terça-feira, 14 de junho de 2011

O FIM DO MUNDO EM 2012, NÃO ABALARÁ SÃO JOÃO DA BARRA...

UM CASO VERÍDICO, DE FIM DO MUNDO, EM SÃO JOÃO DA BARRA... QUE NÃO ACONTECEU.





Falam-se muito em profecias incas de que o final do mundo será em 2012. Se for assim, creio que São João da Barra já esteja fazendo seus treinamentos, com os últimos fatos acontecidos nesta terra. Brigas políticas, socos e confusões em Casa de Leis, acidentes tóxicos rotineiros no Rio Paraíba do Sul, desapropriações de trabalhadores rurais, invasões de casas de pessoas honestas, avanço do mar em Atafona, acidentes de ônibus na BR 101 com nossos conterrâneos, etc, etc. Seriam os sinais dos tempos?


Ainda hoje, a TV lembrou do escritor Dias Gomes, que escreveu aquela mini série intitulada "O Fim do Mundo", que foi passada na Rede Globo, diga-se de passagem, muito engraçada.

Mas e em São João da Barra? O fim do mundo também quase ocorreu, certa vez. O saudoso João Oscar, em seu livro "Apontamentos para a História de São João da Barra", nos conta que na década de 1920, houve um fato pitoresco, com um anúncio feito em 1923 pelo Sr. Heliodoro de Oliveira, coadjuvado pelo poeta Manoel Barreto, após misteriosa sessão espírita, de que "o mundo iria acabar em 25 de dezembro de 1923", e que alvoroçou as pessoas mais crédulas da cidade. Chegado esse dia, que era justamente o do Natal, por coincidência, um vento fortíssimo soprou sobre a cidade, seguido de pavorosa trovoada, levando dezenas de homens, mulheres e crianças às igrejas, convictos que a "profecia do Heliodoro" se confirmava.

À noitinha, no entanto, passado o susto, os ingênuos fiéis, sob risos gerais, retiraram-se dos templos e deram queixa do acontecido às autoridades policiais, que imediatamente intimaram o Sr. Heliodoro de Oliveira e seu jovem auxiliar para prestarem esclarecimentos. Estes, interpelados, declararam que tudo não passou de um lamentável equívoco, e o assunto caiu no anedotário popular da cidade.

Obs. Esta história foi baseada nos depoimentos do saudoso poeta Coriolano Henriques da Silva.

Como o ano de 2012 é também um ano político, creio que desta vez o fim do mundo possa se concretizar, mesmo que seja para algum  pequeno grupo que anda profetizando a discórdia e pregando no deserto...


Quem viver, verá!

Nenhum comentário: