quarta-feira, 30 de junho de 2010
SHELL FARÁ ENCONTRO COM COMUNIDADE DE PESCA EM ATAFONA E TRARÁ MAQUETE DE PLATAFORMA INTERATIVA
AMPLA CORREÇÃO DOS ATRATIVOS HISTÓRICOS DE SÃO JOÃO DA BARRA
FOTÓGRAFO SANJOANENSE FOTOGRAFA UMA GARÇA EM TRÊS VERSÕES
A INESQUECÍVEL TRIBUNA SANJOANENSE FICA SEM O SEU REDATOR CHEFE - ANTÔNIO CARLOS PAES
NEBLINA EM ESTRADAS DE SÃO JOÃO DA BARRA - TODO CUIDADO É POUCO
Vaca atropelada e colisão de dois ônibus
No km 10 da RJ-240, em Campo da Praia, SJB, o ônibus, placa CBR-1562-SJB, da ARG Silvilport Engenharia, conduzia trabalhadores para a obra do porto, quando uma vaca atravessou a pista. O ônibus, placa GLQ-0769/MG, da BK Transportes, que vinha atrás, bateu na traseira do primeiro.
No local, populares informaram que o ônibus, placa HSG-6311/MG, também da BK Transportes, teve o vidro dianteiro quebrado ao atropelar outro animal, que fugiu. Em cada ônibus havia cerca de 40 pessoas, mas no último ninguém se feriu. Os nomes dos motoristas não foram divulgados.
As vítimas dos dois primeiros ônibus foram conduzidas ao HFM, porém somente 59 deram entrada na unidade com ferimentos leves e, após atendimentos, foram liberadas. Os demais trabalhadores foram conduzidos pelas empresas para um hospital particular. “A neblina atrapalhou a visão dos motoristas”, disse o carpinteiro Raimundo Bento Martins Reis, 51, um dos trabalhadores feridos.
Fonte: Jornal O Diário
SÃO JOÃO DA BARRA VOLTARÁ A CONSTRUIR NAVIOS
segunda-feira, 28 de junho de 2010
EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO, DESIGN VERDE LEMBRA ESTÁDIO DE FUTEBOL
BLOG DE ANDRE PINTO GANHA MAIS UM CORRESPONDENTE - AGORA COM NOTÍCIAS AMBIENTAIS DO SUL DO PAÍS E DO MUNDO
domingo, 27 de junho de 2010
SÃO JOÃO DA BARRA TEM CIRCUITO JUNINO COM PASSEIO DE TREM MARIA FUMAÇA, QUEIMA DE FOGOS E SANFONADA NOS VAGÕES
PROGRAMA "RIO- ESTADO DA BICICLETA" TRAZ MILHARES DE CICLISTAS ÀS RUAS DE SÃO JOÃO DA BARRA
sábado, 26 de junho de 2010
APROVADA DECLARAÇÃO DE DIREITOS PARA CETÁCEOS
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
OS SUCESSOS DE UMA SALOMÉ SANJONENSE E UM IOCANAAM GLOBAL
O ator Alexandre Barilari participou da peça Salomé em SJB
O Circuito Junino de São João da Barra trouxe mais uma vez o sucesso da peça Salomé. Ontem, dia 23 de junho, 120 talentosos jovens sanjoanenses estiveram ao palco, que foi montado no centro da cidade, para interpretarem o espetáculo que está na sua 5ª edição de fama e sucesso.
Segundo informações do SECOM/PMSJB, Já foram quatro diferentes atrizes sanjoanenses que interpretaram Salomé. A magnífica atriz do grupo "Nós na Rua", Ana Carolina Berto, esteve brilhando no palco, num dos papéis principais (Salomé) e fez grande sucesso. São João da Barra tem muitos talentos!
O personagem Iocanaan, que já foi interpretado pelos atores, André Segatti em 2005, Luciano Zsafir em 2006, Rafael Calomeni em 2008 e Thiago Fragoso em 2009, foi agora feito por Alexandre Barilari, grande ator global, que interpretou a vida do profeta.
CAMPANHAS PARA SALVAREM BALEIAS NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM
EXCLUSÕES, INDÍCIOS DE SUBORNO, AUSÊNCIA DE PRESIDENTE, REUNIÃO À PORTAS FECHADAS E ALTAS COBRANÇAS DE ENTRADAS MARCAM INSUCESSO DE REUNIÃO DO IWC
terça-feira, 22 de junho de 2010
72 HORAS PARA QUE CONSIGAMOS PARAR COM A MATANÇA DE BALEIAS - ASSINE O MANIFESTO
LLX TRAZ IMPORTANTES INFORMAÇÕES AO BLOG SOBRE A FUTURA UNIDADE DE TRATAMENTO DE PETRÓLEO A SER INSTALADA NO PÁTIO LOGÍSTICO DO SUPER PORTO DO AÇU
A Assessoria de Comunicação da LLX, através da profissional Simone Fraga, nos encaminhou relevantes informações sobre a Unidade de Tratamento de Petróleo - UTP a ser instalada no pátio logístico do Super Porto do Açu. Neste momento, urge a necessidade da maior difusão das informações de mais este novo empreendimento para o município com impactos positivos e negativos para a região, que deverá realizar audiências públicas para os próximos meses, em obediência aos órgãos licenciadores.
Para o exercício do conhecimento prévio da população, eis abaixo, de forma sintética, a explicação da UTP, onde desde já agradecemos a boa comunicação e publicização das informações.
"Com relação ao post “Pátio Logístico terá ouro negro também” publicado neste Blog, a LLX esclarece que realizou um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) complementar para substituir o pátio de grãos existente no Pátio Logístico, já com licença para construção, por uma unidade de Tratamento de Petróleo (UTP).
A UTP tem como objetivo reduzir o teor de água e sal do petróleo produzido nas plataformas marítimas gerando um produto de melhor qualidade para comercialização. Como trata-se apenas de substituição, não haverá aumento no fluxo de navios em razão do funcionamento desta unidade.
A implantação da UTP está de acordo com as políticas da LLX, que têm como objetivo gerar desenvolvimento e renda nos locais onde atua, com respeito ao meio ambiente e segurança. Para estar adequada a esta política, a unidade no Superporto do Açu utilizará equipamentos de alta tecnologia na operação e no controle ambiental.
Quanto a citação sobre o acidente registrado no Golfo do México, esclarecemos que ele foi decorrente de um processo de exploração de petróleo, o que não acontecerá no Superporto do Açu.
De acordo com o projeto da UTP, todas as operações serão realizadas em terra, com domínio de tecnologias para construção, operação e combate a emergência. Além disso, a UTP disporá de diques ao redor da área de tancagem, formando bacias de contenção para eventuais vazamentos de petróleo e protegendo o ecossistema de São João da Barra.
As águas pluviais contidas no interior dessas áreas serão encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Efluentes para a remoção de óleo e posterior descarte, atendendo aos padrões determinados pela legislação ambiental existente.
As tubulações de transferência e recebimento de petróleo entre a UTP e os navios no Superporto do Açu estarão enterradas e sujeitas a baixos níveis de pressão externa. Ainda assim, estas tubulações foram dimensionadas e serão detalhadas considerando as condições mais severas de pressão, temperatura e resistência a corrosão, garantindo a integridade dos tubos durante a operação.
Neste contexto, a implantação da UTP traz benefícios ao município de São João da Barra, pois agrega um novo serviço ao Pátio Logístico que gera novos postos de trabalho e aumento da arrecadação de impostos. Além disto, a UTP reduz os riscos operacionais e ambientais se comparados à mesma atividade realizada em plataformas marítimas."
* Por Simone Fraga - Assessoria de Imprensa da LLX
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL AGRADECE O RECEBIMENTO DAS OBRAS DE JOÃO OSCAR
HOJE É DIA DE ANIMADO BANDO NA CIDADE
“VAMÔ FALÁ MEU POVO!!!”
É O NÓS NA RUA E SEU BANDO JUNINO!
O mês de junho está aí, com suas tradições e seus festejos em comemoração aos santos padroeiros. Em São João da Barra, a tradição é ainda mais forte e as festividades não param. Uma destas acontece na próxima sexta, dia 22, com a apresentação do ‘Bando Junino: Vamô falá meu povo!’, um resgate cultural promovido, desde 2004, pelo grupo sanjoanense “Nós na Rua”.
A apresentação acontece a partir das 19h na Avenida Joaquim Thomás de Aquino Filho, no Centro da cidade. Com humor versado, o grupo apresenta leves críticas aos costumes da sociedade. Neste ano, o grupo se apresenta no dia da realização do concurso de quadrilhas, também promovido todos os anos pelo departamento cultural em parceria com a secretaria de Turismo.
Os interessados em participar do bando, que segue em cortejo pelas ruas da cidade, podem chegar às 18h em frente ao Clube Carnavalesco “O Chinês”, devidamente caracterizado de caipira, em uma forma de aproximar ainda mais os costumes e tradições da cidade à comunidade.
O Grupo Nós na Rua surgiu em 10 de janeiro de 2003, com o objetivo de promover uma política cultural, levando toda espécie de movimento artístico (peças teatrais, desfiles, estátuas vivas...) às ruas e promovendo integração de jovens da cidade através da reeducação cultural. Desde então, é possível acompanhar, nas ruas e praças de São João da Barra, diversas peças e movimentos culturais, que aproveitam as fachadas históricas das casas ou jardins públicos como cenário, atraindo moradores e turistas que se encantam com a arte cênica local.
— Como acontece todos os anos, o grupo participa, antes das festividades do dia 17 de junho, dia do aniversário da cidade, e também dos festejos do padroeiro. Nosso objetivo maior, dentre os seis anos de existência, é de desenvolver a arte cênica em São João da Barra, através de apresentações ao ar livre, no Cine Teatro, e em outros ambientes também — explica Silvano Motta, diretor de eventos do Cine Teatro São João e integrante do grupo.
No dia 23, o grupo encena a montagem Salomé, a partir das 20h, ao lado do Ginásio Municipal de São João da Barra. A montagem, texto de Oscar Wilde, tem direção de Fernando Lobato e participação especial de Alexandre Barillari, que vai interpretar o profeta João Batista, que em outros anos já foi interpretado por atores como Luciano Szafir e André Segatti, no papel central a atriz, prata da casa, Ana Carolina Berto.
Matéria: Silvano Motta
segunda-feira, 21 de junho de 2010
CIRCUITO JUNINO TRAZ HOJE À NOITE GRANDE FINAL DO FESTIVAL SANJOANENSE DA CANÇÃO
domingo, 20 de junho de 2010
MEDALHA BARÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA VAI PARA HONRADO HOMEM DA SAÚDE
Aos 82 anos, o médico José Augusto Lima Santos é condecorado com Medalha do Mérito Barão de São João da Barra
Mais uma vez, a Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra marcou o aniversário de 160 anos de elevação à cidade de São João da Barra. Em sua 24ª edição, a solenidade da principal condecoração da cidade a pessoas representativas que contribuem para o desenvolvimento local, aconteceu às 20h, no Palácio Cultural Carlos Martins e homenageou o médico José Augusto Lima Santos.
Aos 82 anos, José Augusto Lima Santos foi o precursor no serviço Médico de Família, em São João da Barra. Nascido em Santa Maria Madalena, José Augusto trabalhou por 36 anos nas Indústrias de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho S/A, Grupo Toquino.
Além da prefeita Carla Machado, o evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Riverton Mussi, de Macaé, os conselheiros Perila Rodrigues, Fernando Antônio Lobato, Plínio Berto e Maria Célia Pacheco, o pároco da cidade, padre Gustavo Ribeiro, os vereadores Rogério Matoso e Vieira Reis, de Campos, e Edilene Goulart, de Laje do Muriaé. Estiveram presentes, ainda, o diretor da Rede Record Campos, Celso Oliveira, o diretor da LLX, Vicenti Cantini, o presidente do PMDB Campos, Ivanildo da Silva Cordeiro e o deputado estadual Roberto Dinamite. Na ocasião, o senador Marcelo Crivella também foi homenageado, recebendo da prefeitura, a comenda com o brasão da cidade.
José Augusto também atuou como médico no Posto de Saúde da cidade e no INAMPS, como médico no Posto de Urgência de Barcelos, e como médico do Sindicato dos Motoristas por 15 anos. Foi ainda presidente da regional Norte Fluminense de Ginecologia e Obstretícia e da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, além de auxiliar de ensino de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campos, na década de 1970.
O primeiro reconhecimento pela dedicação à população sanjoanense aconteceu em 17 de junho de 1976, quando recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Sanjoanense.
*Por Carla Cardoso