O livro "Apontamentos Sobre a História de São João da Barra" do saudoso escritor e historiador sanjoanense, João Oscar, tem sido bastante procurado, pois nele há informações esclarecedoras sobre a questão "polêmica" dos limites entre Campos e São João da Barra.
Tempos atrás, quando eu era estagiário da Procuradoria Geral deste município, vi muitas discussões feitas pelo nobre e atual Presidente da OAB, Dr. Felipe Franco Estefan, na época como procurador deste município, com relação ao limites da parte sul deste território. Questões como o direito de cobrar da cidade vizinha o ressarcimento pelas benfeitorias feitas na parte sul do território, com implemento de infraestruturas, desde o século passado, eram sempre debatidas, ou até mesmo a "devolução" do território de que não pertencia legitimamente à Campos. A possibilidade jurídica era possível, segundo os advogados Dr. Felipe Estefan e Dr. Domingos José Vieira, mas talvez tenha faltado vontade política.
É um assunto que realimenta aquela velha chama da disputa de cidades co-irmãs! Antes era o petróleo, agora é o porto... o que virá à mais? Os aquíferos Emboré e Barreira Recente, o pré-sal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário