Foto: Walmir Lopes Baldino (Agricultura); Luiz Henrique, Andre Pinto e José Eduardo (SEMASP) e; Andreia Abreu - Diretora da Escola Estadual Admardo Alves Torres, de Grussaí, na abertura do "Dia C", neste dia da árvore. Crédito da foto: Professora Estia.
Foto: A Escola estava animada com a chegada das mudas nativas para serem plantadas e distribuídas entre os estudantes.
Foto: Estudantes do Admardo Alves Torres descarregam, animados, as mudas doadas pelo Instituto Terra. Crédito da foto: Andre Pinto -SEMASP.
Foto: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está participando como parceira da Escola Estadual Admardo Alves Torres, desde a busca das mudas nos parceiros indicados pelo Instituto Terra, até a estocagem e trato das mesmas no Balneário de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, esteve presente ao plantio juntamente com os estudantes do Admardo Alves Torres. Na foto, José Eduardo e a Diretora Andreia Abreu. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O Técnico Agrícola Walmir Lopes Baldino (Agricultura) juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá e os animados estudantes do Admardo Alves Torres. Crédito da foto: Andre Pìnto - SEMASP.
SEMANA DA ÁRVORE É COMEMORADA ATÉ SÁBADO, DIA 25, EM SJB
O Dia da Árvore foi comemorado hoje, terça-feira, 21, mas em São João da Barra, as atividades que marcam a data continuam até o próximo sábado, dia 25. A programação promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) em conjunto coma a Secretaria Muncipal de Agricultura e empresa União Norte Fluminense, começou cedo, na Escola Estadual Admardo Alves Torres, em Grussaí, em apoio ao Projeto "Dia C", Dia do Clima, estipulado pelo Instituto Terra em parceria com a doação e plantação de mudas de árvores nativas.
NA ESCOLA ESTADUAL ADMARDO ALVES TORRES
A Escola Estadual Admardo Alves Torres, efetuou o plantio de 16 espécies de árvores nativas no interior da instituição de ensino, neste dia 21 de setembro, onde também deu início ao projeto "Dia C" em parceria com o Instituto Terra, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura e também União Norte Fluminense.
A diretora da instituição, Andreia Abreu, ficou muito feliz com a iniciativa e convidou a SEMASP para também monitorar o crescimento das espécies plantadas, inclusive, orientando na adubagem e podas futuras.
A Professora Éstia, também uma das coordenadoras do projeto da escola junto ao Instituto Terra, selecionou vários monitores de turma para serem os tutores das mudas que foram plantadas neste dia 21. Entre os estudantes,Renato Henrique Barreto Crispin, da terceira série; Manoel França Jr e Luiz Carlos Alves Maia Jr., da turma 1001; Sérgio Felipe Vichy da Silva Santos, da turma 2001; Laisa da Silva Gomes, da turma 1002; Taiane Santos e Patrick Barreto, da turma 902; Vinicius Henrique Gomes de Carvalho, da turma 703; Thalia Azeredo dos Santos e Evandro de Azeredo Silva, da turma 703; Cristian Jorge dos Santos Antônio e Letícia Azeredo Machado, da turma 801; Wallace da Silva Barreto de Carvalho, da turma 501; Caroline Machado da Silva e Débora Azeredo da Silva, da turma 902, entre outros.
O técnico ambiental, Luiz Henrique de Araújo, conhecido carinhosamente como "Lulu", antes do plantio, fez uma dinâmica de grupo com os estudantes e monitores das diversas turmas. O trabalho foi bastante elogiado pela direção e até por outros parceiros do projeto, como os representantes do SESC Mineiro de Grussaí, através do Sr. Fábio Pedra.
No plantio da escola, as criançada estava eufórica. O funcionário da SEMASP, José Eduardo Lopes Pereira, orientou na abertura das cavas e na seleção das espécies a serem plantadas. O Técnico Agrícola, Walmir Lopes Baldino conduziu os estudantes para seus pontos de plantio. O Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental, Andre Pinto, registrou fotograficamente o evento.
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS NO CALÇADÃO, NO DIA DA ÁRVORE
Por volta das 11h, no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, em São João da Barra, o Núcleo realizou a distribuição de mudas de espécies frutíferas em uma parceria com a empresa União Norte Fluminense. A população pôde levar para casa espécies de frutíferas como caju, acerola, manga, goiaba, araçá, abacate, ceriguela, pitanga, graviola, pinha e outras.
Foto: O Secretário de Meio Ambiente Marcos Sá esteve presente na distribuição de aproximadamente 500 mudas, no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, nesta terça-feira. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
"DAY CAMP" NO HORTO MUNICIPAL
Nestas quarta e quinta, as atividades prosseguem com o “Day Camp”, no Horto Municipal, uma parceria da SEMASP com a Secretaria Municipal de Agricultura, uma atividade extra-classe, de educação ambiental não-formal, que promove o contato dos alunos com o horto municipal da cidade. Segundo André Pinto, Assessor de Meio Ambiente da SEMASP, muitos estudantes ainda não tiveram chance de conhecer de perto como se produzem os alimentos sem agrotóxicos, como se estocam as árvores na sua fase inicial, as estufas artesanais, a emoção da colheita, etc. O técnico agrícola, Walmir Lopes Baldino, um dos coordenadores do Horto Municipal, concorda com André e acrescenta. “Eles acabarão dando valor à merenda escolar que chegará aos seus pratos e que sempre são distribuídas por nós”, afirmou, se referindo ao importante trabalho de distribuição de hortaliças que é dirigido para as escolas municipais.
No evento desta quarta-feira, onde participam a Escola Municipal Amália Soares de Almeida, da localidade do Carrapicho, no dia 22, e o Colégio Santa Bárbara, no dia 23 (quinta), sempre na parte da manhã, estão previstas ginásticas laborais infantis, com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, bem como palestras educativas sobre a produção orgânica, importância dos insetos, biofertilizantes, adubação verde, etc, com a participação dos técnicos agrícolas e ambientais. Também haverá uma mini-gincana cultural no pomar do Horto Municipal, além de um plantio simbólico de frutíferas do próprio horto.
MUTIRÃO DE LIMPEZA DO MANGUEZAL DE ATAFONA
Na sexta, dia 24, a comunidade ainda confere mais atividades ecológicas. Na parte da manhã, acontece um mutirão de limpeza do manguezal de Atafona, com a participação da SEMASP, empresa União Norte Fluminense, Colônia de Pesca Z-2, Projeto Pólem (Pólo São João da Barra) , Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, Emater -SJB e comunidade.
SAÍDA DA ESCUNA CIENTÍFICA
A semana comemorativa se encerra no sábado, 25, com a saída da escuna científica que presta serviços de educação ambiental para os projetos "Barca da Ciência" e "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", executados pela Prefeitura Municipal de São João da Barra. Na programação da escuna, os participantes, estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) vão receber mudas de espécies nativas e fazer um plantio simbólico, em um ponto escolhido nas margens do Rio Paraíba do Sul. Os tripulantes vão participar de uma aula ao ar livre proferida pelos técnicos ambientais tanto do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, quanto do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação.