Portugal deixou, há muito tempo, de ser conhecida como o pais dos vinhos do Porto e das sardinhas em lata. A visão cosmopolita da Comunidade Européia vem trazendo a cada dia, maiores responsabilidades sócio-ambientais nas atividades portuguesas em seus diversificados ramos de negócio. A sociedade portuguesa está consciente, com certeza!. Portugal conta hoje com maravilhosas unidades de conservação, universidades de ponta, projetos sustentáveis incríveis!
Muitas das boas práticas ecológicas mundiais estão surgindo em Portugal. Começo por mencionar algumas Agências de Energia, entre as quais as de Lisboa e Porto, ambas presididas por duas personalidades respeitadas e enérgicas: Delgado Domingos, na cidade de Lisboa e da empresa (E-nova) e Oliveira Fernandes na cidade do Porto, com a empresa (AdEPorto).
Para se ter uma idéia de avanços no mundo sustentável, Lisboa já instalou os primeiros pontos de carregamento de rua para veículos elétricos; Também iniciou a monitorização na iluminação pública através de sensores que apagam as luzes não necessárias (o que permitirá poupar até 200 mil Euros por ano); Também vai otimizar o desempenho energético dos edifícios da CML (Câmara Municipal de Lisboa); Começará em breve a utilizar semáforos LED que consomem muito menos energia, bem como adotará painéis solares para aquecer as piscinas municipais! Uau! Começa bem!
Já na cidade do Porto, onde a agência (AdEPorto) é mais recente, prepara-se a instalação de água quente solar em todo o parque residencial, a começar pela habitação social; Aposta-se também no bom desempenho energético das piscinas escolares, nos lares, centros de saúde e hospitais; Enfim, racionaliza-se a iluminação pública!
Propostas para São João da Barra...
Quando da realização da audiência pública da Termelétrica do Açu, encaminhei um projeto à CECA (Comissão Estadual de Controle Ambiental) para adotar a energia solar nas escolas municipais de São João da Barra - RJ, aqui no Brasil, mas por enquanto não obtive respostas... Espero que haja compreensão dos administradores do mega empreendimento para implementar tal projeto que tem como pano de fundo um aspecto de educação ambiental muito positivo.
Andre estará no dia 18/07/09 na Exposição Energia e Ambiente, em Lisboa - Portugal, no propósito de conhecer um pouco mais sobre estas tecnologias limpas. Será muito válido. A organização do evento é da E-nova em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. As fotos do evento poderão ser vistas no site: www.lisboaenova.org ou neste blog que fará a cobertura simultânea.
Depois deste evento, André Pinto, que faz parte do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, visitará a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, onde trocará experiências sobre o Projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente denominado "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" e ainda pretende firmar um termo de parceria entre o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e a ASPEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário