terça-feira, 2 de novembro de 2010

FINADOS EM SJB - QUANDO A RELIGIOSIDADE SE MISTURA COM O TURISMO FÚNEBRE

Foto: O concorrido túmulo de Allan Kardec, em Paris, na França.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TURISMO FÚNEBRE ? Como guia em turismo regional e cadastrado na Turisrio, afirmo que este segmento de turismo ou tipologia turística é muito conhecida em alguns países da Europa, principalmente na Inglaterra e França. Nos Estados Unidos, o fenômenos maiores são com as visitações ao túmulo do pop star Elvis Presley e os túmulos da família Kennedy, por exemplo. Na França, encontramos os túmulos de Allan Kardec e Oscar Wilde, entre outros.
Jazigo do escritor Oscar Wilde, em Paris. “Pouca sinceridade é uma coisa perigosa,
e muita sinceridade é absolutamente fatal.”
Oscar Wilde foi um escritor irlandês cultuado no mundo todo. Autor de "Retrato de Dorian Gray", morreu no dia 30 de novembro de 1900 e foi enterrado no Cemitério Père Lachaise, Paris. “O amor que não ousa dizer o nome” era como Wilde denominava o amor homossexual. E foi por causa deste amor que, após dois anos de prisão no Reino Unido, Wilde acabou se exilando na França.Seu túmulo traz centenas de marcas de batom dos visitantes, fãs e seguidores. NO BRASIL Aqui no Brasil esse turismo vem se destacando tímidamente, mas, com alguns reflexos positivos a exemplo do túmulo de Ayrton Senna, Dercy Gonçalves e o Ex-presidente JK e Tancredo Neves, este último, cheguei a visitar em São João Del Rei, em Minas Gerais no ano de 2005. Citem-se também os de Cazuza, Carmem Miranda, Casemiro de Abreu, além de uma parte dos restos mortais de Tiradentes em Ceboulas, RJ. São muitos os vultos que estão enterrados pela terra brasilis e daria uma lista imensa. Muitos são os famosos falecidos que repousam eternamente, espalhados nos diversos cemitérios pelo Brasil a fora. Alguns estão protegidos por enormes jazigos familiares nas mais variadas estruturas e estilos, enquanto outros, repousam ad perpetum em túmulos com apenas algumas poucas inscrições. Outros mais não tem seus túmulos preservados e sofrem até ataques de vândalos em busca de aventura ou saque de algum objeto de valor comercial. Foto: O concorrido túmulo do Cazuza, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. EM SÃO JOÃO DA BARRA Em São João da Barra, esse turismo tem grande potencial para crescimento, levando-se em consideração sua característica de cidade turística e que tem um cunho de identidade cultural muito expressiva com a existência pretérita de personalidades de vulto como Barões, Viscondes, senhores de engenho, cônsules, deputados, escritores, jornalistas, dramaturgos, carnavalescos e políticos em geral. Não só da história de personalidades pode o visitante de um cemitério querer se informar. O visitante pode admirar as verdadeiras obras de arte que o interior de um cemitério oferece, como as peças de mármore carrara esculpidas à mão, as peças de bronze bem trabalhadas em forjas, e alguns túmulos com feições bem diferentes, citando aqui como exemplo o túmulo do Vice-Cônsul Português que está sepultado em São João da Barra e que tem formato de um obelisco. São João da Barra tem muito a oferecer quanto à história e a obras de arte fúnebres de relevante valor. O feriado de finados está aí e você pode fazer um turismo fúnebre bem interessante neste dia 02 de novembro.
Veja algumas fotos tiradas nos cemitérios da sede - São João Batista e Amparo, no 5º Distrito:
Foto: Jazigo dos Aquino (Joaquim Thomas de Aquino Filho - filho do fundador das Indústrias Thoquino)
Foto : André Pinto com sua filha Eloína no Túmulo do Barão de Barcelos, em Amparo, São João da Barra-RJ
Foto: Inscrição do Jazigo do Barão de Barcelos e o desenho da coroa de baronato, dada por D. Pedro II.
Foto: Um dos anjos do Túmulo do Barão de Barcelos (sem as asas - que foram retiradas por vândalos)
Foto: Arcanjo do Túmulo do Barão de Barcelos, em Amparo - São João da Barra - RJ

Foto : Uma imagem belíssima de Nossa Senhora da Penha, feita em bronze, localizada no Cemitério do Amaparo, 5º Distrito de São João da Barra - RJ

Nenhum comentário: