Foto: Ângelo Nani e Evandro Mesquita , da Banda Blitz, em apresentação recente no Novo Balneário de Atafona.
Foto: Ângelo Nani se apresentando em festivais de blues pelo país.
Foto: A gaita mágica de Ângelo Nani.
O meu amigo de longa data, Ângelo Nani, vai tocar novamente no novo Balneário de Atafona neste sábado, dia 16/01, a partir das 16 horas. Andre Pinto, Ângelo Nani e outros amigos já vivenciaram muitas aventuras ao som do mais puro blues, como tomar banhos de cachoeira e pegar caronas nas carrocerias dos caminhões que subiam a Serra dos Órgãos em Teresópolis. Nas praias de Atafona em luais inesquecíveis ou na Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro, onde contemplavam o pôr do sol ao som da gaita mágica do Nani! São muitas histórias a serem contadas! Aquele prédio de laranjeiras, local de reunião do grupo de amigos, era uma ebulição musical! Desta forma, o blog de Andre Pinto faz uma homenagem ao Nani, criando um espaço neste blog para entrevistas. Vamos lá!
ENTREVISTA COM O MÚSICO ATAFONENSE ÂNGELO NANI
Nome completo: Angelo Nani
Nome artístico: Nani Blues Player
Local de nascimento:Campos dos Goytacazes
Morador de: Atafona.
Quanto tempo está na música?:
R:INICIEI EM 89, COMECEI A TOCAR PROFISSIONALMENTE EM SHOWS POR VOLTA DE 94 E ATE HOJE ESTOU NA ESTRADA RSRS..
Quem te influenciou a tocar blues? E porque escolheu a gaita como instrumento para suas apresentações?
R: FOI OUVINDO ALGUNS PROGRAMAS DE RÁDIOS DE JAZZ E BLUES QUE ME FIZERAM APAIXONAR PELO BLUES E QUANDO GANHEI UM DISCO DE PRESENTE DE UM AMIGO QUE HAVIA CHEGADO DA EUROPA E TAMBÉM MORADO EM CHICAGO/USA DURANTE MUITO TEMPO. E ENTÃO QUANDO OUVI NO BLUES UM SOM ENCANTADOR QUE PENETROU NA MINHA ALMA, NO MEU CORPO, NA MINHA VIDA, FIQUEI PENSANDO QUE SOM É ESSE, QUE INSTRUMENTO É ESSE E DEPOIS DE ALGUM TEMPO DESCOBRI QUE ERA A GAITA. AI PENSEI, VOU COMPRAR UMA GAITA E APRENDER. MAS NA EPOCA, NÃO HAVIA PROFESSOR OU QUALQUER MEIO DE INFORMAÇÃO SOBRE ESTE INSTRUMENTO, NÃO TINHA INTERNET. ENTÃO TIVE QUE FICAR ESCUTANDO VARIAS VEZES A MUSICA PARA ENTENDER AS TECNICAS E OS EFEITOS QUE ERAM UTILIZADOS PELOS GRANDES GAITISTAS DAQUELA EPOCA. ENFIM COMECEI A PESQUISAR EM ALGUNS LIVROS E OUVIR MUSICAS QUE TINHAM SOM DE GAITA OU SEJA O BLUES. PORQUE A GAITA É UM INSTRUMENTO AINDA MISTERIOSO, POIS VOCÊ NÃO CONSEGUE VER O QUE O GAITISTA FAZ QUANDO SOPRA E CRIA OS SOLOS, É DIFERENTE DO SAXOFONE E DA GUITARRA QUE VOCÊ VÊ E OUVE O QUE ESTA SENDO EXECUTADO. ENTÃO, COM A GAITA, É O NOSSO OUVIDO QUE VAI FUNCIONAR COMO UM RECEPTOR DE MENSAGENS ONDE DEPOIS DE UM BOM TEMPO VAMOS ESTAR APTOS A ENTENDERMOS QUAIS EFEITOS, QUAIS TÉCNICAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS. ENFIM É ESSENCIAL OUVIR MUITO SOM DE GAITA E PEGAR AULAS PARA APRENDER A TOCAR A GAITA DE BLUES.
Você toca outro instrumento? Se positivo, Qual?
R: UM POUCO DE VIOLÃO, MAS SÓ EM CASA RSRSRS...
Você participou da Banda Campista "Avyadores do Brasil". Quanto tempo ficou na Banda? O que te ajudou em participar desta banda conhecida nas região?
R: NO INICIO EU ASSISTIA OS SHOWS DESSA BANDA E PENSAVA, ESSA BANDA TEM UM ESTILO LEGAL, TOCAM BLUES, ACHO QUE A MINHA GAITA SE ENCAIXA. E EU ESTUDAVA NA SALA DO GUITARRISTA DA BANDA, MEU AMIGO ALBERTO. QUE ME DEU MUITO INCENTIVO E UM DIA ME LEVOU NO ENSAIO, AÍ A GALERA GOSTOU E COMECEI A FAZER ALGUMAS PARTICIPAÇÕES E DEPOIS FUI FICANDO, FICANDO E SE PASSARAM 11 ANOS, POIS EM 2005 E RESOLVIR MONTAR MEU TRABALHO SOLO. MAS ATÉ HOJE SOU CONVIDADO E FAÇO ALGUMAS APRESENTAÇÕES COM A BANDA AVYADORES..
Porque você saiu da banda Avyadores do Brasil?
R: EU TINHA UM PROPÓSITO DE TOCAR O BLUES E MÚSICAS QUE DESSEM BASTANTE ÊNFASE AO SOM DA GAITA, OU SEJA, A GAITA SERIA O INSTRUMENTO PRINCIPAL E NA BANDA ELES TINHAM OUTRO OBJETIVO. ENTÃO RESOLVI CRIAR O MEU PROJETO MUSICAL E ENCARAR A ESTRADA DA MÚSICA. MAS ATE HOJE, SOMOS TODOS GRANDES AMIGOS..
Você adotou Atafona como seu refúgio e local onde abriga sua família, porque a escolha?
R: DESDE DE CRIANÇA EU VINHA PARA ATAFONA, OS MEUS TIOS SÃO MORADORES ANTIGOS DAQUI, COMO O DR. GILSON E DONA MARCIA. ENTÃO, TODO FIM DE SEMANA, EU VINHA COM MEUS PRIMOS. AÍ COMECEI A CONHECER O MAR, AS ONDAS, O SURF,O RIO, O PÔR DO SOL, O PONTAL, OS AMIGOS E ME APAIXONEI POR ESTE LUGAR ENCANTADOR QUE É ATAFONA. OS MELHORES MOMENTOS DA VIDA FORAM AQUI, AMO ESTE LUGAR.. FOI AQUI TAMBÉM QUE ENCONTREI O AMOR DA MINHA VIDA!
Quais os locais mais interessantes que você já se apresentou, seja com a Banda Aviadores do Brasil, seja em sua carreira solo?
R: JÁ ME APRESENTEI EM VÁRIOS EVENTOS INTERNACIONAIS DE JAZZ E BLUES, ENCONTROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE MOTOCICLISTAS, EM FEIRAS DE NEGÓCIOS, EXPOSIÇÕES, SESC BLUES, EM UNIVERSIDADES, ENFIM, TODOS FORAM IMPORTANTES PARA A DIVULGAÇÃO DO MEU TRABALHO..
Como você vê o movimento musical em São João da Barra? Pode-se considerar SJB como um celeiro de bons artistas da música?
R: CLARO QUE SIM, AQUI TAMBÉM TEM GRANDES MÚSICOS E ARTISTAS, EXISTEM VÁRIAS BANDAS E EU FICO MUITO FELIZ QUANDO VEJO AS CRIANÇAS ESTUDANDO VIOLÃO E OUTROS INSTRUMENTOS DE BANDA. QUANDO VEJO AS ESCOLAS DE DANÇA FAZENDO APRESENTAÇOES E INCENTIVANDO A ARTE DA DANÇA, QUANDO VEJO OS GRUPOS DE TEATRO SE APRESENTANDO, ENFIM, ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA ARTE HISTORICA E CULTURAL DE UMA CIDADE, MAS ACHO QUE É NECESSARIO UM APOIO MAIOR, AS COISAS ESTÃO CAMINHANDO E A TENDÊNCIA E MELHORAR. AS SECRETARIAS DE GOVERNO TEM QUE BUSCAR O APERFEIÇOAMENTO A CADA INSTANTE E VALORIZAR AINDA MAIS OS ARTISTAS.
Como você vê o incentivo cultural aos jovens artistas no município de São João da Barra?
R: ACHO QUE A ESCOLA DE MÚSICA DOS OPERÁRIOS TEM FEITO SUA PARTE, A AMÉDIO VENÊNCIO DA COSTA TEM FEITO SUA PARTE, NO CINE TEATRO TEM ACONTECIDO GRANDES EVENTOS TEATRAIS, MAS O NOVO PALÁCIO CULTURAL NÃO PODE PARAR, NO MEU PONTO DE VISTA, POIS ALI SERIA O NUCLEO DE TODAS AS ARTES DESTA CIDADE; UMA ESTRUTURA DAQUELE PORTE MERECE UMA GRANDE ATENÇÃO. ALÉM DE SER UM LUGAR HISTORICO, APOS SUA RESTAURAÇÃO, FICOU LINDO E ALI SERIA O PONTO DE REFERÊNCIA, ONDE TODOS OS JOVENS PODERIAM APRENDER PIANO, VIOLÃO, VIOLÃO CLASSICO, GAITA, PINTURA, ENFIM UMA VARIEDADE DE ARTES E CULTURA SEM LIMITES.
O que sentiu do público, quando fez a sua primeira apresentação em São João da Barra?
R: SURPRESOS, E ATRAÍDOS PELO SOM DA GAITA, A RECEPTIVIDADE FOI MUITO BOA, ALÉM DOS MEUS AMIGOS E AMIGAS DAQUI QUE CURTEM O ROCK, BLUES E UMA BOA MÚSICA BRASILEIRA. O PÚBLICO NO GERAL TAMBÉM CURTE MUITO O SOM DA GAITA, E O BLUES. QUANDO TEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER NOVOS ESTILOS MUSICAIS, ELES SE INTERESSAM e GOSTAM MUITO..
A sua participação tocando blues em anos anteriores nos Encontros Nacionais de Motociclistas aqui em São João da Barra deixou muita gente contente. Há algum entendimento para você tocar neste ano novamente?
R: ESPERO QUE SIM, POIS O MEU TRABALHO MUSICAL E ESTILO TEM TUDO A VER COM ESSE TIPO DE EVENTO. OS MOTOCICLISTAS GOSTAM DE BLUES E ROCK. É ISSO QUE TOCO A VIDA TODA. NO ANO PASSADO FIQUE DE FORA, MAS ESSE ANO TUDO VAI DAR CERTO.
Você, além de músico é cantor e compositor? Mencione algumas músicas que já cantou e /ou compôs.
R:PELA ESTRADA, BOOGIE WOOGIE NANI (INSTRUMENTAL), BAIÃO E BLUES (INSTR.), MA BABY, VÔO DE BACKSIDE, ETC..
Qual foi a sua sensação ao tocar ao lado do Evandro Mesquita, num dueto fenomenal de gaitas, no Novo Balneário de Atafona, neste verão?
R: PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE DEDICAR AQUELE MOMENTO À TODOS OS MEUS AMIGOS, AOS MÚSICOS, AOS ARTISTAS EM GERAL E À TODOS AQUELES QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA ,SEMPRE INCENTIVARAM E APOIARAM O MEU TRABALHO MUSICAL.
JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE SER CONVIDADO E TOCAR COM GRANDES ARTISTAS DE BLUES NACIONAIS E INTERNACIONAIS CONHECIDOS NO MUNDO INTEIRO, MAS COM A BANDA BLITZ E O EVANDRO FOI DIFERENTE, POIS FOI AQUI EM ATAFONA, NA MINHA CASA,NO BALNEÁRIO, NUM LUGAR ENCANTADOR ,ONDE ESTAVAM TODOS MEUS AMIGOS,MEUS COMPANHEIROS E A ENERGIA QUE ROLOU NAQUELE MOMENTO FOI FANTÁSTICA!!! ME SENTI VOANDO NUMA NAVE ESPACIAL RSRSRSRS...
O que a municipalidade poderia fazer para difundir o blues ainda mais?
R: FAZENDO EVENTOS LIGADOS AO JAZZ E BLUES, COMO OS FESTIVAIS QUE ACONTECEM NAS CIDADES DE RIO DAS OSTRAS, BÚZIOS, OURO PRETO/MG, RECIFE, SESC CAMPOS/RJ, RIBEIRÃO PRETO/SP ETC. E TAMBÉM DANDO MAIS ESPAÇO PARA ESSE ESTILO NAS PROGRAMAÇÕES, MAS NÃO SÓ AO BLUES, POIS AQUI, TEMOS ÓTIMAS BANDAS DE ROCK E DE JAZZ COMO: A BRAZILIAM JAZZ BAND, A VIA AÉREA,DELLOREON, REBENS, TB6, QUE SÃO ANTIGAS E TEM POTENCIAL DE SE APRESENTAREM EM QUALQUER EVENTO QUE ACONTEÇA NA CIDADE. ACHO QUE O INCENTIVO TEM QUE PARTIR DAÍ, COLOCANDO AS BANDAS LOCAIS NAS PROGRAMAÇÕES PARA ABRIREM OU FECHAREM OS SHOWS DE PORTE NACIONAL OU INTERNACIONAL. NÓS, MUSICOS, FICAMOS TRISTES POR NÃO PARTICIPAR-MOS DO FESTIVAL DA PRIMAVERA, POIS COM CERTEZA, TERIÁMOS CONDIÇÕES DE APRESENTAR UM TRABALHO MUSICAL DE QUALIDADE PARA PÚBLICO. ESPERAMOS QUE NO PRÓXIMO FESTIVAL, AS BANDAS DA CIDADE TENHAM ESPAÇO E TAMBEM PARTICIPEM, E QUE SEJA UMA FESTA MAIS LINDA DO QUE FOI NO ANO PASSADO.
Deixe uma mensagem aos jovens que gostam da boa música e que tenham vontade de aprender a tocar algum instrumento.
R:. DEDICAÇÃO, AMOR, PACIÊNCIA, HUMILDADE E ACREDITAR NOS SEUS SONHOS. PORQUE UMA HORA, A OPORTUNIDADE APARECE...
O blog agradece imensamente a entrevista dada por Nani Blues Player!
AULAS DE GAITAS & EVENTOS MUSICAIS -
angelonani@bol.com.br -
(22)99442839
"A MÚSICA É UMA ARTE QUE COLORE A VIDA, DÁ BRILHO E ENFEITA O MUNDO"
by ÂNGELO NANI
Nenhum comentário:
Postar um comentário