quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ O BARRA FANTASY FOLIA EM OUTUBRO

Foto: Integrantes do Bloco fundado pelo jornalista sanjoanense Edwigens Monteiro, chamado "Você me conhece?", prometem estar no evento do Barra Fantasy Folia. Crédito da foto: Maysa Inês - SJB. (Rua dos Passos - Carnaval 2009)
A equipe do TREME TERRA inova mais uma vez com um evento que promete deixar recordações para os que gostam das badalações da vida noturna. Trata-se do BARRA FANTASY FOLIA , que ocorrerá no próximo dia 10 de outubro com a participação de diversos animadores e DJs locais. A equipe do TREME TERRA já está com o automóvel de publicidade nas ruas vendendo os ingressos do evento, que por enquanto, estão custando R$10,00 reais (nesta primeira leva), mas que poderão subir de preço de acordo com a aproximação do evento. A equipe TREME TERRA só adverte que os participantes do BARRA FANTASY FOLIA deverão estar fantasiados no ato da entrada e permanência no salão do Clube "O Chinês", na sede da cidade de São João da Barra. Em parceria com a loja de fantasias de Rose Gaia, a equipe TREME TERRA colocará no dia do evento, uma tenda para vendas de fantasias e apetrechos temáticos para que os participantes que não tiverem tempo de se arrumar, terem a chance de entrar à caráter. Este evento acaba gerando renda para outras atividades que dependem exclusivamente do carnaval para venderem suas mercadorias que ficam estocadas durante o ano inteiro. Resta saber se no salão será permitido o uso de sprays espumas de serpentinas, que muitos reclamam um pouco. Outubro é um mês em que as pessoas costumam se fantasiar por causa das comemorações do Rallowen (dia 31), mas confesso que não curto muito essa comemoração. No caso do baile à fantasia eu acho muito legal e parabenizo a equipe TREME TERRA por mais esta empreitada. Bem que a brava turma que trabalha no Porto do Açu poderia ir de uniforme de trabalho, daqueles laranjas fosforescentes e com capacete. Seria interessante. Uma fantasia econômica! A minha cidade natal de Teresópolis já está na sua 25ª edição do Terê Fantasy e o evento tomou uma proporção gigantesca! Assim esperamos como o BARRA FANTASY FOLIA ! Conheça como é o TERÊ FANTASY , de Teresópolis. Sucesso rapaziada!

FAMOSO DENTISTA SANJOANENSE AFIRMA TER DESCOBERTO A CAUSA DO PROCESSO EROSIVO DE ATAFONA

O nosso amigo poeta, compositor, escritor e dentista Beldo Valle Macedo, conhecido carinhosamente por "Beldinho", em conversa ontem, em frente ao seu consultório odontológico localizado na Av. Joaquim Thomás de Aquino Filho, comigo e com o jornalista e escritor Carlos Sá, afirmou com convicção que sabe das causas e soluções do fenômeno do processo erosivo das praias de Atafona. Beldinho, que é um atafonólogo de carteirinha, pois tem uma "vivenda" naquela mística praia, desafia os questionamentos do geólogos, oceanógrafos e cartógrafos! Diz Beldinho: - Eu sei o que está causando este fenômeno de processo erosivo! Quero debater com os cientistas!. Beldinho, está quase todos os dias atendendo em seu consultório na sede deste município e quem quiser saber mais sobre suas teses, é só procurá-lo ou desafiá-lo em seus conhecimentos multifacetados! Quem o desafia? Valeu Beldinho!

CÂMARA DE SJB REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PPA NESTA QUINTA-FEIRA

Foto: Vereador Alexandre Rosa, Presidente da Câmara Municipal de São joão da Barra
Câmara SJB realiza audiência pública do PPA nesta quinta-feira A Câmara Municipal de São João da Barra realiza audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2010/2013, nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 17h. De acordo com o presidente da Casa, Alexandre Rosa, estará aberto à participação ao público, que poderá expor suas propostas para a elaboração do mesmo. - O PPA estabelece os projetos e programas de longa duração definindo objetivos e metas das ações públicas de nosso município, por isso, a participação da população é de suma importância para que possamos elaborá-lo. As pessoas poderão participar diretamente trazendo suas propostas – explicou Alexandre. O PPA é dividido em planos de ações e cada plano deverá conter o objetivo, órgão do governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento da União, regionalização do plano, etc. Embora tecnicamente todos os projetos do PPA sejam importantes e necessários para o desenvolvimento sócio-econômico, dentro do mesmo já são estabelecidos projetos que detêm de maior prioridade na sua realização. Nas diretrizes estabelecidas em cada plano, é fundamental a participação e apoio das esferas inferiores da administração pública, que sem dúvida têm mais conhecimento dos problemas e desafios que são necessários enfrentar para o desenvolvimento sustentável local. Fonte: www.camarasjb.rj.gov.br seg, 28/09/2009 - 18:56 — lilian

CURIOSIDADES: UM IPÊ QUE REBROTOU EM UM POSTE - A FORÇA DA VIDA

Foto: Um Ipê ressurge de um poste em Rondônia. Clique na imagem para conhecer melhor esta história inacreditável, que tem as mãos de DEUS. Recebi um e-mail de meu tio e grande eco-amigo, o Dentista Manoel da Silva Pereira, da ONG Brasil-Link, de Teresópolis que traz uma história pra lá de interessante sobre uma árvore Ipê Amarelo que foi cortada para virar um poste em Rondônia. Mas a força e vontade de viver e procriar, fez com que o Ipê amarelo ressurgisse "das cinzas" da maldade humana e fizesse explodir o amarelo ouro da árvore símbolo do Brasil! Impressionante mesmo! Para ver a história por completo, clique na imagem para ampliá-la. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu diversas mudas de Ipê de cores variadas para serem distribuídas em breve nos Distritos Sanjoanenses, além de outras espécies frutíferas e decorativas. Em breve serão divulgadas as datas de distribuição, os locais e horários.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

AÇU TERÁ JUSTIÇA GRATUITA ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA

Foto: Praia do Açu- que é um atrativo para o povo hospitaleiro daquela localidade - em dia de fúria. Crédito da foto: Andre Pinto - Arquivo.
Prefeitura de São João da Barra Secretaria de Comunicação Social Fabricio Berto 29-09-09 Justiça Gratuita chega para facilitar a vida dos moradores do Açu Atendendo a reivindicação dos moradores da praia do Açu a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, disponibiliza a partir de hoje (quarta-feira), os serviços da Assistência Jurídica Municipal Gratuita que provisoriamente estará funcionando todas as quartas, das 13h às 17h, em uma sala anexa ao Posto de Saúde da Praia do Açu. Segundo a prefeita, o objetivo é facilitar o acesso à justiça gratuita da população do 5º Distrito, além de proporcionar economia com as despesas de locomoção das pessoas e aumento do tempo pra resolver outros assuntos. “Antes as pessoas precisavam se dirigir até o Centro ou na Subprefeitura de Sabonete para ter acesso à Justiça gratuita e hoje estamos trazendo o atendimento mais perto da população”, comentou a prefeita, que em breve anunciará outras localidades que serão beneficiadas com o mesmo serviço. De acordo com a gerente da Assistência Jurídica, Elisabete Assis Rangel, os serviços jurídicos que serão prestados na praia do Açu são relacionados à Previdência Social, inventários e vara de família (separação, divórcio, pensão alimentícia), além de assistência aos produtores rurais em relação ao decreto estadual 41.584 que trata da desapropriação de 4,8 milhões de metros quadrados de área de interesse industrial para expansão do Porto do Açu. — Nossa intenção é prestar assistência aos produtores rurais, esclarecendo dúvidas nesse período de processo de levantamento de dados e negociação e fazendo com que eles se sintam amparados pelo Poder Público Municipal — disse Elisabete. Foto: Será que os dizeres do folder institucional acima permanecerão com as mesmas características para as próximas gerações ?.

MAIS PONTOS COMERCIAIS ESTÃO SENDO ABERTOS EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: No local onde havia um antigo prédio ao lado do supermecado Biamar, hoje tem um pequeno centro comercial, já com lojas funcionando na rua João Francisco de Almeida. Crédito da foto: Andre Pinto.
É de se notar que está havendo um ritmo acelerado de construções civis para fins comerciais em nossa querida São João da Barra e o mercado imobiliário está vendo um reaquecimento gradativo. O comércio sanjoanense está se fortificando e , segundo Renê Azeredo, Presidente da ACISA - Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de São João da Barra, muitos comerciantes estão procurando se associarem na ACISA para obtenção de benefícios empresariais e consultorias. Renê Azeredo, que é proprietário da Loteria da Sorte , em São João da Barra, nos conta que a ACISA - que andou algum tempo com suas contas no vermelho - está agora em superávit e podendo respirar um pouco mais, por causa da adimplência de seus sócios e colaboradores. Além da recuperação financeira, a fidelidade dos associados é mantida por meio dos benefícios alcançados durante os meses de seu mandato. A ACISA até melhorou o seu ambiente interno com a aquisição de aparelho para melhor ventilar o ambiente para os sócios, diz Renê Azeredo. A verdade é que a gente está vendo o comércio aumentar e um exemplo disso é que proprietários de terrenos próximos à Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho estão construindo prédios com várias lojas de lada a lado. Assim também ocorre com a rua dos Passos e a Avenida Rotary. Também há sinais de construção e reparos na Av. Joaquim Thomás de Aquino Filho. O poder aquisitivo aumenta, as vendas aumentam - matemática de economia simples mesmo!. Vale lembrar que a Prefeitura Municipal de São João da Barra está com o Projeto empresa Legal em pleno funcionamento, o que fomenta ainda mais a criação de microempresas no território e também o projeto Prominc, que visa a criação de pequenas cooperativas.

MAIS MANICURE E CABELEIREIROS SÃO LANÇADOS NO MERCADO SANJOANENSE

Imagem: As manicures e cabeleireiras sanjoanenses poderão reproduzir os cortes das grandes atrizes nacionais e internacionais a partir de agora. Crédito da imagem: busca google.
Prefeitura de São João da Barra Secretaria de Comunicação Social Fabricio Berto 29-09-09 Certificados de conclusão de Curso de Manicure e Cabeleireiro serão entregues nesta quarta para alunos do Açu Após quatro meses de muita dedicação e força de vontade, os 50 alunos do Curso de Manicure e Cabeleireiro do Salão Escola Arte Beleza, da praia do Açu, recebem nesta quarta-feira, às 19h, o certificado de conclusão do curso das mãos da prefeita de São João da Barra Carla Machado, que confirmou presença na solenidade de formatura. Implantado através da articulação entre os Programas Sociais e o Programa de Geração de Trabalho e Renda, o Salão Escola Arte Beleza tem a finalidade de qualificar os alunos para que eles possam se tornar autônomos e gerar a sua própria renda. De acordo com a coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda da Secretaria de Promoção Social, Romarilda Lança, o curso é voltado para as pessoas que fazem parte dos programas sociais. — Elas podem fazer as inscrições na secretaria de Promoção Social ou no Salão Escola onde posteriormente serão submetidas a uma entrevista com as assistentes sociais que selecionam a turma de acordo com a renda de cada família — explica Romarilda.

VIVA O ARTESANATO SANJOANENSE

Foto: O artesanato de Izaldéia, feito em tabua, pele de peixes e escamas já participou de diversos work shops pelo país. Na foto, D. Sônia Ferreira e sua filha admiram o artesanato no Iº MOSCA CINEPESCA de ATAFONA (Mostra de Cinema Ambiental). Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Alencar – 29/09/2009 Cultura Artesãos sanjoanenses participam de exposição na Uenf Um grupo de seis artesãos do Projeto Artesanato é Nossa Cultura de São João da Barra estará nos dias 1º, 2 e 3 de outubro expondo os trabalhos dos de mais de 150 artistas inscritos no projeto. A exposição será no I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola. O evento vai ser realizado no centro de convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O encontro tem como público alvo professores das redes de ensino pública e particular, profissionais da área de educação em geral, animadores/agentes/articuladores culturais, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais que atuam em órgãos públicos e instituições responsáveis pela cultura e conservação do patrimônio cultural, profissionais que atuam em órgãos públicos e instituições responsáveis pela produção de arte e sua difusão e profissionais das artes. O patrimônio cultural e arte na escola serão os temas abordados a partir das seguintes linhas programáticas: educação patrimonial/ação para cidadania, arqueologia no Norte e Noroeste Fluminense, patrimônio material e imaterial/artes e ofícios e a cultura popular, vivências educativas em arte/relatos de experiências pedagógicas nas linguagens da arte, fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da arte/perspectivas contemporâneas, a formação do arte-educador/das diretrizes curriculares à formação continuada.

BR 356 ENTRE SÃO JOÃO DA BARRA E ATAFONA GANHA TACHÃO LATERAL NA RODOVIA

Foto: BR 356, sentido Atafona - SJB. Os tachões foram colocados em toda a extensão deste trecho. Ao lado esquerdo observa-se a ciclovia, mas tem um ciclista que vem pedalando no asfalto. O que falta? Maior conscientização do ciclista? Crédito da foto: Andre Pinto
A BR 356 no trecho que liga São João da Barra à Atafona , ganhou há poucos dias, uma fileira lateral de tachões, que seguem paralalamente a ciclovia. A medida vem dar maior proteção aos veículos que necessitarem do acostamento para algum reparo ou parada de emergência, além de facilitar que os carroceiros sejam destinados a usarem a via interna da rodovia BR 356. Apesar de existir a ciclovia, muitos ciclistas preferem andar no asfalto e estes tachões poderão ajudar, de certa forma, a protegê-los de motoristas desavisados que gostam de andar nos acostamentos. Quem estará errado afinal?

HORTO MUNICIPAL TRAZ O SAUDÁVEL FESTIVAL DAS CORES DA PRIMAVERA COM AS COLHEITAS DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Foto: Walmir mostra na mão esquerda a pitanga e na mão direita a pastora. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Walmir nos levou a um pé de pastora que deve ser de muitos anos de existência. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A sensação de chupar uma pastora no próprio pé é inacreditável! Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: As pitangueiras estão carregadas no Horto Municipal de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: As "cebolinhas" estão servindo para temperar as comidas das crianças nas escolas municipais. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Admar, funcionário e colaborador do Horto Municipal de SJB mostra a colheita de caju em 02 minutos de andada na plantação. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Walmir mostra a plantação de pimentão sanjoanense. Que beleza! Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Walmir procura as maiores beterrabas para serem fotografadas por este blog. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Walmir mostra a beterraba saudável cultivada em solo sanjoanense. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Caju no pé, encontrado no Horto Municipal de SJB. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Caju na mão! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Alcino e Walmir, admiram o cajuzinho, que está vermelho de vergonha! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Horta de alfaces. Um festival de verde em SJB. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: O solo é preservado com o crescimento de pequenas folhagens e capins por entre as alfaces. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: Robson Peixoto, agricultor autodidata e amante da natureza, faz o trabalho mais gostoso do mundo: Colher os frutos de um trabalho bem feito! Parabéns Robson! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Robson Peixoto escolhe as alfaces em ponto de colheita e as ecaminham para a área de esterilização. Crédito da foto: Andre Pinto.
O Horto Municipal de São João da Barra, sob a organização dos bravos guerreiros e colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra, Robson Peixoto, Walmir Lopes, Eduardo, Gustavo, Admar e muitos outros está em momento de êxtase com a superprodução de hortaliças e frutas nativas.
Hoje de manhã, flagrei os amigos Robson Peixoto, walmir Lopes e Admar em colheita seletiva de hortaliças e frutas nativas para serem doadas às escolas e creches municipais de São João da Barra. Entre as frutas colhidas, destacamos o caju anão, a pastora e a pitanga, todas servindo para se fazerem ótimos sucos para os alunos da rede pública. Entre as hortaliças destacamos a superprodução das alfaces, que foram esterilizadas no próprio local, antes de serem distribuídas nas escolas e creches municipais, bem como as leguminosas como a beterraba e também o pimentão.
Toda essa produção está sendo destinada para as escolas de S. J. da Barra e hoje mesmo Robson e Alcino partiram com um carro gol cheio de hortaliças para serem doados para o Educandário Santa Cecília e APAE. O Horto Municipal vem se tornando cada vez mais um local de visitação pública e quem não conhece, não sabe o que está perdendo! Conheça o Horto Municipal de São João da Barra! Se tiver alguma semente em sua casa, faça uma doação! A natureza agradece!

REDUZA SEU CONSUMO DE ENERGIA - CONSTRUA UM AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: São João da Barra é um local propício para instalação de aquecedores solares. Crédito do Postal : SECOM / PMSJB.
São João da Barra é um local aprazível por suas belezas naturais, seu vento nordeste e por ter um sol que brilha na maioria dos dias do ano. Esses dias vi num programa chamado "Cidades e Soluções" apresentado pelo chará André Trigueiro, um protótipo de um aquecedor solar de água para chuveiros feito artesanalmente por uma ONG chamada Sociedade do Sol. Este protótipo parece ser muito simples de ser feito, inclusive, o site www.sociedadedosol.org.br tem um manual muito interessante sobre o tema. A nossa cidade poderá, com este protótipo, economizar um pouco mais de energia e se os bancos da cidade colocarem linhas de crédito para a aquisição do material para a construção destes equipamentos, a situação ficará ainda melhor para as famílias de baixa renda. A AMPLA deve dar apoio, mesmo que perca em arrecadação,por outro lado ganhará na fidelidade do cliente, que pagará suas contas em dia e evitará parcelamentos. Estima-se que o custo de um aquecedor artesanal seja de R$400,00, para banho de 4 pessoas, ou seja, três vezes menos um aquecedor solar de água de preço convencional vendidos em lojas especializadas. Acesse: www.sociedadedosol.org.br e veja como funciona o equipamento.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

JOVENS FAZEM PESQUISA POLÍTICA NO CENTRO DE SÃO JOÃO DA BARRA, NESTA SEGUNDA-FEIRA

Imagem - Google - editora abril.
Alguns jovens estavam andando pelo centro da cidade de São João da Barra com pranchetas na mão e perguntavam aos transeuntes se os mesmos queriam ser entrevistados por eles em um questionário voltado à assuntos políticos. Eu estava na fila do banco Itaú, quando uma entrevistadora chegou para um indivíduo que estava atrás de mim e perguntou se ele podia fazer uma entrevista sobre a política do município de São João da Barra. O rapaz, muito cortez, sendo um estudante do Colégio Estadual Newton Alves, em Atafona, se prontificou a responder. Anotado o endereço do rapaz, nº da casa e telefone, a pesquisadora, no que me lembro, perguntou : O que você está achando da Segurança em SJB? O que você está achando da Educação em SJB? O que você está achando da saúde em SJB? Que nota você dá para o atual Governo Carla Machado? Quem você votaria para Governador? Quem você votaria para Deputado Estadual e Federal? (a entrevistadora deu um rol de nomes de políticos da região); Pergunto: Será que tal pesquisa tem algum registro? A menina não tinha crachá, camisa da empresa entrevistadora, etc. Será que é algum trabalho escolar? Se fosse, estaria a mesma de uniforme. Muito estranho mesmo... Se alguém souber destas entrevistas, ou foi entrevistado, por favor, entre em contato com o blog.

SÃO JOÃO DA BARRA SE TORNA PRODUTORA DE CAJU GIGANTE E OS RESULTADOS COMEÇAM A APARECER NAS PROPRIEDADES DA REGIÃO

Um novo ditado: "CAJU NÃO ACABOU... E INGÁ TÁ LÁ!"
Foto: Um pé de caju na residência do pai de Walmir Lopes. Além do caju, o quintal possui uma hortinha que utiliza os restos orgânicos produzidos na casa. Crédito da foto: Walmir Lopes.
Foto: Parece até com as fábulas que conhecemos. Não queira pegar o que não cabe na tua mão! Crédito da foto: Walmir Lopes.
Foto: Um fruto sem qualquer veneno! êta aperitivo porrêta, sô! Crédito da foto: Walmir Lopes.
Foto: O caju quer Walmir colheu mau cabe no prato de jantar! Crédito da foto: Walmir Lopes.
COMEÇA A TEMPORADA DE CAJU GIGANTE EM SÃO JOÃO DA BARRA - RJ
As fotos recebidas por este blog são de crédito do Walmir Lopes Baldino, um amante da natureza e um dos responsáveis pela organização do Horto Municipal de São João da Barra. Walmir fez questão de colher a 1ª leva de frutos de caju-anão-precoces de um pé de caju que seu pai plantou em um espaço nos fundos de sua propriedade na vizinha cidade de Campos dos Goytacazes. O resultado foi esse aí das fotos! Surpreendente mesmo! O caju quase não cabe no prato azul e chegou a pesar 200 gramas aproximadamente ! Haja suco! São João da Barra possui um grande projeto de plantio de caju-anão-precoce e já foram distribuídas para proprietários rurais, milhares de mudas. O projeto está fazendo com que São João da Barra venha ganhando espaço nos mercados das metrópoles, gerando renda e indicando que futuramente o nosso município poderá abrigar uma generosa agroindústria de sucos. O caju é rico em vitaminas "C" e também o seu bagaço serve para a fabricação de doces. A castanha, nem se fala - é objeto de desejo de muitos gourmets que utilizam as mesmas em diversas formas e variadas receitas. Tá com água na boca? Compre os cajus produzidos em São João da Barra. A saúde agradece!
Foto: Walmir (esquerda) conversa com o engenheiro agrônomo Gustavo (direita), ambos da Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.

VIANA QUASE PRONTO PARA AS CHEIAS DE VERÃO

Prefeitura de São João da Barra Secretaria de Comunicação Social Fabricio Berto 28-09-09 Obra de recuperação do Dique do Viana é iniciada Uma parceria firmada entre a Prefeitura de São João da Barra, governo do estado e Ministério da Integração Nacional possibilitou o inicio da obra de recuperação de 410 metros do Dique do Viana. Segundo a prefeita Carla Machado o objetivo é diminuir os riscos de rompimento no período de cheia do Rio Paraíba do Sul. “A obra está sendo executada onde o dique recebe um maior volume de água do rio devido a sua geografia. Em dezembro de 2008 esse mesmo local ficou com 90% de chance de rompimento trazendo riscos para as comunidades de Cajueiro, Degredo, Perigoso, Grussaí, Atafona e São João da Barra”, comentou a prefeita mostrando a importância da obra. No ano de 2007 os moradores ficaram assustados com o rompimento do Dique do Viana que causou a interdição da Br - 356 em dois trechos: entre a curva de Grussaí e a Estrada da Figueira e da entrada do Sesc até Perigoso, inundando casas em diversos pontos do município, trazendo transtorno para a população. A recuperação do dique, que está sendo fiscalizada pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente e Prefeitura Municipal, tem a previsão de ficar pronta no mês de dezembro. A garantia é do engenheiro de Produção da Construtora Odebrecht, Felipe Ambrósio, que está desde dia 17 de setembro acompanhando os primeiros passos da obra. De acordo com Ambrósio, a primeira etapa é a limpeza dos taludes já existentes utilizando uma escavadeira. “A segunda etapa é a recuperação do talude situada a Jusante do Dique retirando a camada de material solta substituindo por um material que atenda as exigências do projeto onde será construído um filtro drenante dividido em três camadas: 1ª camada – um metro de areia, 2ª camada – um metro e meio de brita graduada e 3ª camada – um metro e meio de enroncamento de proteção utilizando matacão (blocos de pedras com diâmetros de vinte centímetros a um metro)”, explicou. – A terceira etapa será a recuperação da Montante do Dique com limpeza e regularização do talude às margens do Paraíba e execução do enroncamento de proteção que varia de um metro a dois metros de largura. Já a quarta etapa, recuperação da Crista do Dique que seguindo o projeto pede uma altura de seis metros onde será preciso recuperar áreas que se encontram comprometidas com substituição do material e compactação das camadas – detalhou Felipe. “No momento está sendo feito um levantamento topográfico para levantar o quantitativo de material (areia, argila, brita 2, e matação) a ser utilizado na execução do Dique”, finalizou.

domingo, 27 de setembro de 2009

AS PLANTAS TEM SENTIMENTOS?

Fotos: Podem me chamar de louco, mas eu converso com minhas amigas frutíferas e ornamentais sempre e os resultados são os melhores possíveis!
E porque hoje é domingo, o blog traz uma experiência incrível sobre algo que ainda não temos explicação: As plantas tem sentimentos? As Plantas possuem sentimentos? Elas percebem os pensamentos humanos? Cleve Backster, especialista norte americano em polígrafos (Detectores de Mentira) afirma que sim. Ele descobriu o que chama Percepção Primária, um ainda não identificado sistema sensório existente na célula viva. Entre outras coisas, isso quer dizer que as plantas podem sentir emoções e captar pensamentos emotivos em homens e animais. Tudo começou em fevereiro de 1966, em Nova York, quando Backster trabalhava em seu laboratório. Enquanto regava suas plantas, teve a idéia de aplicar o polígrafo em uma delas, para saber quanto tempo a água levaria das raízes até a ponta das folhas. Assim, ele aplicou um eletrodo em cada lado da folha de uma Dracena e aguardou o resultado. Para a sua surpresa o polígrafo registrou um traçado semelhante ao que revela a emoção humana de alívio. Backster ficou intrigado e decidiu fazer uma nova experiência: mergulhou a folha em uma xícara de café e esperou, mas nada aconteceu. Ele pensou então em pegar um fósforo e queimar a folha que estava sendo testada. No exato momento em que tomou essa decisão, o traçado do polígrafo alterou-se abruptamente, o que sugeria que o simples pensamento de fazer mal a planta havia provocado uma reação igual à de um ser humano aterrorizado. As observações de Backster indicaram ainda que as plantas possuem a habilidade de discriminar os sinais que recebem. Em seu laboratório ele ficou surpreso ao descobrir que uma planta fornecia um traçado que se afinava pela seqüência de batidas de um coração de uma pessoa presente na sala. Por razões desconhecidas, a planta sintonizava com a pulsação daquela única pessoa entre muitas outras presentes, o que revelou uma outra propriedade do fenômeno: as plantas estão especialmente sintonizadas com seus tratadores, além de reagir às atenções afetivas. Experiências a esse respeito foram realizadas com três plantas da mesma espécie, idade e condições de saúde, colocadas na mesma quantidade de terra, adubo, água, etc. Uma delas foi tratada sempre com muito carinho (até falavam com ela); a segunda com agressividade; a terceira não foi simplesmente dada nenhuma atenção. As diferenças observadas no crescimento de cada uma dessas plantas foram espantosas. Bons pensamentos e alegria parecem ser os principais fatores da boa mão dos jardineiros. Por outro lado, ansiedade, depressão, mau humor e, principalmente ódio, podem quase garantir um mau crescimento, em especial quando esses sentimentos são dirigidos às plantas. Fonte: Revista O mundo do Para-Normal (1987) Fonte: www.paisagismobrasil.com.br

CRIME DE DEGREDO SAIU EM DESTAQUE NO SITE G1 DA GLOBO

Foto: Com tanta violência, São João da Barra continuará servindo de inspiração para moradores, turistas e visitantes, para os próximos anos?
O crime de sequestro com reféns acontecido ontem em Degredo, São João da Barra, ganhou o noticiário mundial por causa do site G1 da Globo. Realmente uma situação dessas ninguém imaginava que poderia ocorrer num local tão tranquilo e pacato como a localidade de Degredo, que eu gosto tanto. É curioso até mesmo o crime ter acontecido num local com este nome atípico, pois no período colonial, segundo historiadores locais, o nome "Degredo" designava um local onde os condenados e criminosos que desrespeitavam a Corôa Portuguesa eram enviados, para ficarem no isolamento, muitas vezes enviados em porões de caravelas e patachos para outras colonias a exemplo de Angola, na África. O fato é que, a bucólica e pacata São João da Barra está aumentando o seu fermento da criminalidade, querendo competir com os crimes das grandes cidades e capitais dos estados brasileiros. Já tivemos vários crimes que marcaram a vida sanjoanense. Houve um estouro recente de uma fábrica pirata de fabricação de CDs e DVDs, na rua Beira Rio em Grussaí, a poucos dias atrás, e houve também alguns crimes até cinematográficos a exemplo do sequestro de um gerente do Bradesco e sua família de 16 pessoas, que veraneavam no Chapéu do Sol, anos atrás e que foram encontrados amordaçados num canavial da região. Outro crime inesquecível, de tempos atrás, foi o estouro de uma das maiores refinarias de cocaína da região sudeste, onde a base dos criminosos era a localidade do Açu, 5º Distrito de São João da Barra. Outro crime bastante incomum foi a descoberta de uma quadrilha de falsificadores de notas de R$50,00 e roubos de automóveis, que veio de São Paulo, alugou uma casa no Açu e foi descoberta pela polícia; Outro que me lembro bastante, foi o assalto a um caminhão do supermercado Superbom, que tinha seu depósito estabelecido em Barcelos, onde os bandidos renderam os tripulantes do caminhão e sabiam que eles estavam carregando valores em espécie. Segundo me lembro, o que foi roubado girava em torno de R$150.000,00. Enfim, São João da Barra vem tendo um histórico nada agradável em crimes de grande repercussão, o que nos leva a crer que o capital social sanjoanense deve ser reforçado com práticas mais eficazes. Seria interessante se São João da Barra virasse um grande condomínio com portais da polícia estabelecidos em seus principais acessos, unidos de forma inteligente e equipadas com circuitos fechados de TV, gravação de imagens, comunicadores on line, etc. Infelizmente, a violência vem acompanhando o desenvolvimento e a população hospitaleira de São João da Barra começa a mudar os seus hábitos do cotidiano... Já se foi o tempo em que dormir de janelas abertas, criar galinhas soltas no quintal, deixar as verduras e legumes na carroça, deixar a carteira na beira rio para banhar-se no Paraíba era uma coisa segura! Os crimes de outrora, geralmente crimes políticos que ocorriam em Praça João Pessoa (Hoje pertencente à São Francisco do Itabapoana) e os crimes do 5º Distrito, onde as tocaias eram por razões políticas, já não se podem comparar com os crimes de hoje, que tem requintes até de tecnologia malígna e formação de quadrilhas especializadas até em carregar caixa eletrônico. É... assim caminha a humanidade...

PROJETO PÓLEN DISCUTIDO EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA

Deu no Monitor Campista de 27/09/09
Projeto Pólen discutido em São Francisco ALESSANDRA LEMOS/ASCOM-SFI Ação contou com a presença do prefeito Beto Azevedo DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA O polo de Educação Ambiental de São Francisco de Itabapoana, implementado pelo Projeto Pólen (polos educativos do Norte Fluminense), apresentou, ontem, o projeto Reflexão, Ação, Transformação – Manguezal de Gargaú. A solenidade, que foi realizada no Ciep Celso Martins Cordeiro, contou com a presença do prefeito Beto Azevedo, da secretária municipal de Educação, Dayse Tavares, do representante da Secretaria de Meio Ambiente, José Matozinho e demais secretários. Também estavam presentes no evento integrantes da Petrobras UN-BC (Unidade Bacia de Campos), do Nupem /UFRJ (Núcleo de Pesquisa Multidiciplinar/Universidade Federal do Rio de Janeiro), Inea, OAB, órgãos que consolidaram o projeto em parceria com a prefeitura, além de representantes da sociedade civil e de entidades ambientais de outros municípios. Além de São Francisco, o Pólen abrange outros 12 municípios da área de exploração de petróleo da Bacia de Campos. Nascido como uma medida mitigadora para licenciamento ambiental da Petrobras, o projeto estimula a formação de núcleos educativos na área de influência dos empreendimentos da Petrobras. A estatal participa do projeto fornecendo infraestrutura, enquanto as prefeituras destinam funcionários para atuarem como gestores e a UFRJ se responsabiliza pela formação do pessoal e pela coordenação do projeto. Fonte: www.monitorcampista.com.br

sábado, 26 de setembro de 2009

PERERECA MUDA PLANOS DO PAC

Foto: Perereca encontrada na enchente de São João da Barra, em 2008, no Centro Cultural Narcisa Amália. Pode ser uma espécie em extinção. Crédito da foto: Andre Pinto.
Do G1, no Rio, com informações da Globo News O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falou neste sábado (26) sobre a importância de preservar as pererecas. Ele se referiu a interrupção da maior obra pública do PAC, no Rio, para preservar uma família rara e ameaçada de extinção da espécie. A construção do Arco Metropolitano tem 77 quilômetros de pistas que vão ligar Itaboraí ao Porto de Itaguaí, no Grande Rio. A obra está orçada em R$ 1 bilhão. Técnicos da Secretaria estadual de Obras estudam uma forma de retirar as pererecas para se adaptarem em outro lugar. Mas, agora é o período de reprodução da espécie. Segundo o ministro do Meio Ambiente, é possível separar o brejo das pererecas do Arco Metropolitano. “A solução técnica é ter placas de aço que vão separar a área do canteiro dos brejos aonde as pererecas copulam alegremente. Então, é possível preservar as nossas pererecas que estão ameaçadas de extinção. Além de integrar a economia, (o arco metropolitano) vai tirar ônibus e caminhões da ponte Rio Niterói e da Avenida Brasil, o que vai reduzir a emissão de poluentes na Região Metropolitana e na cidade do Rio”, disse. Fonte: www.g1.globo.com

BLOG DE PAULO NOEL DÁ DETALHES DO CRIME ACONTECIDO EM DEGREDO

Sábado, 26 de Setembro de 2009

Polícia liberta família mantida refém em Degredo - SJB

Notícia foi parar no Jornal Nacional e no site Globo.com Foto: O Diário. O município de São João da Barra virou notícia a nível nacional ,lamentavelmente não por um fato positivo, mas em função da violência. Um elemento invadiu uma residência em Degredo (SJB) e fez uma família refém, por volta das 5 horas da madrugada de hoje, 26-09. A polícia entrou em ação e, após cinco horas de negociação, acabou por invandir a residência para salvar a família atingindo o invasor com um tiro na barriga. Polícia agiu com eficácia e evitou a tragédia Do Uruau. O que parecia ser apenas mais uma manhã, quase se transformou em tragédia na vida de Josiane Gomes Wagner, 32 anos. Na manhã deste sábado (25/09), em Degredo, distrito de São João da Barra, em sua residência, ela acordou como de costume, às 5h30, e fazia suas tarefas domésticas quando foi abordada por um homem identificado apenas como Maicon. Ele estava de posse de duas facas e logo tomou Josiane como refém. Paulo Marcelo da Silva Rosa, 38, marido de Josiane, acordou, com os gritos da esposa e saiu da casa procurando socorro. Junto com ele saíram dois filhos do casal, um de 6 e outro de 10 anos. O pequeno Samuel, de apenas um ano cinco meses ficou na residência. A polícia foi chamada e chegou em poucos instantes, dando início as negociações para a libertação de mãe e filho, mas Maicon se mostrava irredutível, dizendo que mataria Josiane. Ele alegou ser o pai de Samuel, que seria fruto de um relacionamento extraconjugal que ele teria mantido com a refém. As negociações duraram cinco horas com os policiais pedindo pela libertação da criança e da mãe, mas Maicon dizia que não o faria. Desta forma e percebendo que ele realmente ia matar Josiane, já que apertou a faca contra o peito da vítima com mais intensidade, os policiais invadiram a casa e Maicon foi atingido com um tiro na barriga, sendo levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, onde passou por cirurgia. Mãe e filho saíram ilesos e foram atendidos no hospital de São João da Barra. O marido de Josiane disse que conhece a esposa há mais de 20 anos e que não acredita que ela tenha tido nenhum relacionamento com Maicon. Ele também informou estar morando em Degredo há pouco mais de nove meses, quando começou a trabalhar como esmeliador no Porto do Açu. Os filhos do casal de seis e dez anos chegaram a ficar abrigados na casa de vizinhos durante cinco anos.

DEPOIS DE APARECER EM SÃO JOÃO DA BARRA, CASO DE CAÇÃO DE DUAS CABEÇAS OCORRE EM VITÓRIA - ES

Foto: Cação de duas cabeças encontrado em 2003 em São João da Barra, por pescadores de Atafona e fotografado por João Batista Rocha, onde teve a foto publicada no Jornal O Dia.
Há muitos anos atrás, o fotógrafo sanjoanense João Batista Rocha, hoje funcionário da Prefeitura Municipal de São João da Barra, lotado na Secretaria de Comunicação Social, fotografou um cação com duas cabeças e tem a foto guardada até hoje. Na época foi motivo de especulação e indagações científicas. Hoje vi uma matéria no site do G1 que apareceu um outro cação de duas cabeças na cidade de Vitória - ES e que vem chamar a atenção novamente da comunidade científica para estes problemas de má formação congênita destas espécies marinhas. O que será que está ocorrendo? Má formação genética natural ou algum sinal da poluição dos mares por algum produto químico que esteja sendo despejado nos mesmos? Com a palavra os biólogos... Foto: Cação de duas cabeças. Fonte : www.g1.globo.com

LOCALIDADE DE CAJUEIRO ENFRENTA GRAVE CRIME

URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE Fui informado, à poucos instantes, que na localidade de Cajueiro acaba de ocorrer um crime bárbaro e que foi divulgado pela Rádio Barra FM em edição extraordinária. O blog ainda não tem informações concretas do que ocorreu, mas parece ter sido alguma situação ligada à cárcere privado, sequestro e com final trágico. O Polícia esteve agindo no local. Não se tem informações da autoria e das vítimas. Buscaremos mais informações no transcorrer do dia.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LEMBRANÇAS DO DIA DO RÁDIO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: A antiga Rádio Atafona localizava-se por entre as restingas da estrada SJB - Atafona, onde hoje é o extinto matadouro (lado direito da foto). Na foto a estrada SJB-Atafona, vendo-se ao fundo as palmeiras imperiais e tendo ao lado esquerdo a linha de trem da Leopoldina Railway. Foto tirada da internet.
O DIA DA RÁDIO Hoje ouvi na TV que seria o dia do Rádio. Logo imaginei as histórias que meu pai João Oscar me contava sobre a primeira Rádio de São João da Barra, que ficava lá na então desértica estrada São João da Barra - Atafona, onde hoje está localizado o Horto Municipal e extinto matadouro.
Tem muitas histórias daqueles tempos de rádio soltas por aí e com o tempo as mesmas vão se perdendo e as pessoas não comentam mais e outras vão morrendo e levando com elas muitas histórias e"estórias" desta rádio que marcou época em São João da Barra. Seria interessante, para aquelas pessoas que conheceram a Rádio Atafona, que pudessem escrever alguma memória ou "causo" ocorrido, para que guardássemos para a posteridade as informações colhidas. Será que naqueles tempos a rádio Atafona era usada como veículo de divulgação política da Arena ou MDB? Como deveria ser a participação dos ouvintes? Quais eram os programas oferecidos? Tinha rádionovela ? Deve ter muita história escondida em algum canto. Precisamos fazer o resgate de nossa história e a Rádio Atafona faz parte deste valoroso quinhão sanjoanense! Histórias da Rádio Barra FM Lembro-me como se fosse hoje, o Renatinho Machado me chamando para montármos uma rádio na antiga Rua Direita, hoje Rua Joaquim Thomás de Aquino Filho. Separamos uns aparelhos amplificadores, uns bons metros de fiação, um tocador de LP , uma mesinha de som muito "fuleira" e que dava choques e subimos no prédio onde era da Héliogás de Ijael (Hoje sorveteria), que tinha um mesanino de madeiras velhas e com buracos que passavam uma pessoa, se bobeasse! A escada então, era um terror! Assim, o amigo Renato Machado começou a vida no mundo do Rádio, juntamente comigo e com Reginaldo Terra, se é que aquilo poderia ser chamado de "Rádio"!. Tínhamos uma programação feita em um caderninho de rascunho, tanto de informações , quanto de sequências musicais e era uma diversão! Naquela época o Renato já era exigente com horário! Lembro-me que o Lula - do Cicle Carioca - vivia reclamando do som alto que a caixa de som do poste ecoava para seu estabelecimento. O cabra reclamava mesmo e com razão, pois a gente queria imaginar um som de um aparelho pionner, mas com um som de motorádio, dá para imaginar isso??? Eu larguei o timão, pois ainda não morava aqui, mas Renato, perseverante, foi à luta, reuniu forças com amigos da terra, sofreu o pão que o diabo amassou tendo a rádio fechada algumas vezes, mas hoje a gente vê a concretização de seu sonho e dos sonhos dos sanjoanenses, ou seja, o funcionamento da Rádio Barra FM, uma rádio comunitária por excelência e que tem muitas horas de vôo em prestações de serviços ao povo sanjoanense! Foto: A Rádio Barra FM sempre participou das festividades juninas da cidade e neste ano inovou com a elaboração de uma cabine pra lá de colorida e com toques da tradição roceira dos "muxuangos". Crédito da foto: Andre Pinto. Um município que tem uma rádio como a Rádio Barra FM, tem que se orgulhar da façanha de seu filhos, por terem construído, de forma endógena, com esforço próprio, um complexo de Radio difusão e estúdios de gravação como a Rádio Barra FM possui atualmente. Foto: Seja no carnaval, na política, nos acontecimentos do cotidiano sanjoanense, o Barra Móvel está sempre presente para fazer as coberturas (ao fundo vêem-se o "mascarado" Edwigens e o locutor "Gnomo". Crédito da foto: Andre Pinto. No dia do Rádio, este blog quer parabenizar a todas as rádios do município de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Campos, bem como todos os seus locutores e funcionários, pois ouvir rádio é algo espetacular e essencial para se obter informações de sua comunidade! Viva a divergência de idéias! Obs: Em Campos dos Goytacazes foi lançado, tempos atrás, um livro sobre a história das Rádios de Campos. Não poderíamos fazer o mesmo? Renato Machado, começa a escrever alguma coisa aí, mano!

AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE SÃO JOÃO DA BARRA ENTRA EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Foto: A agência do Banco Itaú de São João da Barra acaba de entrar em greve. Os grevistas, exercendo seus direitos constitucionais, colocam panfletos de suas reivindicações nas paredes do prédio do Itaú. Crédito da foto: blog do Paulo Noel. Saiba mais sobre a greve, clique aqui Se foi para o brejo o nosso pagamento de servidor...

SÃO JOÃO DA BARRA É BERÇO DE ARTESÃOS AUTODIDATAS

Foto: A oficina ao "Ar livre" de "Zé Conhaque" é sucesso em São João da Barra. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: As palhas utilizadas por "Zé Conhaque" são fibras naturais e carecem de muitos cuidados quando se reconstrói uma mobília. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: A oficina atende aos pedidos em série e por ordem de chegada. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: O cliente pode encomendar o restauro de mobílias e o atendimento pode ser à domicílio, se for agendado previamente com "Zé Conhaque". Crédito da foto: Maysa Inês. AS ARTES DO SANJOANENSE "ZÉ CONHAQUE"
São João da Barra se destaca por uma cultura rica e com traços de uma contínua tradição e costumes passados de pai para filho. Assim ocorre com a pesca, com a agricultura, com a pintura, com a escultura, com trabalhos artísticos nas escolas de samba, na construção civil e por aí se vai. Um desses exemplos sanjoanenses é encontrado na oficina ao "ar livre" da Rua João Francisco de Almeida, ao lado da Santa Casa, que é o trabalho de meu sogro José Jorge Gomes, conhecido carinhosamente por "Zé Conhaque", apelido dado por ter ele trabalhado na Fábrica de Conhaque de Alcatrão de São João da Barra por muitos anos - Conhaque do Milagre. "Zé Conhaque", um barbeiro de profissão, que é também pescador de final de semana, gosta de jogar, nas horas vagas, um "buraquinho" com os amigos, seja no Rotary Club de São João da Barra ou no "Bar do França", onde pega aquele fôlego para encarar muitas cadeiras, camas, mesas, armários e outras mobílias quase que centenárias, colocando-as novinhas em folha! O artesão "Zé Conhaque" já prestou serviços para muitas pessoas, principalmente veranistas que viam no seu trabalho, uma riqueza de detalhes e o compromisso de entrega a ser estritamente cumprido. "Zé conhaque" frisa: - Trato é trato, vale o combinado! Assim é o caráter do artesão autodidata, que aprendeu sozinho esta arte de empalhar e recuperar mobilias de madeiras-de-lei e outras peças. Para se ter ideía, as suas peças já foram compradas várias vezes pelo requintado historiador sanjoanense e admirador das belas artes, Fernando Antônio Lobato Borges além de outras personalidades que até "Zé Conhaque" esqueceu o nome. Ele frisa que: - Já tive proposta de restaurar várias mobílias do Batalhão de Polícia de Campos dos Goytacazes, mas rejeitei por serem muitas peças e aí eu não ia dar conta, pela pressa que eles queriam", afirma "Zé Conhaque". O restauro que "Zé Conhaque" faz nas cadeiras, mesas, estantes, armários, cadeiras de balanço, criado mudos, são dignos de elogios de quem passa pela oficina ao "ar livre". no centro da cidade de São João da Barra "Após os trabalhos de reparo feitos por "Zé conhaque", as peças são guardadas cuidadosamente para que no dia seguinte possam ser exibidas na calçada onde trabalha e tem uma pequena barbearia. Como grande parte dos sanjoanenses, "Zé Conhaque" é tricolor de carteirinha e quem sabe, um tricolor que precise consertar ou restaurar alguma mobília não consiga um desconto com ele? Quem quiser maiores contatos profissionais com "Zé Conhaque" é só contactar este blog no e-mail: anlupinto@gmail.com