O INESQUECÍVEL ROGER MALHARDES...
Quem é que não chegou a Conhecer em São João da Barra, o Roger Malhardes e a Dona Iorquiméa Malhardes (hoje com o nome dado à uma rua do Bairro Nova São João da Barra)?.
A linda casa que tinha entrada pela Rua dos Passos e pela Rua do Rosário, tinha um belo jardim com muitas roseiras e uma arquitetura eclética, era bastante visitada por parentes e amigos do casal.
Foto: A casa que pertenceu à Roger Malhardes fica na rua do Rosário, em frente à força e luz, em São João da Barra. Foto de Andre Pinto / Acervo. |
Nas épocas das festas de "Santo Antônio dos Velhos", em São João da Barra, a varanda que dava acesso à força e luz e também ao atual "Bar Tô Muche" - ambos em em direção ao rio Paraíba do Sul - ficava cheia de senhoras e senhores, entre eles, a Tia Iorquiméa e o Tio Roger Malhardes.
Uma das marcas registradas do Tio Roger Malhardes em São João da Barra, era o seu veículo opala de cor bege, companheiro de muitas passeatas políticas e instrumento de trabalho.
Era muito legal ver o Tio Roger Malhardes, de mais de dois metros de altura, dirigir o "opalão" pela cidade.
A iniciativa do Jornal O Diário de Teresópolis foi muito feliz, pois resgatou um importante momento da história de Teresópolis e do país.
Deixo aqui um grande abraço à atual promotora de Teresópolis, Anaíza Malhardes, que tem se dedicado ao ordenamento e desenvolvimento desta bela cidade serrana e que precisa se levantar e voltar a figurar no cenário nacional como um dos melhores pontos turísticos de climas serranos.
Obs. O Centro de Memória de Teresópolis guarda fotos, documentos e mobiliários pertencentes ao casal, destacando-se as cadeiras de madeira-de-lei em palha, da sala de jantar dos mesmos.