quarta-feira, 29 de setembro de 2010
UM PRATO QUE PODERIA SER UM SUCESSO GASTRONÔMICO NA REGIÃO DO AÇU
SÃO JOÃO DA BARRA NO CAMINHO DA VALORIZAÇÃO DE SEUS DOCUMENTOS HISTÓRICOS
Além de São João da Barra, que terá o funcionário Público Andre Pinto como seu representante, participam também do curso outros municípios, com preocupação histórica, como:
Bom Jardim : Joanna Helena da Silva e Mª do Carmo E. Frerie (02);
Cabo Frio : Evelise R. Silva e Regina Francisca de O. Costa (02);
Cachoeiras de Macacu : Élisson R. Silva e João F. de Oliveira(02);
Itaperuna : Liliana M. da Silva (01);
Maricá : Marcia Ferreira Netto e Oneide Braga (02);
Nova Friburgo : Maíra Brêtas (01);
Nova Iguaçu : Daniele S. de Farias (01);
Rio Bonito : Anercília da C. Martins e Dawson N. da Silva (02);
Rio de Janeiro : Ana Cristina P. Fernandes e Eliane M. de Souza (02);
Seropédica : Glauce Cristina da C. Silva (01);
Silva Jardim : Claudia Regina P. da Silva e Míria F. Lopes (02);
Teresópolis : Camila do C. Tatagiba (01);EMPRESAS DE PUBLICIDADE DIVULGAM AUDIÊNCIA DA TERMOELÉTRICA DO PORTO DO AÇU II
A Audiência Pública da Termoelétrica do Porto do Açu II se aproxima. Segundo está sendo divulgado, será no próximo dia 06/10/2010, no Sesc Mineiro de Grussaí. A empresa UP TIME EVENTOS é quem está fazendo o bom trabalho de divulgação na cidade. Varios pontos já foram visitados e muitas faixas ainda serão colocadas em pontos estratégicos do município.
Como o blog tem sempre alertado, a presença da população é de suma importância na Audiência Pública, para depois "não vir a chorar o leite derramado". As mobilizações sociais são muito importantes nessa hora. As propostas a serem encaminhadas devem ter coesão, clareza, objetividade. Para cada momento deve haver uma determinada discussão, para não se perderem os focos. Lembrem-se de Eclesiastes: "Há tempo para tudo...". O tempo de se apresentarem propostas e projetos, geralmente é de 10 à 15 dias contados da própria Audiência Pública. Encaminhar projetos não desgasta ninguém e não será preciso nenhum especialista para elaborar os mesmos.
As rádios, carros de som e faixas estarão aí para auxíliá-los quanto ao local, dia e horário da Audiência Pública da 2ª Termoelétrica. É só ficarem atentos. Nos vemos por lá!
APAGÕES, VENTOS E CHUVAS...SÃO JOÃO DA BARRA AMARGUROU PREJUÍZOS
Estes dois últimos dias foram complicados em São João da Barra! Muitos ventos, chuvas e apagões! Achei legal ter vindo a chuva, mas os apagões foram péssima ideia! A internet de nosso amigo Matheus Volino teve que ser desligada para não se queimarem os caros aparelhos retransmissores. Pura prudência, amigo!
Vendo os prejuízos causados em São João da Barra, pelos apagões, identifiquei no telejornal regional, muitos conhecidos como o Açougue do Ralph, a padaria do Flávio Fernandes, o mercadinho do Sr. Paulo, etc, todos eles amargurando longos prejuízos. Lamentável mesmo.
Imagino que tenhamos cada vez mais apagões como estes. Quem está lucrando com a escuridão são as lojinhas que estão com boa saída de lanternas à base de LED, muito mais econômicas e que iluminam bem mais... bem como os políticos, que prometem maior geração de energia para o Brasil e Estados...
domingo, 26 de setembro de 2010
SEMANA DA ÁRVORE EM SÃO JOÃO DA BARRA TERMINA COM ENTREGA DE MUDAS AOS ESTUDANTES DO EJA DE CAJUEIRO
BARCA DA CIÊNCIA DÁ ENCERRAMENTO À SEMANA DA ÁRVORE EM SJB
A Barca da Ciência , que saiu em mais um passeio científico no Rio Paraíba do Sul, neste domingo de sol, teve como parceiros os estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da localidade de Cajueiro, que receberam mudas de espécies nativas doadas pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, já dentro da escuna.
O passeio, que sai do histórico e turístico Cais do Imperador D. Pedro II, seguiu em direção à foz, tendo sido feito um desembarque para uma gostosa aula de campo na famosa "Ilha dos Olhos Azuis" ou Ilha da Convivência. Izabel Gregório, coordenadora do Espaço da Ciência esteve presente ao evento e abordou vários assuntos relacionados à história fluvial, meio ambiente, lendas e costumes dos caiçaras locais.
Entre as mudas distribuídas para os estudantes do EJA de Cajueiro, estão os ipês de cores variadas, abacateiros, ameixas silvestres e outras espécies, afirmou Andre Pinto, Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP e membro do Núcleo de Educação Ambiental do órgão.
Esta saída da Barca da Ciência encerrou a semana da árvore, mas os passeios de escuna com turistas, visitantes e grupos escolares continuam a ser agendados no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação pelo telefone 2741-0289, com Andre ou Izabel. Para as escolas públicas municipais e estaduais, também há o projeto "Caminhos Científicos de Delta do Rio Paraíba do Sul" e o agendamento poderá ser feito pelo telefone: 2741-7878 ramal 262, com Andre Pinto.
FORTES VENTOS NA REGIÃO FIXAM AS COMUNIDADES PESQUEIRAS EM TERRA
sábado, 25 de setembro de 2010
ESCOLA MUNICIPAL QUE LEVA O NOME DO ASTRÔNOMO DOMINGOS FERNANDES DA COSTA, REALIZOU FEIRA DE CIÊNCIAS NESTE SÁBADO
A CIÊNCIA AO ALCANCE DE TODOS !
TURMA 602 MONTA UMA SALA SUSTENTÁVEL COM MOSTRA DE CINEMA AMBIENTAL
OUTRAS EXPERIÊNCIAS MARAVILHOSAS !
MOBILIZAÇÃO - ATAFONA TEVE MUTIRÃO DE LIMPEZA DE SEU MANGUEZAL, NESTA SEXTA-FEIRA
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
COLÉGIO SANTA BÁRBARA PARTICIPOU DO DIA DE CAMPO, NA SEMANA DA ÁRVORE , EM SJB
O Colégio Santa Bárbara participou, nesta quinta-feira, de mais uma edição do "Day Camp" promovido no Horto Municipal de São João da Barra, pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Lazer. A criançada chegou ao Mercado Municipal da BR 356 às 14 horas e teve uma gostosa ginástica de descontração com o Professor José Renato, da academia ao ar livre, de São João da Barra.
O Secretário Municipal Osvaldo Barreto também esteve recepcionando as crianças e as professoras do Santa Bárbara e fez muitas atividades de campo com as mesmas. Animado, o Secretário Osvaldo Barreto assistiu ao filme de "João das Alfaces" e depois conduziu os estudantes pelos tanques de psicultura da tilápia e pelo bosque de Cajus-anão. As crianças adoraram ver o alvoroço dos peixes se alimentando de ração, disse Osvaldo Barreto, afirmando também que abrirá novos tanques para outras espécies, inclusive para repeixamento do Rio Paraíba do Sul.
Walmir Lopes Baldino, Técnico Agrícola do Horto Municipal de São João da Barra também ia explicando para as crianças o que cada canteiro plantado representava naquele importante espaço e afirmava que a terra era sempre bem cuidada para que produzisse o que há de melhor à nossa mesa.
Andre Pinto, do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, também contou algumas historinhas da fazenda e as crianças gostaram do que ouviram, aprendendo a importância da cooperação e trabalho em equipe.
No viveiro de mudas as crianças aprenderam com Walmir a identificarem algumas espécies de plantas e em seguida também participaram da experiência do tato e olfato ao tocarem nas mudas de eucalipto que exalavam um forte cheiro. Muitas crianças ficaram perplexas com tamanha força das mudas de eucalipto em exalarem tanto cheiro forte. Uma das crianças disse: - mamãe usa um detergente com esse cheiro!
As crianças viram os plantios de pimenta, cebolinha, salsinha, couve, tomate além de frutíferas como mamão e laranja. Foi um dia diferente onde o campo e as crianças saíram ganhando.
Segundo uma das professoras afirmou, a direção da escola participará de um plantio no SESC Mineiro de Grussaí para as próximas semanas e tem trabalhado muito o tema de sustentabilidade. A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fará uma palestra no Santa Bárbara em breve, talvez com uma pequena peça teatral.
O Secretário Municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, afirmou que trará muito mais benefícios com projetos para o Horto, projetos estes, que estão em andamento e que num futuro próximo, as escolas e a comunidade em geral terão o local como um centro de vivências. Estas duas atividades do "Day Camp" fizeram parte de uma data especial que foi a semana da árvore. Num futuro próximo, as escolas poderão agendar com frequência as visitações, completou.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010
COLÉGIO SANTA BÁRBARA ABRE A PRIMAVERA COM DIA DE CAMPO NO HORTO MUNICIPAL DE SJB
SEJA BEM VINDA A PRIMAVERA!
PRIMAVERA - HOJE É DIA DE CAMPO NO HORTO MUNICIPAL DE SJB
Em continuidade à Semana da Árvore, As Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo, Esporte e Lazer, recebem hoje no Horto Municipal, no projeto "Dia de Campo", o Colégio Santa Bárbara, da sede deste município.
Contando com atividades de ginástica ao ar livre, exibição de filmes sobre ecologia e agricultura sustentável, entre palestrinhas e caminhadas ecológicas dentro do Bosque de Cajus-anão, visitação à estufa de mudas e plantios no pomar que está sendo desenvolvido pelos técnicos agrícolas, a criançada ainda participa de uma gincana muito legal e que incentiva o trato com o meio ambiente.
O Colégio Santa Bárbara, visitará o Horto Municipal no primeiro dia da primavera, que começa hoje. Está um dia maravilhoso, com muito sol e um vento nordeste mais calmo. Será um ótimo dia de campo! Aproveitem crianças!... e adultos!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
HORTO MUNICIPAL COM PRESENÇA MARCANTE DA AVIFAUNA SANJOANENSE
BICHOS VOADORES NO HORTO MUNICIPAL DE SJB
Ontem à tarde, no check list do evento do "Day Camp" desta quarta-feira , eu, o amigo Walmir e mais alguns colaboradores do Horto Municipal de São João da Barra nos deparamos com uma cena inusitada. Um filhote de gavião, já dando uma de "independente", apareceu num dos galhos de um dos pés de eucalipto do Horto Municipal, com uma presa entre suas garras. Quisera eu ter uma máquina mais potente para aproximar ainda mais o zoom.
De qualquer forma, está aí mais um espetáculo da fauna sanjoanense, para o deleite dos amantes da natureza. No local também tem aparecido pocaçus, carcarás e tem até ninhos de urubu (no chão , entre moitas de cardeiros), como na foto bem registrada de Walmir Lopes Baldino.
Foto: Filhotes de Urubu, escolheram o Horto Municipal para seu abrigo. Lá estão seguros. Crédito da foto: do flamenguista Walmir Lopes Baldino.
HORTO MUNICIPAL DE SJB TEVE DIA DE CAMPO COM DIVERSAS ATRAÇÕES
l
Foto: A Escola Municipal Amália Soares de Almeida, da localidade do Carrapicho, levou seus monitores esportivos para os trabalhos de aquecimento e concentração. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
DIA DE CAMPO MOVIMENTA ESTUDANTES DA LOCALIDADE DO CARRAPICHO
As Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Agricultura,Turismo, Esporte e Lazer, promoveram neste dia 22 de setembro, dando continuidade à semana da árvore, o "Day Camp", ou no bom português, o Dia de Campo.
A escola municipal participante foi a Amália Soares de Almeida, com aproximadamente 40 estudantes na faixa etária dos 10 aos 12 anos. Estiveram presentes ao evento a diretora da instituição, Sra. Dircélia, as professoras Marluce e Lúcia, a orientadora pedagógica Andreia Fernandes, entre pessoal de apoio e convidados.
A Abertura do evento foi feita pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Antônio Neves, juntamente com a sub-secretária Cristina Barreto, nas dependências de entrada do Horto Municipal de São João da Barra, que fica na BR 356, entre São João da Barra e Atafona. As dependências do entreposto do Mercado Municipal serviram muito bem como o "Portal" para a entrada dos estudantes, no mundo verde da agricultura que é produzida naquele espaço e as crianças puderam praticar uma ginástica laboral ao ar livre, antes mesmo de começarem as atividades de educação ambiental e esportiva.
Os representantes do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, Andre Pìnto, Luiz Henrique, Marco Pacheco e José Eduardo Lopes Pereira juntamente com os representantes do Horto Municipal de SJB, Robson Peixoto, Walmir Lopes Baldino e colaboradores, receberam os estudantes que chegaram em duas vans da municipalidade. Depois da abertura do evento, ainda nas dependências do Mercado Municipal do Agricultor, foi montada uma estrutura para a exibição de um filme bastante didático e que as crianças gostam muito: "João das Alfaces", produzido pela Embrapa.
No filme, o agricultor Sr. "João das Alfaces" aprende a respeitar a natureza através de práticas sustentáveis na lavoura. As crianças gostaram do filme e dali foram direto para o interior do Horto Municipal para conhecerem as diversas atividades sustentáveis realizadas por lá. O Secretário Municipal de Educação, Professor Antônio Neves, apreciou também o filme "João das Alfaces" conversou com os estudantes da importância do trato do solo e em práticas de educação ambientais que servirão para toda a vida. O Secretário também fez questão de frisar que o projeto "Dia de Campo" atenderá os estudantes do Quinto Distrito, com visitações à estufa modelo da Prefeitura Municipal em Mato Escuro. Na oportunidade, Antônio Neves fez a entrega de três livros à diretora e professoras da Escola Amália Soares de Almeida, apoiados em sua edição pelo Governo Carla Machado, do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar do Amaral Pinto, cuja a obra foi "A Saga de Um Herói Negro", um romance de escravidão.
Os primeiros locais a serem visitados pelas crianças foram os tanques de psicultura da tilápia e outras espécies. Na hora da visitação, o Técnico Agrícola Walmir Lopes Baldino jogou a ração para peixes e aí tudo foi festa! As crianças adoraram ver o cardume surgir do fundo dos tanques para se alimentar na superfície da água.
Caminhando pelo bosque de cajueiros-anão, os estudantes conheceram um pouco do projeto da cultura do caju no município de São João da Barra, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e também puderam ver de perto a produção de hortaliças, leguminosas e frutas, produzidas sem agrotóxico e em modelo de consórcio de plantio. Foi explicado pelo Técnico Agrícola Walmir Lopes Baldino, que muitas hortaliças daquele local são enviadas às escolas públicas municipais para o complemento alimentar das crianças, onde são inseridas no cardápio escolar, por nutricionistas. É um outro importante projeto do horto Municipal pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura, explicou.
Após uma boa caminhada pela área produtiva do Horto Municipal, os estudantes conheceram o "Berçário" das plantas. Tratou-se da entrada na estufa artesanal, feita por sanjoanenses e que abriga toda espécia nativa e exótica a ser plantada na cidade. O viveiro de mudas, assim também como pode ser chamado, recebeu a presença curiosa das crianças que puderam ver as cores vivas e sentir o cheiro das pequeninas plantas, ali em crescimento. Um grupo de estudantes fez uma experiência de tato com mudinhas em uma bandeja e acabou descobrindo, pela gostosa essência que ficou nas mãos, de que se tratava de mudas de eucalipto. Foi uma grande surpresa para muitos, em saber que uma "mudinha" pode exalar tanto cheiro sozinha.
As descobertas não pararam por aí. O Técnico Ambiental Luiz Hnerique "Lulu", aproveitou as dependências da estufa, para tematizar os efeitos estufa e aquecimento global para as crianças. Luiz Henrique também contou uma histórinha muito interessante e interativa com as crianças, sobre a cadeia alimentar, envolvendo a "Dona Chica e seus Gatinhos". A galerinha participou ativamente. Muitos riram sem parar!
Para dar uma refrescada nas ideias dos estudantes e presentes, o Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP, Andre Pinto, juntamente com o Técnico Agrícola, Walmir Lopes Baldino, convidaram os estudantes para uma tarefa muito difícil. A colheita de cajus-anão maduros! Foi uma festa! Em seguida, enquanto os cajus viravam um verdadeiro suco natural batidos no liquidificador, foi promovida uma gincana com as crianças. Era a "Corrida Maluca do Lavrador". Várias equipes foram montadas para participarem das atividades que consitiam em um estudante levar o outro num carrinho-de-mão até a linha de chegada. A competição foi acirrada, teve fiscal de pista, apito de largada e tudo mais, inclusive premiação para os participantes.
Já sedentos, os estudantes provaram o puro suco da polpa de caju e se dirigiram para o plantio de mudas no pomar dos fundos do Horto Municipal de SJB. No plantio, sob a coordenação de Robson Peixoto, Sub-secretário de Agricultura, as crianças conheceram espécies de laranjeiras como a Folha Murcha, Natal, Ponkan e limão Taiti. Colocaram as mãos na terra e fizeram um plantio maravilhoso no final desta manhã de quarta-feira.
O Encerramento do "Day Camp" se deu com a fotografia do grupo todo, bem no pomar dos fundos do Horto, em um dia de sol e vento nordeste bastantes expressivos. A foto será ampliada e doada em cópias, uma para o Horto Municipal e outra para a Escola Municipal Amália Soares de Almeida, do Carrapicho. Nesta quinta-feira será a vez do Colégio Santa Bárbara participar do "Day Camp", a partir das 14 horas. Muitas outras brincadeiras surgirão.
UNITEI - UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE JÁ PARTICIPOU DO DAY CAMP
Em 2008, os estudantes da Universidade da Terceira Idade - UNITEI - também fizeram o dia de campo no Horto Municipal de São João da Barra. Foi tanto sucesso que o evento agora volta com novas atividades. A ideia de se levarem os estudantes ao horto não é algo novo, mas surte muito efeito no desempenho escolar e na formação profissional de cada um. A consciência de que o trabalho do lavrador é muito importante para o planeta, faz despertar nas pessoas a valorização da profissão do homem da terra e também da melhor utilização dos alimentos no combate à fome e ao desperdício, afirmou o Secretário Municipal de Agricultura Osvaldo Barreto, quanto à realização do evento e as visitações com maior intensidade.
Assinar:
Postagens (Atom)