335 ANOS DE FUNDAÇÃO DA VILA E 161 ANOS DE CIDADE - PARABÉNS, SÃO JOÃO DA BARRA
Foto: Pedra Mó, que provavelmente pertenceu à Pero de Góis - Donatário da Capitania de São Tomé, e que pertence à São João da Barra, mas está emprestada para Pernambuco. Foto extraída do blog de Carlos Sá.
161 ANOS DE ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
AS IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS !!!
Foto: Pescadores desembarcam na foz do Rio Paraíba do Sul. Esta foto nos remete ao momento em que Lourenço do Espírito Santo chega de Cabo Frio e instala o primeiro núcleo de povoamento do Norte Fluminense, em 1622. Crédito da foto: Aloísio de Castro Faria - sanjoanense decano da antropologia brasileira.
Foto que remonta uma vila próspera e com uma navegação crescente. Crédito da foto: Aloísio de Castro Faria.
Foto: Levantamento do estandarte de S. João Batista, relembrando o ato de Lourenço do Espírito Santo, quando em 1630 chegou no promontório, hoje sede do município às margens do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Corrida de canoas à vela, uma tradição que remonta os primórdios da ocupação do território sanjoanense. Foto : SECOM / PMSJB.
Foto de prédios antigos às margens do Rio Paraíba do Sul, nas imediações de onde hoje se encontra o CIEP 265 - Gladys Teixeira.
Foto de um casarão onde hoje existe a policlínica municipal de São João da Barra, em frente à atual rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro.
Foto do antigo trapiche da navegação. Fonte: Livro de João Oscar, "Apontamentos para a História de São João da Barra".
Foto: Cavaleiros de honra, em fila para suas demonstrações. Notam-se muitos casarios do período colonial ainda de pé.
Foto: Residência do Comendador Andre Gonçalves da Graça, rico comerciante, fazendeiro escravista e que recebeu D. Pedro II em seu solar, em 1847.
Foto: Casarão de Chico Português, vendo-se ao fundo uma parte do mercado municipal, hoje, Centro Cultural Narcisa Amália.
Foto do Porto do Açu, em São João da Barra. Imagem fotografada em maio/2010 e extraída do blog do Porto do Açu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário