MARÉ VERMELHA!
AVANÇO E RECUO DO MAR SERÃO DEBATIDOS POR ESPECIALISTAS NESTA SEMANA, EM SJB
Nesta semana estarão chegando em nosso município vários especialistas em dinâmica costeira, para debaterem com as autoridades e população, sobre quais medidas seriam necessárias para conter o avanço do mar ou minimizar os desatres, realocar comunidades, reutilizar com segurança espaços etc.
Especialistas como Guilherme Lindroth, Gilberto Pessanha, Marco Lyra e outros feras em levantamentos da problemática costeira brasileira estarão no Cine Teatro São João fazendo parte de mesas redondas e respondendo à perguntas dos interessados.
Tudo isso está previsto para ser debatido no I Encontro de Processo Erosivo Costeiro, a ser realizado no dia 10 de dezembro, no Cine Teatro São João, na Rua Gladys Teixeira, centro, São João da Barra, à partir das 8 horas. Veja a programação do evento e faça sua inscrição gratuita aqui
ATAFONA TAMBÉM É TURISMO DE VERDADE!
Conheça todos os mistérios do Pontal de Atafona: Sinta o vento nordeste beijar-lhe por inteiro; Venha conferir o fenômeno de avanço do mar; ouvir histórias da visita de Chico Xavier em 1967; histórias da aparição de discos voadores em 1977; a energia das areias monazíticas; caminhe na passarela do mangue; a história do francês na ilha do Lima; a Ilha da Convivência (onde moram os Muxuangos, habitantes caiçaras únicos no Brasil, descendentes de piratas holandeses); ouça as histórias dos pescadores; a lenda da Capela de Nsa. dos Navegantes e do Mangue da Moça Bonita; histórias e tesouros da navegação; histórias sobre os homens das máscaras de chumbo que explodiram dinamites na foz do Paraíba por causa de experiências extraterrestres; local das filmagens de Norma Benguel e Antônio Pitanga em “A garganta do mundo”, Sônia Braga em “Gabriela , Cravo e Canela”, "Ruinas de Atafona" de Frederico Alvim e "Atafona Por que?" de Gilberto Pessanha e Freire. Venha saborear o famoso “mulato velho”, culinária típica do local. Não basta ver, é preciso sentir...
Procure um Guia em Turismo credenciado à Turisrio e Embratur em São João da Barra. Ligue para 2741-7878 R: 262 e fale com Andre Pinto.
GEOPROCESSAMENTO NA ÁREA DE ESTUDOS CIENTÍFICOS, EM ATAFONA - SJB
o
ARTE DO PONTAL NAS TELAS DO SAUDOSO J. MÁRCIO
TURISMO CIENTÍFICO SEMPRE FOI UMA REALIDADE EM SJB
Foto: Diretores (as), Professoras e professores de outros municípios sempre procuram guias especializados de SJB, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMASP, para conhecerem o processo erosivo de Atafona.
Foto: Os técnicos ambientais da SEMASP estão sempre à disposição para efeturarem as aulas práticas na natureza, mencionando a transgressão e progradação marinha.
Foto: O Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - DRM / RJ - colocou o Delta do Rio Paraíba do Sul no Projeto Caminhos Geológicos, justamente por causa do fenômeno do processo erosivo juntamente com outras determinantes. Na foto, de boné bege, Andre Pinto - Guia em Turismo Científico da SEMASP , que já prestou serviços de guiamento à professores e estudantes da UFF, UENF, UNIRIO e UERJ.
GUIAMENTO ESPECIALIZADO
DO SIMPÓSIO NACIONAL DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Foto: Grupo de seminaristas se cadastra para o Turismo Científico em Atafona, ainda no Campus da UENF. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Seminaristas do Simpósio de Jornalismo Científico ansiosos para a visita técnica. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto, que é Guia cadastrado na Turisrio, com experiência comprovada em Turismo Científico, dá as boas vindas ao grupo, na saída do ônibus executivo da UENF em direção à São João da Barra-RJ. Crédito da Foto Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto (primeiro à esquerda) com equipe de jornalistas com especialidade e matérias científicas.
Foto: O grupo desembarca nas imediações das ruínas de Atafona. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Todos tem o interesse de conhecer de perto o processo erosivo de Atafona, tão falado na mídia, inclusive, no Jornal Bom Dia Brasil, neste mesmo dia do guiamento científico. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Guia Andre Pinto fala do antigo "Prédio do Julinho", um exemplo da fúria do mar em que as imagens estão no you tube gravadas pela imprensa e moradores. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto mostra o local exato do cenário do filme de ficção científica que foi rodado recentemente no local que se chamará "Depois". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Grupo, depois das explicações de Andre Pinto, foi liberado para momentos de contemplação com a natureza e fotos de recordação do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
GUIAMENTO PARA CONFERENCISTAS INTERNACIONAIS,
HOSPEDADOS NO SESC-MG DE GRUSSAÍ
Foto: Os conferencistas nacionais e estrangeiros conheceram as histórias do antigo Pontal de Atafona e o processo de transgressão marinha, contadas porAndre Pinto que é guia em Turismo Científico. Crédito da foto: Bruno Costa.
Foto: Guiamento bilingue, em inglês e espanhol. Crédito da foto: Bruno Costa.
Foto: Turista fica apavorado ao ver que o mar tomou 500 metros da praia e aproximadamente 400 casas foram engolidas pelas ondas no decorrer dos anos. Crédito da foto: Bruno costa.