Os estudantes da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (sede do município) e do Colégio Estadual Newton Alves (Atafona), tiveram uma tarde de descobertas e oportunidades de excelentes perguntas e respostas com o evento promovido pelo Projeto Pólen - Pólo São João da Barra, nesta quinta-feira, 14/10, a partir das 13 horas, em Atafona. Envolvendo os temas de palestras "Modelos de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental da Região Norte Fluminense" que foi ministrado pelo historiador e guia em turismo regional Andre Pinto, "Os Manguezais da Região Norte Fluminense", ministrado pelo Professor Aristides Soffiati e "As oportunidades com o Porto do Açu", com o administrador e gerente geral do Porto do Açu, Romeu Rodrigues, os ciclos de palestras e debates se estenderam até às 17 horas, com um breve intervalo para um coffe-break.
O evento, que foi realizado numa das salas de aula do Colégio Estadual Newton Alves em Atafona, contou com a presença da Direção da referida escola, coordenada pela Sra. Viviane; da Direção da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, coordenada pela Sra.Ângela; das integrantes do Projeto Pólen de São João da Barra, Arleide Ferreira, Katiúscia, Rosália e Sr. Cremilce Maciel; do Pólen-Campos dos Goytacazes, Neusa; do Pólen-São Francisco do Itabapoana, Kissila; da representante da petrobrás PEA-BC (Programa de Educação Ambiental - Bacia de Campos), Michele; da coordenadora pedagógica da SEMEC, Tatiana; do representante do Observatório Humano Mar Atafona, Magno Nunes; dos Secretários Municipais de Educação, Antônio Neves, Meio Ambiente, Marcos Sá e Pesca, Joãozinho; do Presidente da Colônia Z-2 de Atafona, Willian Pereira; do Professor Universitário e ambientalista, Aristides Soffiati e do Historiador e guia em turismo, Andre Pinto, entre outros.
O Evento, que teve a sua abertura oficializada com o canto do Hino Nacional Brasileiro, cujo cerimonial foi conduzido por uma das coordenadoras do Pólen-SJB, Katiúscia, contou também com as palavras dos Secretários Municipais, Professor Antônio Neves, Marcos Sá e Joãozinho, respectivamente das pastas de Educação, Meio Ambiente e Pesca.
Segundo as coordenadoras do Projeto Pólen - Pólo São João da Barra, as palestras tiveram a finalidade de criar uma via-de-mão-dupla com os estudantes e comunidade, onde foi buscada uma participação pró-ativa dos alunos com os assuntos abordados pelos convidados. Questionamentos feitos pelos estudantes quanto à preocupação da população com a chegada de mega-empreendimentos e seus impactos ambientais e sociais foram colocados na palestra com muito domínio. Quiseram entender com mais afinco, como participar de uma audiência pública e como requerer melhorias para as comunidades com as medidas compensatórias e outras condicionantes.
As estudantes Júlia (Do Newton Alves) e Maria Eduarda (do DOFEC) fizeram excelentes perguntas aos palestrantes, envolvendo questões da sustentabilidade local e regional entre outros assuntos abordados. O gerente geral do Porto do Açu, Sr. Romeu Rodrigues, tendo sido o primeiro palestrante da tarde, falou aos jovens sobre a importância da capacitação e qualificação para o mercado de trabalho que se tem criado em São João da Barra e Região com a chegada de diversos empreendimentos privados ligados ao Porto do Açu.
Andre Pinto, da SEMASP, voltou ao passado ao falar da economia do Norte Fluminense desde o plantio de cana-de-açúcar nas Capitanias Hereditárias, da aristocraica rural, do tráfico de escravos, aberturas de canais, navegação, ferrovias, rodovias, industrias, turismo praiano de Atafona e Grussaí, da exploração do café no Noroeste Fluminense, até a exploração de petróleo na Bacia de Campos e Porto do Açu, já na atualidade. O tema "Modelos de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental da Região Norte Fluminense", segundo Andre Pinto, teve um bom aproveitamento por parte do alunado.
O tema "Os Manguezais da Região Norte Fluminense", ministrado pelo Professor Aristides Soffiati, foi abordado com a apresentação de maravilhosos slides contendo as espécies de manguezais com maiores ocorrências na costa marítimo-fluvial da Região Norte Fluminense. O Professor Soffiati sugeriu também aos presentes, importantes medidas protetivas à salvaguarda deste sensível bioma e recebeu perguntas bastantes apropriadas ao tema.
Durante a próxima semana, o Pólen-Pólo São João da Barra, continuará com suas atividades de educação ambiental para as escolas do município com palestras de temas variados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário