domingo, 31 de janeiro de 2010
BLOG DE ANDRE PINTO COMPLETA 100 MIL ACESSOS E FAZ UMA PARADA PARA RECICLAGEM DE IDEIAS
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO INICIA EM SÃO JOÃO DA BARRA
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Bruno Costa
25 de janeiro de 2010
PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO INICIA EM SÃO JOÃO DA BARRA
O distrito-sede de São João da Barra será o ponto de partida do projeto que vai transformar o município num local 100% saneado. A Aquacon Engenharia, empresa vencedora da concorrência pública do Estado para desenvolver um Projeto Básico para Esgotamento Sanitário e que está há 27 anos no mercado, prevê entre sete e oito meses para o término do estudo, quando o projeto já poderá ter licença de implantação.
O projeto deverá obter levantamentos cartográficos, estudo populacional com projeção para 20 anos e detalhamento de quanto cada habitante contribui por dia para aglomeração de esgoto, qual o tipo de esgoto em determinada área e a localização estratégica das futuras Estações de Tratamento de Esgoto.
Segundo Miguel Fernandez, engenheiro da Aquacon, o projeto levará em consideração o crescimento do município e estudos específicos do tipo de tratamento do esgoto, como será o bombeamento e o escoamento, já que a região é bastante plana. “Propostas alternativas serão viabilizadas para o município neste projeto inicial”, argumenta.
ATAFONA SEDIA Iª CAMINHADA FOTOGRÁFICA DO NORTE FLUMINENSE
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Bruno Costa
25 de janeiro de 2010
ATAFONA SEDIA I CAMINHADA FOTOGRÁFICA DO NORTE FLUMINENSE
Uma das praias mais badaladas e conhecidas do Estado do Rio de Janeiro vai ser cenário da I Caminhada Fotográfica da região Norte Fluminense. Atafona, com seu charme e glamour vai receber sanjoanenses, veranistas e turistas na manhã do dia 30 de janeiro, sábado. O evento é uma realização da prefeitura de São João da Barra e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Educação do Norte, Noroeste Fluminense e Região dos Lagos (Cred Rio Norte) e faz parte da programação do Verão 2010 “O paraíso é aqui”.
O evento inicia com um minicurso, às 9 horas, na Praça de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, com o professor de Fotografia do curso Tecnólogo em Design Gráfico do IFF, Diomarcelo Pessanha.
As inscrições serão realizadas no local e no dia da caminhada. Os 100 primeiros inscritos receberão camisa do evento e todos que se inscreverem concorrerão a uma máquina fotográfica digital e a 150 cópias para revelação (com dois sorteios: 100 cópias no primeiro e 50 cópias no segundo).
Segundo o professor, a pretensão do minicurso é fazer com que as pessoas aperfeiçoem o uso da câmera compacta para que possam ter certeza da foto que irão conseguir na hora do click, evitando aquelas surpresas desagradáveis. “Explicarei sobre os modos de cenas automáticos que toda câmera tem e como e quando usá-los. Falarei sobre iluminação que é a matéria- prima de todo o fotógrafo. Sem ela não tem fotografia. Tiraremos o fotógrafo amador do plano do olhar comum para um olhar mais elaborado e esteticamente mais agradável, respondendo, obviamente a algumas dúvidas”, explica Diomarcelo.
Para a prefeita Carla Machado este é um trabalho de comunicação social importante, integrando a comunidade ao meio ambiente. “Temos uma natureza abundante e certamente todos os fotógrafos que participarem da caminhada terão acesso ao paraíso”, comenta a prefeita.
COOPERATIVA DE CRÉDITO – Segundo o presidente da instituição, Neilton Silva, a Cred Rio Norte foi criada pelos funcionários do antigo Cefet Campos, agora ampliada para dar crédito aos profissionais da Educação. A cooperativa oferece serviços bancários e de crédito com as menores taxas do mercado, convênios com telefonia, plano de saúde, com custos reduzidos, além de distribuir o lucro entre os clientes, que são os donos do negócio. A Cred Rio Norte funciona em frente ao portão do antigo Cefet, rua Dr. Siqueira, 278, em Campos dos Goytacazes. Em breve será implantada em São João da Barra.
VERANISTA: CONSUMA OS PRODUTOS DE SÃO JOÃO DA BARRA




FUN-RIO E PREFEITURA MUNICIPAL JÁ ESTUDAM NOVO CALENDÁRIO PARA O CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA
Secretaria de Comunicação Social
PREFEITURA E FUNRIO JÁ ESTUDAM NOVO CALENDÁRIO PARA O CONCURSO
A Prefeitura de São João da Barra e a Fun-Rio – Fundação de Apoio e Pesquisa, Ensino e Assistência, instituição ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, definirão na próxima semana um novo calendário para dar continuidade ao concurso público visando o provimento de 445 vagas na Secretaria Municipal de Educação. As provas seriam realizadas no último final de semana, mas foram suspensas por decisão da Justiça que concedeu liminar em ação interposta pelo Ministério Público estadual.
Adahir Cristina Moll, procuradora geral do Município, informou que na próxima semana, técnicos da Prefeitura e da Fun-Rio se reunirão para definir a data de reabertura das inscrições, locais e sistemática para inscrições pela internet. Ação interposta pelo Ministério Público estadual considerou exíguo o prazo de inscrições e alegou que a não realização de inscrições pela internet “restringiu o acesso universal a todos os candidatos”.
Segundo a procuradoria geral do Município, a decisão de não realizar inscrições pela internet foi baseada no número de reclamações durante o concurso da área de Saúde, no ano passado. O número de inscritos para o concurso da Educação chegou a 9,7 mil pessoas, de vários municípios do Estado do Rio e de outros. As inscrições já realizadas continuam valendo.
De acordo com a expectativa da procuradora, em breve serão divulgadas as informações relativas à abertura de novas inscrições. Quem já está inscrito e tem em mãos o cartão de confirmação, não precisará revalidar a sua condição de candidato. Uma nova publicação retificando o edital 01/2009 será providenciada e amplamente divulgada a fim de que todos sejam informados das novas datas, locais e horários de inscrições, provas, prazos para recursos e divulgação dos resultados.
(Vito Diniz)
EVA LEVA MULTIDÃO AO DELÍRIO EM SÃO JOÃO DA BARRA
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
25.01.10
Carla Cardoso/Bruno Costa
BANDA EVA LEVOU UMA VERDADEIRA MULTIDÃO A GRUSSAÍ
Referência no axé music brasileiro, a Banda Eva foi a atração do último sábado, dia 23, no palco oficial, montado na orla da Praia de Grussaí. A banda, celeiro de muitos talentos da música nacional, levou uma verdadeira multidão à praia, digno de todos os recordes de público. Foi este grupo que revelou como vocalista a cantora Ivete Sangalo, em carreira solo desde 1999. Atualmente, a banda é comandada pelo cantor Saulo Fernandes (ex-vocalista do Chica Fé). O show faz parte da programação de verão promovida pela Prefeitura de São João da Barra.
Além de Saulo (voz e violão), a banda é formada por Léo Pinheiro (baixo elétrico), Ronaldo Cavalcanti (guitarra), Fábio Rocha (bateria), Adriano Gaiarsa (teclados), Marcelus Leone (sax-tenor), Alcione Rocha (trompete), Alan Toreba (percussão) e Leonardo Reis (percussão).
No final da década de 1970, um grupo de amigos, integrantes do grêmio do colégio Marista de Salvador, se reunia todos os fins-de-semana para bater papo e cantar. Dessas reuniões, surgiu, em 1980, a idéia de formar um bloco carnavalesco de nome EVA, abreviatura de "Estrada Velha do Aeroporto", lugar por onde o bloco passava anualmente, não tendo, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.
O grupo foi revelado em 1993, através da iniciativa do produtor Jonga Cunha, assinando contrato com a gravadora Sony Music, pela qual gravou seu primeiro disco em 1993. No ano seguinte, a banda se transferiu para a PolyGram, atual Universal Music Group, na qual conheceu o sucesso nacional, cujo auge se deu com o CD Banda EVA Ao Vivo, gravado e lançado em 1997.
Com a saída de Ivete Sangalo, que iniciou uma carreira solo de absoluto sucesso, seu lugar foi assumido pela também cantora baiana e atualmente atriz Emanuelle Araújo, que permaneceu no grupo de 1999 a 2002, lançando dois discos. Em 2002, Emanuelle deixa a banda, dedicando-se à carreira de atriz e à banda Moinho, que lidera atualmente. Seu posto é assumido por Saulo Fernandes, ex-membro da banda Chica Fé, formada junto com seu irmão Sérgio Fernandes (atualmente nos vocais do Chica Fé).
Em 2005, o grupo comemorou os 25 anos do Bloco EVA, com o CD e DVD Banda Eva 25 Anos: Ao Vivo, gravado no Riocentro (Rio de Janeiro), com a participação de vários artistas que estiveram junto com o EVA durante a trajetória do bloco e da banda, como Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Durval Lelys, Emanuelle Araújo e Ivete Sangalo.
Em 2007, mais um DVD é lançado, desta vez pela Som Livre: Veja Alto, Ouça Colorido, cujo repertório é composto de 11 canções inéditas e oito regravações. Atualmente, no Carnaval de Salvador, a banda comanda o Bloco EVA, no Circuito Campo Grande (Osmar), e os blocos Cocobambu (pertencente ao Asa de Águia) e Nú Outro, no circuito Barra-Ondina (Dodô). A banda também chegou a comandar o bloco Cerveja & Cia, pertencente à Ivete Sangalo. Atualmente a banda divulga o mais recente álbum, “Eva - Lugar da Alegria”.
MENINAS DE SJB GOLEIAM ARTISTAS EM GRUSSAÍ
PREFEITRUA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
25/01/2010
Alencar
Meninas de SJB goleiam artistas em Grussaí
A seleção sanjoanense de futebol de areia emplacou uma goleada de 10 x 3 no time das artistas, domingo, na arena de esportes montada na praia de Grussaí. Os gols foram marcados pela camisa 7 Mara, que fez 3, Mariana, camisa 3, e Kissiane, camisa 9, fizeram 2 e Marines(4), Inadiara(8) e Cristiane(6) marcaram um gol cada. Descontaram para as artistas Kelly Freitas, camisa 4, que fez dois, e Damiris, camisa 10, com um gol marcado.
Com a arena lotada, a partida foi disputada num clima de descontração e muita cordialidade entre as jogadoras que interagiram com o público. A boa de bola e simpática Kelly Freitas usou o microfone da locução para saudar a torcida. “Aí galera, estamos perdendo, mas vamos correr atrás para inverter esse resultado”, disse no intervalo do segundo para o terceiro tempo. Perguntada sobre o motivo de tanta habilidade e técnica no futebol ela disse que sempre gostou e praticou o esporte. “Quando era criança jogava muito futebol. Por isso tenho facilidade em jogar” declarou Kelly.
Jogaram por São João da Barra: 12 – Betina, 1 – Larissa, 8 – Inadiara, 5 – Cátia, 2 – Lorrana, 10 – Bárbara, 8 – Potiane, 9 – Kissiane, 6 – Cristiane, 4 – Marinês(Lôra), 3– Mariana, 7 – Mara
O time dos artistas: Mariana Rios (protagonista da malhação, cantora e que recebeu o prêmio ano passado de atriz revelação da Rede Globo), Gabriela Moreira (que em 2009 interpretou a personagem Natália na novela A Bela e a Fera, da Rede Record, e Graziela na novela Caminho do Coração, também da Record), Aline Borges (em 2009 na minissérie da Record A lei e o crime, interpretou o papel de Gislane, que tinha o apelido de Lacraia). Participou da novela da Rede Globo Beleza Pura, interpretando Tereza), Joana Lerner (fez o papel de Martinha, na novela Senhora do Destino da Rede Globo e que já está escalada para trabalhar na próxima novela das 19h da Rede Globo, Bom dia Frankstein, onde interpretará a personagem Heloisa) e Kelly Freitas (protagonista da Malhação com a personagem Luana). Completaram a formação as modelos: Marilin Bruna, Biana Carvalho, Natasha Dias, Sara Alecrim, Rafaela Desteffani, Marcela Albernaz, Estela Azevedo e Cristine Badke.
CRIMINALIDADE NO PAÍS FOI DISCUTIDA EM LEITURA NO CINE TEATRO SÃO JOÃO
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
25/01/2010
Carla Cardoso
Leitura sobre poder e violência em “O Confronto”,
no último domingo, dia 24
O que há por trás da guerra do tráfico de drogas? É possível se surpreender com as respostas que podem ser obtidas com essa pergunta. O espetáculo “O Confronto”, que foi apresentado no último domingo, dia 24, no Cine Teatro São João, faz uma interessante leitura sobre essa questão. A montagem do elogiado texto de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Marcia Zanelatto fez parte do projeto estadual Circuito de Artes, que traz a São João da Barra diversas apresentações artísticas.
Quem esteve no Cine Teatro pôde se emocionar e se inteirar sobre a política de convivência entre policiais, políticos e bandidos, num confronto de ideais e interesses. A peça é uma livre adaptação para o teatro do livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Soares, A. Batista e R. Pimentel, obra que também deu origem ao longa nacional “Tropa de Elite”, sucesso de público e crítica.
No enredo, a platéia pôde conhecer Luiz Felipe (interpretado seguramente por Michel Bercovitch), Secretário de Segurança do Estado. Limpo, bem intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, ele tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem realizando contra a corrupção.
Tudo Começa quando Santiago (Delson Antunes), um capitão da PM, oferece um plano de ascensão ao Chefe da Polícia Civil, o ambicioso Vitor Graça (Camilo Bevilacqua). Para isso, Santiago arma uma guerra violenta entre duas facções do crime: manda seqüestrar Michele (Graziella Schmitt) a mulher do líder do Comando Vermelho, Moisés (Marcello Pio), pondo a culpa do crime no Terceiro Comando. O plano, aparentemente infalível, não dá certo, graças a um imprevisível golpe do destino. Os traficantes do Comando Vermelho descem para o asfalto, causando o maior ataque que a cidade jamais viu: a Sangrenta Madrugada Sangrenta.
Apesar de ser uma história de ficção, trata-se de uma obra muito bem informada sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão brasileiro. Com 19 atores em cena, a leitura atenta do “O Confronto” revela uma esmagadora fé de que o problema da segurança pública tem solução.
A primeira atração do projeto, que tem parceria com a prefeitura de São João da Barra e entrada franca, foi o show do grupo Farofa Carioca que movimentou com muito suingue a praia de Grussaí no último domingo, dia 17. A próxima atração é o espetáculo “A Arte de Escutar”, na próxima sexta, dia 29, às 20h30, também no Cine Teatro. A última apresentação do projeto é no dia 07 de fevereiro, com a montagem “Confissões de Adolescente”.
LANÇAMENTO DE TARDE DE VERÃO NO ESPAÇO DA CIÊNCIA É SUCESSO
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
25-01-10
Carla Cardoso
Lançamento de Tarde de Verão no Espaço é sucesso no Espaço da Ciência
“Mantém-te jovem. Pouco importa a idade. Tem cada idade a sua juventude...”. O verso da poesia “Envelhecer”, de Manuel Bastos Tigre, exprime e traduz o espírito de dona Floriana dos Santos Gomes, de 98 anos, atração especial do projeto Tarde de Verão no Espaço, que movimentou o Espaço da Ciência Maria de Lurdes Coelho da Anunciação, na última sexta, dia 23. O poema foi apenas um dos que foram recitados por Floriana, que encantou o público com sua paixão pela poesia.
Basta poucos minutos de prosa para se apaixonar pela senhora de baixa estatura, mas com um enorme coração. Lúcida, ela conta fatos que marcaram sua vida e diz que o talento foi herdado da mãe. Nascida na Fazenda Panorama, em Cambuci, dona Floriana é mãe de 10 filhos. Casada com João Gomes de Azevedo, também de Cambuci, ficou viúva aos 50 anos de idade, quando o filho caçula tinha apenas oito anos. Foi com a profissão de costureira que conseguiu terminar de criar os filhos, após a morte do marido.
— Já fiz muito vestido de noiva, quando era mais jovem. E até hoje, se me der um tecido para fazer, eu faço. Também já costurei muitas roupas para os foliões da Folia de Reis. Também sempre gostei de costurar para as pessoas mais pobres. Até hoje ainda faço vestidinhos para as meninas. Sempre gostei de ajudar as pessoas. Minha mãe gostava muito de fazer versos, acho que foi dela que herdei esse dom — explica Floriana.
Os estudos ela completou em casa, pois na época, a alternativa seria estudar em um colégio interno. “Eu não queria ficar trancada, sem ir à rua ou perder os bailes. Sempre gostei muito de dançar”, contou, antes de declamar as poesias.
Enquanto Floriana se apresentava, dois olhos, em especial, estavam atentos à sua performance: os de Izabel Gregório, coordenadora do Espaço da Ciência, quem fez o convite para a simpática declamadora. Izabel conta que está satisfeita com o trabalho que começa a ser realizado no local.
— Estamos em processo de formação de público, organizando muitas atividades para dinamizar o Espaço da Ciência, que tem muito a oferecer à comunidade. Uma das novidades que temos agora é um espaço da Cooperativa Arte Peixe, que vai funcionar de sexta a domingo, das 9h às 17h, que oferece os produtos confeccionados pela empresa. É mais uma opção de lazer para pais e filhos — observa Izabel.
O lançamento do projeto Tarde de Verão no Espaço, com características de Café Literário, marcou o encerramento das atividades da II Semana de Meio Ambiente em Foco, no Espaço da Ciência. “A intenção era disponibilizar, na estação, aos munícipes e turistas, essa estrutura, esse evento que é realizado em outras datas”, comenta.
Concurso de maquetes de barco – Continuam abertas as inscrições para o Concurso de Maquetes de Barcos, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Pesca. Segundo Izabel, seis participantes já enviaram suas maquetes. O básico é que a base do barco deve respeitar a média 50 por 60 centímetros e a maquete deverá ser feita com restos de confecções de barcos, atividade praticada em Atafona. A data limite de entrega é dia 14 de fevereiro. Até o dia 25, daquele mês, os barcos participantes serão julgados por um júri popular. Os três melhores serão anunciados no dia 26 de fevereiro e vão levar o prêmio de R$800,00, R$600,00 e R$400,00, respectivamente. Os barcos servirão de decoração permanente para o Espaço.
Barca da Ciência – O projeto Barca da Ciência consiste na importância de se trabalhar a consciência dos recursos hídricos, com uma aula de história e educação ambiental numa escuna. Serão beneficiados 30 participantes, em uma viagem por dia, sempre de quinta a domingo, às 9h, com saída do Cais do Imperador em São João da Barra, e chegada em Atafona, num percurso de uma hora e meia. Para participar, é preciso ir ao Espaço da Ciência e deixar o nome em uma lista.
Reciclando com Arte – No projeto, o público pode participar de aulas de artesanato ecológico, com a professora Izaldéia como responsável pelas oficinas. São três oficinas por semana. As pessoas interessadas também devem ir ao local e marcar os dias que vão participar. São 15 pessoas por oficina. Serão confeccionados produtos com tabua, escamas de peixe, garrafa peti e jornal.
"PAPO FURADO" LEVA PREMIAÇÃO NO III FESTIVAL DE ESQUETES DE SÃO JOÃO DA BARRA
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
25-01-09
Carla Cardoso
Interação marca a entrega de prêmio no III Festival de Esquetes de SJB
Dramas, comédias e até mesmo filosofias. Teve de tudo um pouco durante a realização do III Festival de Esquetes de São João da Barra, no palco do Cine Teatro São João, que aconteceu entre os últimos dias 18 e 23. Com 25 grupos inscritos e apenas uma desistência, saldo considerado positivo pela organização, os destaques do evento foram mesmo as montagens “Philip Glass compra pão”, do Grupo Nós em meio ao caos, de Rio das Ostras, que faturou o prêmio de melhor esquete, e “Papo furado”, do Grupo A Chacrinha, de Niterói, segundo lugar.
O melhor esquete, segundo o júri popular, foi “Papo furado”, do Grupo A Chacrinha. E o Prêmio Especial do Júri foi para as atrizes Bianca e Noêmia, da Cia. Cota de Branca, em “Eu e Ela WC”. O resultado foi apresentado ao público na última sexta, dia 23, numa noite de descontração e interação entre platéia e atores que aguardavam a desejada premiação.
O Melhor Esquete levou como prêmio um troféu e R$ 1.000,00. O 2.º lugar, troféu e R$ 500,00. Já o Melhor Esquete pelo Júri Popular levou um troféu e R$ 500,00. A Melhor Direção levou um troféu e R$ 200,00. Os melhores ator e atriz levaram também um troféu e R$ 100,00, cada.
— Mais uma vez tivemos um saldo muito positivo com a realização desse festival que chegou ao seu terceiro ano, com muitos elogios, apesar de todas as dificuldades que são enfrentadas em organizações de eventos como este. É um esforço para divulgar a importância da cultura e formar platéias para o fazer teatral. Todos os grupos elogiaram a receptividade e o calor da platéia. O mais importante são os laços, verdadeiras amizades que criamos durante esses dias. Muitos que vieram no ano passado, retornaram esse ano. E assim, de boca a boca, eles vão divulgando essa programação que fazemos todos os anos, com tanto carinho — explica Silvano Motta, organizador do festival e diretor de eventos do Cine Teatro.
Fernando Lobato, vice-presidente do Grupo Nós na Rua, e integrante da coordenação do festival também gostou do resultado do evento. “Fazer cultura em um país onde o próprio povo não a valoriza é muito árduo. Cultura também é a utilização da razão, e usar a razão é diferente de usar a força. É um prazer muito grande fazer esse festival. São todos, organização, platéia e atores, merecedores de nossos aplausos”, observa.
Os quesitos Melhor Texto; Melhor Figurino; Melhor Maquiagem; Melhor Concepção Sonora, Melhor Cenário e Prêmio Especial do Júri receberam troféus. Confira os agraciados:
Melhor texto: “Tabataba”, da Cia. ETHOS de Teatro, do Rio de Janeiro. Melhor ator: Allan Calisto, em “Museu vivo e o vagabundo”, da Cia. C de Teatro, de Belo Horizonte. Melhor atriz: Bia Guedes, em “A feminista”, da – Cia. Cota de Branca, do Rio de Janeiro. Melhor direção: Grupo Risco Teatral, com “A menina escondida no baú”, de Cabo Frio. Melhor concepção sonora: “Philip Glass compra pão”, do Grupo Nós em meio ao caos, de Rio das Ostras. Melhor iluminação: “Museu vivo e o vagabundo”, Cia. C de Teatro, de Belo Horizonte. Melhor maquiagem: “Philip Glass compra pão”, Grupo Nós em meio ao caos, de Rio das Ostras. Melhor figurino: “A feminista”, da Cia. Cota de Branca, do Rio de Janeiro. Melhor cenário: “Tabataba”, da Cia. ETHOS de Teatro, do Rio de Janeiro.
PINHEIRO NAS CASUARINAS, EM SÃO JOÃO DA BARRA
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto
25-01-10
Turismo
Uma noite de Bossa Nova no Balneário
A Bossa Nova foi o ritmo que predominou no último domingo, no Balneário de Atafona, com a apresentação da dupla Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Durante uma hora e meia, eles brindaram o público com um repertório repleto de belas canções, como “O barquinho”, “Chega de Saudade”, “Pela luz dos olhos teus”, “Ah, se eu pudesse”, entre outras.
— Foi um show de alto nível. Em termos de qualidade musical foi o melhor desse verão. A voz de Leila Pinheiro e o instrumental de Roberto Menescal prenderam a atração de um público fiel, que vibrava a cada música — afirmou o jornalista César de Alencar, freqüentador assíduo da programação musical do Balneário.
Com 15 discos gravados em sua carreira, a cantora teve seu primeiro trabalho dedicado à Bossa Nova em 1989, com produção de Roberto Menescal e intitulado Benção Bossa Nova. Em 1997, os dois artistas gravaram CD e DVD Agarradinhos, com grandes sucessos do gênero.
Referência no verão de São João da Barra, o projeto musical do Balneário terá, no próximo domingo, a cantora Rita Lee. Já se apresentaram nesse verão 2010, além de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, a Maria Rita e os cantores e compositores Nando Reis e Frejat.
DEU BAHIA NO CAMPEONATO DE SURF EM SÃO JOÃO DA BARRA
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
25/01/2010
Alencar
Baiano vence primeira
etapa do estadual de surf
O baiano da cidade de Itacaré radicado em Macaé, Alanderson Martins, foi o grande campeão da primeira etapa do circuito carioca de suf disputado nos dias 23 e 24 na praia de Grussaí. O evento reuniu 46 atletas do Estado do Rio, Espírito Santo e Bahia e distribuiu 15 mil reais em prêmios do primeiro ao 13º, além da pontuação para o campeonato.
A classificação dos profissionais teve ainda o capixaba de Vila Velha Michel Grattz em segundo, Leo Neves em terceiro e o carioca da Barra da Tijuca Igor Morais em quarto. Entre os amadores o campeão foi o campista radicado na Barra do Furado Cláudio Freitas. Em segundo ficou o atleta de Grussaí Renato Praiano, em terceiro o campista Frederico Vieira e em quarto o atleta de Grussaí Marcelo Ribeiro. Na categoria iniciante o campista Tomas Manhães foi o vencedor deixando Felipe Manhães de Grussaí em segundo, Leonardo Alvarenga em terceiro e Gabriel Vilela em quarto.
O presidente da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Falcão, destacou a importância dada ao esporte em São João da Barra. “Estivemos aqui em 2008 e já tinha sido muito bom, esse ano foi melhor ainda, a prefeitura deu toda a infraestrutura necessária para que tivéssemos um começo muito bom de temporada. Apesar do mar pequeno com ondas entre meio e um metro ninguém reclamou de nada e tivemos uma competição de alto nível” destacou Falcão.
domingo, 24 de janeiro de 2010
GABRIELE MOREIRA ESTREIA SITE AMBIENTAL NA BLOGOSFERA
PONTAL DE ATAFONA É EXALTADO PELA ORÁCULO PRODUÇÕES

BLOG DE RENATA JORDAN - AMBIENTE NATURAL - TRAZ FOTOS E MATÉRIAS ESPETACULARES SOBRE A BIODIVERSIDADE E OUTROS ASSUNTOS AMBIENTAIS

SEJA CONSCIENTE: PROCURE REDUZIR O CONSUMO DE SACOLAS PLÁSTICAS - EVITE SE TORNAR O "HOMEM-SACO"
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
CURIOSIDADES DO BLOG: EXISTE SÃO JOÃO DA BARRA EM PORTUGAL?

CONCURSO PÚBLICO EM SÃO JOÃO DA BARRA: NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA
NOTA OFICIAL |
Ref.: Adiamento Das Provas Do Concurso Público Convocado Pelo Edital 01/2009, De 21 De Dezembro De 2009 Em razão de ação interposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, tendo como autor o Exmo. Sr. Procurador de Justiça, Dr. Êvanes Amaro Soares Júnior, a PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA, acatando decisão da Meritíssima Luciana Cesario de Mello Novais, se vê obrigada a suspender a realização das provas do concurso público aberto pelo Edital 01/2009, para provimento de 445 cargos da Secretaria Municipal de Educação, que se realizariam amanhã(sábado, dia 23 de janeiro) e depois de amanhã (domingo, dia 24 de janeiro). A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA foi notificada da decisão judicial hoje, sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 14h30min e envidou todos os esforços possíveis no sentido de cassar a liminar, com o objetivo de manter o curso normal do CONCURSO PÚBLICO, que teve mais de 9,7 mil inscritos. Não sendo possível reformar a sentença, cabe ao Poder Executivo Municipal acatar a decisão, mesmo que esta ainda possa ser modificada a partir dos recursos que estão sendo impetrados. Ciente do dever que cabe ao gestor público e obediência aos preceitos legais e motivada pelo respeito aos candidatos que se inscreveram – sendo que centenas deles são residentes em outros municípios – a PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA ressalta que tem como prioridade a obediência ao rito processual da legislação em vigor. Acreditando na imparcialidade, mola mestra do Poder Judiciário e no espírito público, propulsor de todas as ações, a PREFEITURA acredita que em breve espaço de tempo poderá remarcar a data para realização das provas, sob a coordenação da FUNRIO – Fundação de Apoio e Pesquisa, Ensino e Assistência, instituição conceituada, de reconhecida capacidade técnica, ligada à UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Cabe destacar que a FUNRIO é realizadora de diversos concursos públicos e detentora dos títulos de Utilidade Pública Estadual e Municipal em razão do reconhecimento de seu trabalho e da lisura em seus procedimentos, tendo realizado cerca de 50 concursos públicos para diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Funai, INSS, Prefeitura Municipal de Niterói, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Furnas – Centrais Elétricas, Comlurb, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. A fim de proporcionar o esclarecimento público que o fato requer, a PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA informa, antecipadamente, que nenhum dos inscritos será prejudicado em sua condição de candidato a uma das 445 vagas oferecidas no concurso. Lamentamos profundamente possíveis transtornos que venham a ser causados, porém, cabe a nós, imbuídos da condição de gestores públicos, acatar a decisão judicial decorrente de ação do MINISTÉRIO PÚBLICO. |
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITA CARLA MACHADO COM PARECER FAVORÁVEL PELO QUARTO EXERCÍCIO CONSECUTIVO
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Bruno Costa
22 de janeiro de 2009
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITA CARLA MACHADO COM PARECER FAVORÁVEL PELO QUARTO EXERCÍCIO CONSECUTIVO
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, teve parecer prévio favorável à aprovação da Prestação de Contas de Administração Financeira referente ao exercício de 2008 emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Desde que assumiu em 2005, este é o quarto exercício consecutivo que o TCE emite este parecer positivo em análise das contas da chefe do Poder Executivo sanjoanense.
O parecer prévio leva em consideração diversos itens, entre eles, os gastos na manutenção e no desenvolvimento do ensino que devem atender ao disposto no artigo 212 da Constituição Federal, bem como as despesas com a remuneração do magistério no ensino básico observando o artigo 22 da Lei 11.494/07. Outra consideração é em relação à despesa com pessoal que deve respeitar o limite estabelecido na alínea “b”, inciso III do artigo 20 da Lei Complementar Federal 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal.
Tomando como base estas e outras inúmeras considerações, o conselheiro revisor, Jonas Lopes de Carvalho Junior, emitiu parecer prévio favorável. Os técnicos do TCE são responsáveis por fazerem uma análise específica e metodológica das contas examinadas, ficando o julgamento por conta das Câmaras Municipais.
“Desde os primeiros dias de governo do primeiro mandato aplicamos uma política de transparência, trabalhando com um estafe experiente e capaz de atender a todas as exigências que a legislação nos impõe. Seguindo este caminho pudemos implementar diversos projetos dentro do município, beneficiando diretamente a nossa população”, ressalta a prefeita Carla Machado.
Ela acrescenta que nunca se investiu tanto no município. “No final do ano passado lançamos um pacote de obras de 80 milhões de reais focando áreas de saúde, educação, ambiente, administração e infraestrutura. Já restauramos prédios históricos, trouxemos cursos técnicos, investimos no turismo, na qualificação profissional e na geração de trabalho e renda. Cooperativismo e Empreendedorismo também foram setores fortes de nossa gestão. Tudo isso com muita responsabilidade com o dinheiro público e respeito ao cidadão”, finaliza.
EMATER SE REÚNE COM AS SECRETARIAS DO GOVERNO MUNICIPAL PARA CONTINUIDADE DO PROJETO RIO RURAL GEF
DEFINIÇÃO DE CRONOGRAMA DE TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MICROBACIA DO CANAL DEGREDO FOI TEMA DE REUNIÃO NA SEMASP
Nesta manhã de sexta-feira, 22, reuniram-se nos recintos SEMASP, representantes de diversas secretarias do Governo Municipal com os representantes da EMATER, no propósito de definirem as atribuições de cada setor para darem prosseguimento ao projeto Rio Rural Gef, que tem a finalidade de preservar os mananciais, a mata ciliar, a produção agrícola familiar e educação ambiental nas escolas e nas comunidades do entorno da microbacia do Canal Degredo.
O Sub-secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, recebeu os presentes e fez as anotações de praxe, verificando as demandas que surgiram tanto no diagnóstico rural participativo (DRP) e no Plano Estratégico de Microbacia (PEM), quanto nas rotinas administrativas em geral.
O supervisor local da EMATER, Luiz Fernandes Silva apresentou aos presentes o banner e folderes do projeto, além de outros relatórios de acompanhamento das ações, desde o lançamento do mesmo. Ficou acordado entre os presentes, a realização de uma reunião na sede da EMATER, no próximo dia 27/01/10, quarta-feira, às 9 horas, localizada na Avenida Barão de Barcelos, altos da Rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro, centro, para atualização do Plano Estratégico de Microbacia, que prevê ações de curto e médio prazo para o sucesso do projeto. A reunião é pública e interessados poderão participar.
AVENTURAS NA TABA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESPAÇO DA CIÊNCIA
ESPAÇO DA CIÊNCIA MARIA DE LOURDES COELHO ANUNCIAÇÃO REALIZOU MOSTRA DE CINEMA AMBIENTAL EM PARCERIA COM A SEMASP
O Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona, vem tendo uma vasta programação neste período de verão. Não poderia ser diferente com a questão da Educação Ambiental, que merece destaque nas ações feitas em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.
A realização da mini-mostra de curta-metragens ambientais, nesta quinta-feira passada, no quioscão do Espaço da Ciência, em parceria com a SEMASP, rendeu ótimos frutos. Foram apresentados ao público infantil e adulto, três filmes ambientais com duração aproximada de 5 minutos cada um, da famosa série francesa “Meu Pequeno Planeta”. Os temas abordados nos filmes foram reflorestamento, conservação do solo e redução de consumo, com os personagens Hugo, Ana e a aranha mágica - que detém o poder do tempo - Suzy.
O público infantil acompanhado de seus pais, após assistir aos filmes, participou de um debate interativo com o educador ambiental Andre Pinto – do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP - destacando-se várias crianças que responderam às perguntas feitas por Andre sobre os filmes ambientais apresentados. “Foi uma imensa satisfação saber do grau de instrução e consciência ambiental das crianças presentes”, afirmou Andre Pinto.
O performista Luiz Henrique, técnico em meio ambiente da SEMASP, com auxílio do Técnico Ambiental Marco Pacheco, ainda promoveu uma dinâmica de grupo no palco de apresentações do quioscão, com as crianças presentes. Luiz Henrique, conhecido carinhosamente como “Lulu”, que já fez diversos personagens em suas apresentações nas escolas municipais, trabalhou o lado da consciência ambiental dos presentes, fazendo encenações sobre o ciclo da água, reflorestamento e preservação da fauna, utilizando como cenário os próprios participantes.
“Este é um trabalho de improviso e que mexe muito com a criatividade das crianças”, afirmou Luiz Henrique.
NESTE SÁBADO E DOMINGO: SURF PRA VALER
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
20/01/2010
Alencar
Circuito Brasileiro de surf em
Grussaí no fim de semana
A prefeitura de São João da Barra e a Associação Barra Surf Clube vão organizar, nos 23 e 24 de janeiro, na praia de Grussaí, a partir das 8 horas da manhã, o Freesurf Pro Rio que vale pela primeira etapa do estadual carioca em 2010. A competição é válida pelo Circuito Brasileiro do esporte e o campeão carioca participa do super surf, que reúne os 24 melhores surfistas do país.
No sábado haverá uma seletiva aberta para os atletas da categoria amador. Os primeiros 16 participam e os quatro melhores se classificam para as finais do profissional no domingo. Simão Romão, atual campeão carioca da temporada 2009, já confirmou presença. O evento vai distribuir 15 mil reais em dinheiro para os primeiros colocados, além de pontos no circuito.
Paulo Parente, organizador e presidente da Barra Surf Clube, disse que a estrutura é a melhor que existe no país. “Estamos esperando cerca de 80 atletas aqui em Grussaí, por isso preparamos o que há de melhor em campeonatos do esporte no Brasil. O que o público vai ver aqui é coisa de primeiro mundo em matéria de surf. O palco por exemplo será de dois andares, as notas dos surfistas serão todas informatizadas e o resultado sai na hora. Quem gosta de esporte não pode deixar de conferir” finalizou Paulo.
CINE TEATRO TRAZ ESPETÁCULO BASEADO NO LIVRO ELITE DA TROPA, NESTE DOMINGO

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
21/01/2010
Carla Cardoso
Espetáculo baseado no livro Elite da Tropa neste domingo no Cine Teatro São João
Com texto de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Marcia Zanelatto, a elogiada montagem “Confronto”, vai ser apresentada no palco do Cine Teatro São João, em São João da Barra, no próximo domingo, dia 24, às 20h30. O espetáculo faz parte do projeto estadual Circuito de Artes, que brindou São João da Barra com apresentações teatrais e também um show musical. A entrada é franca.
A peça, que tem 100 minutos de duração, é uma livre adaptação para o teatro do livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Soares, A. Batista e R. Pimentel, obra que também deu origem ao longa nacional “Tropa de Elite”, sucesso de público e crítica.
A história poderia se passar em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, ao falar das relações do poder com o crime. Luiz Felipe é Secretário de Segurança do Estado. Limpo, bem intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, ele tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem fazendo a duras penas. Ele enfrenta os corruptos, as deformações do sistema, tem consciência das dificuldades e dos vícios brasileiros, mas acredita na confiança que o governador lhe dedica.
Tudo Começa quando Santiago, um capitão da PM, oferece um plano de ascensão ao Chefe da Polícia Civil, o ambicioso Vitor Graça. Para isso, Santiago arma uma guerra violenta entre duas facções do crime. Manda seqüestrar a mulher do líder do Comando Vermelho, pondo a culpa do crime no Terceiro Comando.
O plano, aparentemente infalível, não dá certo, graças a um imprevisível golpe do destino. Os traficantes do Comando Vermelho descem para o asfalto, causando o maior ataque que a cidade jamais viu: a Sangrenta Madrugada Sangrenta.
Apesar de ser uma história de ficção que não pretende retratar nenhuma pessoa ou fato real, trata-se de uma obra muito bem informada sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão carioca, ou melhor, brasileiro. Com 19 atores em cena, a leitura atenta do “Confronto” revela uma esmagadora fé de que o problema da segurança pública tem solução.
A primeira atração do projeto, que tem parceria com a prefeitura de São João da Barra, foi o show do grupo Farofa Carioca que movimentou com muito suingue a praia de Grussaí no último domingo, dia 17.
Ficha Técnica
Texto: Luiz Eduardo Soares, Domingos Oliveira e Márcia Zanelatto
Direção: Domingos Oliveira
Cenários e Figurinos: Ronald Teixeira e Leobruno Gama
Iluminação: Russinho
Supervisão de Iluminação: Maneco Quinderé
Produção: Renata Paschoal
Personagens e Atores:
Luiz Felipe, Secretário de Segurança – Michel Bercovitch
Vitor Graça, chefe da Polícia Civil – Camilo Bevilacqua
Santiago, capitão da PM – Delson Antunes
Renata Palhares, assistente social em Bangu I – Renata Paschoal
Fraga Comandante da PM – Luiz B. Neto
Delegado Luizão França – José Roberto de Oliveira
Governador da cidade – Paulo Giardini
Amílcar, da Inteligência – Moisés Bittencourt
Vaz, da Inteligência – Fernando Gomes
Alicia, secretaria de Luiz Felipe – Martha Tupper
Moisés, Chefe do Comando Vermelho – Marcello Pio
Michele ex stripper, mulher do traficante – Graziella Schmitt
Baby psicólogo amigo de Renata Palhares – Marcelo Mendonça
Aliosto e Piloto - Alexandre Mofati
Repórter e Diretor do Presídio - Adriano Pettermann
Camareiro de Michele - Eduardo Bastos
Sininho - Lincoln Vargas
Paraná do Terceiro Comando - Lori Santos
Miranda - Luiz Machado