segunda-feira, 13 de julho de 2009

COMISSÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE APREENDE 66 ANIMAIS EM FEIRA DE ALCÂNTARA, EM SÃO GONÇALO-RJ

Sessenta e seis animais foram recuperados pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), neste domingo (12/07), na feira de Alcântara, no município de São Gonçalo.
As apreensões foram fruto de uma vistoria que a comissão realizou em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que durou aproximadamente três horas. Durante a fiscalização, oito pessoas foram detidas e encaminhadas à unidade policial para prestar esclarecimentos sobre maus tratos e crime de tráfico de animais. “Sete coelhos e 13 galinhas estavam sendo vendidos na feira e sofriam maus tratos, todos espremidos em gaiolas. Encontramos dois patos trancados dentro de um carro parado próximo à feira e também animais silvestres, alguns até ameaçados de extinção, como dois pássaros pichanchões,” disse o presidente da comissão, deputado André Lazaroni (PV), ressaltando que as pessoas podem denunciar os maus tratos aos animais pelo Disque Meio Ambiente da Alerj (0800 282 0230).
As oito pessoas encaminhadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente prestaram depoimento e foram liberadas após assinar termo de compromisso para comparecer ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Os animais silvestres foram levados para o Centro de Triagem de Animais (Ceta) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os demais foram levados para a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), onde receberão os devidos cuidados.
Para debater a atual legislação de defesa animal, os problemas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e apresentar um projeto de lei, elaborado pela comissão, para defender os animais e coibir o tráfico, será realizado o 1º Fórum de Defesa do Animal.
O evento ocorrerá nesta quarta-feira (15/07), das 14h às 18h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj), na Rua da Alfândega 8, 7º andar. Defensores de animais e organizações ligadas à causa estão convidados. Os participantes do fórum também darão sugestões para a elaboração de uma carta a ser direcionada ao prefeito Eduardo Paes, com sugestões relacionadas aos temas abordados.
Pedro Motta Lima
Subdiretor-geral da Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404(21) 8681-0303

Nenhum comentário: