Foto: 04/12/2010 - Veja na foto o detalhe da dentição e narinas do ouriço caixeiro que apareceu na Praça São joão Batista, nesta manhã de sábado, chamando a atençao de turistas e moradore. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
OURIÇO CAIXEIRO FOI ENCONTRADO POR ANDRE PINTO NUMA ÁRVORE DA PRAÇA SÃO JOÃO BATISTA, LONGE DE SEU HABITAT DE RESTINGA.
Seria mais um dia normal na Praça São João Batista, centro de São João da Barra-RJ, onde aparecem muitos turistas vindos de várias partes do Brasil, se não fosse a ocorrência de um fato bastante inusitado e digno de muitas fotografias e comentários dos moradores e turistas. O aparecimento de um ouriço caixeiro numa árvore ao lado do coreto! Com o ele foi parar ali? É a grande pergunta!
Nem mesmo o produtor rural, Getúlio Alvarenga - que mora em frente à praça - acreditou na ocorrência por mim relatada. Foi um verdadeiro atrativo de muitos turistas, que ficaram admirando as travessuras do animalzinho espinhento, que enxerga pouco, ouve pouco, mas tem um olfato de dar inveja à outros tantos animais.
Lá estava eu com minha família a passear na Praça São João Batista, nesta manhã de sábado com agradável sol, quando comecei a tirar fotos das lindas flores que desabrocharam nos belos jardins da Praça São João Batista. Num dos jardins eu vi um movimento estranho numa das moitas e que se dirigia para uma árvore do tipo "ficus", bem ao lado esquerdo do coreto. Quando vi o dorso do animal, eu não pude acreditar! Tratava-se de um ouriço caixeiro! Mas é um animal da restinga! O que fazia ali, tranquilamente, no centro da cidade? Eu resmunguei!
Curiosos, os turistas me viram procurando algo entre os galhos e quando olhei para trás, vi um bom número de turistas indagando o que era aquilo. Eu reuni uma boa parte deles e comecei a falar da importância do ouriço caixeiro na restinga e o seu modus vivendi. Daí chegou outro ônibus de turismo e as pessoas desceram e foram logo para a árvore misteriosa para verem o que havia por lá também.
Neste meio tempo, fui à Defesa Civil Municipal para pegar umas luvas com os colegas servidores e aproveitei para arrumar um latão limpo (lixeira plástica). Retornei e esperei os turistas irem embora para fazer o resgate do bichano. Sem muita dificuldade, consegui tirá-lo do galho e colocá-lo no recipiente plástico, no entanto, mesmo com luvas, tive uma perfuração profunda de meu dedo indicador com dois espinhos (dos sete cravados na luva de borracha).
A parceria da Defesa Civil Municipal, Através dos contatos feitos com Coordenador Geral, Felício Valiengo e o agente de Defesa Civil, Barreto, foi muito importante para que pudéssemos deixar os ouriço caixeiro no seu habitat real, qual seja, a restinga. Nos dirigimos para a Reserva de Iquipari e com a permissão e ajuda dos guardas da LLX e lá soltamos o animalzinho em seu verdadeiro lar. O Guarda da LLX, Rodrigo, ficou muito feliz em ter visto o animalzinho voltar para o seu lar e tirou fotos em seu celular para mostrar para suas filhas em casa.
Assim que deixamos o ouriço caixeiro na restinga, ele levou um minuto, aproximadamente, "farejando" a sua direção. Espetacular! A restinga estava cheia de frutinhas como pitangas, camboins, guriris, mandacarus, etc. Ele vai tirar a barriga da miséria, pois estava comendo os frutos (sementes) do ficus da Praça São João Batista.
Com certeza este ouriço deixará saudades nos turistas e na gente! Só não deu para ver o sexo dele(a), quem mete a mão?
Fotos: 04/12/2010 - Turistas conheceram a história da cidade e ainda presenciaram o aparecimento de uma espécie em extinção de nossa fauna sanjoanense. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: Andre Pinto mostra aos turistas o ouriço caixeiro que se abrigou numa das árvores da Praça São João Batista, no centro da cidade. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: Andre Pinto com turistas e moradores monitorando as travessuras do ouriço caixeiro. Crédito da foto: Andre Pinto- Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: Turistas de Cabo Frio aproveitaram para conhecer as histórias da cidade, contadas por Andre Pinto, como a Igreja Matriz de São João Batista e Casa da Câmara e Cadeia. Crédito da foto: Maysa Inês.
SURGE O OURIÇO CAIXEIRO!
Foto: Um susto! quando eu fotografava umas flores dos jardins da Praça São João Batista, me deparei com umouriço caixeiro! Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: Uma bola de pêlo por entre as folhagens... Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: O Ouriço Caixeiro não é tão ágil ao subir em árvores, mas é altamente um calculador de distâncias e verificador da segurança dos galhos das árvores. O dorso amarelado é por causa dos milhares de espinhos - sua defesa natural. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra.
AS TRAVESSURAS
Foto: O Ouriço Caixeiro, se dependurando de cabeça para baixo, usando a sua cauda num dos troncos do ficus. Um espetáculo à parte! Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: Dia 04/12/2010 - Nesta foto dá para se ver o focinho do ouriço caixeiro, os olhos e o dentinho roedor de cascas, frutas e sementes. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: Dia 04/12/2010 - O Ouriço Caixeiro é flagrado comendo umas frutinhas, bem de olhos fechadinhos. Vejam os detalhes da mãozinha dele, puxando a folha cautelosamente para chegar o fruto em sua boca. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB
Foto: Dia 04/12/2010 - O ouriço caixeiro (com a cabeça curvada comendo a frutinha) estava se alimentando das sementes do ficus, uma árvore típica de praças e jardins que dá frutinhas das cores das jabuticabas e que são alimentos de passarinhos também. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Foto: Veja na foto o detalhe da dentição do ouriço caixeiro. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
O RESGATE
Foto: Andre Pinto juntamente com sua filha Eloína - que pretende fazer veterinária quando crescer - fazem a remoção do ouriço caixeiro. Ao fundo, um ônibus de turismo pára para fotografar o resgate. Foi uma atração na praça! Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: Nem tudo são flores! Acabei levando duas profundas espetadas no dedo indicador! Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: A luva de borracha foi perfurada por vários espinhos do dorso do Ouriço Caixeiro e eu acabei levando duas espetadas de dois espinhos (veja detalhe da foto) que alcançaram certa profundidade no meu dedo indicador. Dói, mas passa! Crédito da foto: Maysa Inês.
A SOLTURA DO OURIÇO CAIXEIRO
Foto: A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São João da Barra, através do apoio do agente de Defesa Civil, Barreto, encaminhou com Andre Pinto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o ouriço caixeiro para a reserva de restinga de Iquipari. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto observa de perto a reação do bichano. Crédito da foto: Barreto - Defesa Civil Municipal de SJB.
Foto: O ouriço caixeiro faz uma de galã, no seu habitat na restinga de Iquipari. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: O ouriço caixeiro faz uma pose de galã, já no seu habitat da restinga de Iquipari. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O agente de Defesa Civil, Barreto, com o guarda de patrimônio da LLX, Rodrigo, reintroduzindo o ouriço caixeiro na reserva de restinga de Iquipari. Crédito da foto: Andre Pinto - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário