devido a abertura do Porto do Açu. É uma forma de fazermos o controle da qualidade ambiental da cidade — finalizou Vera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário