Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta bebida. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o turista tem a chance de ver o modo de produção das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto. Ressaltando que turismo se baseia numa viagem a lazer com mais de 24 horas e menos de 6 meses sendo que para ser considerado turismo a pessoa tem que contribuir para a economia do local.
* Embora o Enoturismo esteja bastante desenvolvido em outros países, Portugal é um dos países mais procurados para este tipo de turismo, em razão dos vinhos portugueses serem considerados um dos melhores vinhos do mundo. Deixo-vos abaixo sites relevantes sobre Enoturismo em Portugal, para ter acesso clique nos links abaixo:
- Reguengoz Monsaraz | Enoturismo
- Carpevinum – Eventos com Aroma | Enoturismo
- Herdade do Esporão | Enoturismo
- Quinta do Falcão | Agro e Enoturismo
Fotos: Andre Pinto segura duas espécies de vinhos diferentes e, de propósito, pôs um casaco da Inglaterra por causa do bloqueio do tratado de Methwen, em 1703. Abaixo um vinho branco do Porto e acima dois vinhos regionais do Ribatejo, sendo um tinto e outro branco.
O Vinho do Porto
É um vinho fortificado, que surgiu por força do bloqueio continental a inglaterra e foi estimulado pelo tratado de Methwen, em 1703. Nesse período, Portugal comercializa "sem impostos", exportando a bebida para a Inglaterra e importando tecidos.
Pelas grandes distâncias que o vinho percorria e as alterações do clima, os ingleses buscavam em seu único aliado, Portugal, uma fonte de fornecimento em substituição aos tradicionais "claretes" franceses. Assim, os portugueses criaram o vinho fortificado. A fermentação é interrompida pela adição de aguardente vínica, que aumenta o teor alcoólico para 18,5 a 20º GL, além de manter a quantidade de açúcar residual, que ainda não havia sido fermentado, tornando-o doce.
A cultura da uva já existia há 2000 anos a.C, com alguma evolução trazida pelos fenícios, pelos romanos e depois pelos muçulmanos, mas o grande impulso na vinicultura portuguesa veio na época da criação do vinho do Porto.
Nessa época surgiu também a garrfa e a rolha que estimulou a venda em dose de 750 ml. Portugal é, sem dúvida, um dos principais produtores do Velho Mundo de vinhos não fortificados, junto com a França, Itália e Espanha.
A região do Douro, berço do vinho do Porto, é a primeira localidade DOC do mundo, demarcada pelo Marquês de Pombal, em 10 de setembro de 1756.
Em portugal, além do Porto, existe tambem o madeira e o Moscatel de Setúbal. As principais regiões produtoras de Portugal são: Minho (vinhos verdes), Douro, Bairrada, Estremadura, Colares, Bucelas, Ribatejo, Setúbal, Alentejo, Algarve e Madeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário