UM TRANSPLANTE DIFERENTE...
O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, está realizando um delicado transplante de manguezal em Sepetida. Trata-se da renaturalização de duas áreas degradadas do Canal do Cunha. Segundo matéria do Jornal "O Globo" de 06 de junho de 2010, o transplante corresponde a uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados. É, portanto, o maior transplante de manguezal da história do Estado.
A praia de Sepetiba, que até o meio século passado era usada como área de lazer pela população local, virou um lamaçal depois da drenagem e da construção do porto na região. Na lama, surgiram mudas de mangue, um ecossistema "invasor" na antiga praia. Com a obra do transplante, serão refeitas as situações originais das duas pontas. O manguezal natural ressurgirá às margens do Canal do Cunha, enquanto que a praia de Sepetiba voltará a ter uma faixa de areia para lazer e não um lamaçal, afirmou o diretor de biodiversidade do INEA, Andre Ilha.
Bem que o INEA poderia aproveitar o embalo e ver a situação do assoreamento de nosso Rio Paraíba do Sul, na foz, e fazer a renaturalizaçãodo manguezal de Atafona...
Nenhum comentário:
Postar um comentário