Após reunião realizada durante a Feira Brasil Offshore 2009 no Espaço S.A. - Sócio Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé - SEMAUR firmou convênio com o Instituto Vida Sustentável - IVS, para participar de várias ações que viabilizam a revegetação de áreas degradadas na região. O convênio foi acordado entre o secretario Maxwell Vaz, a diretoria do Instituto Vida Sustentável e José Ribamar Coelho – o Gaúcho, representante do Assentamento Celso Daniel, no dia 19 de Junho.
A primeira ação, o plantio de duas mil mudas de árvores de espécies nativas da mata Atlântica, já está sendo posta em prática. No dia 02 de julho, o Engenheiro Agrônomo Flávio Sayão, técnicos da SEMAUR, o Diretor Geral do Instituto Vida Sustentável Paulo Moraes, lideranças e voluntários de Celso Daniel promoveram um mutirão preparatório para a ação do plantio das duas mil mudas. Foram feitas abertura de covas, aplicação de calcário e colocação de cercas no entorno do espaço a ser revegetado. A área que receberá as mudas fica no entorno de uma nascente, na entrada do Assentamento Prefeito Celso Daniel que fica perto do Terminal de Cabiúnas/Petrobras.
As mudas que serão plantadas foram utilizadas como paisagismo do jardim que fez parte do Espaço S.A. durante a Brasil Offshore 2009, posicionadas com a intenção de dar a impressão de uma mata nativa, milhares de visitantes se encantaram com o cenário de “mata” de aproximadamente 800 m².
O secretário municipal de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, declarou que “Esta parceria propõe dar suporte ao assentamento de Celso Daniel, fornecendo as mudas de árvores nativas que são parte das medidas compensatórias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé.”.
"Será feito um levantamento das nascentes e daremos a prioridade nas mais necessárias inicialmente. A área possui inúmeras nascentes que estão degradadas, e com isso precisamos criar uma vegetação nativa em torno delas" - disse Flávio Sayão da SEMAUR.
"Propostas de palestras de educação e legislação ambiental e de como manter a revegetação que está sendo criada, poderão ter o apoio do Instituto Vida Sustentável, através de projeto a ser criado. Também foram doados três caminhões de madeiras aos assentados, material procedente da reciclagem dos resíduos sólidos da Brasil Offshore 2009." - disse Paulo Moraes do IVS.
A ação realizada visa promover a revegetação e também neutralizar as emissões de CO2 provenientes da produção e realização do evento Brasil Offshore 2009. As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, através do secretário Maxwell Vaz, para a ação em conjunto. As espécies que serão plantadas em áreas degradadas são variadas, entre elas estão o Ipê, Quaresmeiras, Urucum, Pau Brasil, Araçá, Sapucaia e Aroeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário