DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS EM ATAFONA - SÃO JOÃO DA BARRA Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: Placa de orientação e conscientização aos turistas e moradores de São João da Barra. na praia de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto- SEMASP.
Foto: O trator de apoio da empresa União Norte Fluminense aguardou a chegada da escuna científica da Barca da Ciência, que atracou de ré, para os trabalhos do mutirão do Dia Mundial de Limpeza das Praias, em Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: A animação dos voluntários do Dia Mundial de Limpeza das Praias, antes de desembarcarem no Pontal de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP
Foto: Parte da equipe que efetuou o mutirão do Dia Mundial de Limpeza das Praias, em Atafona, São João da Barra, no Norte Fluminense. Crédito da foto : Diney Resende.
Foto: O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá (de camisa branca) sai rumo a coleta de lixo na praia. Crédito da foto: andre Pinto - SEMASP.
Foto: O mutirão aconteceu onde há incidência de desova de tartarugas marinhas. Ao fundo da foto, a Ilha da Convivência. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: Os trabalhos de conscientização ambiental mostrados por moradoras de São João da Barra superaram as espectativas dos organizadores do evento. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: A juventude está antenada nas questões ambientais globais e locais. Plástico e outros materiais nocivos na praia não rolam...
Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: Alex Ramos, assessor do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, encontra um pneu nas areias da praia, um ótimo local para abrigo do mosquito da dengue. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: Agentes da Defesa Civil Municipal de São João da Barra participaram do evento dando segurança na navegação e também fizeram coleta de lixo no mutirão. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Foto: A praia de Atafona foi tomada por voluntários, no Dia Mundial de Limpeza das Praias. Crédito da Foto: Andre Pinto - SEMASP.
PONTAL DE ATAFONA TEVE MUTIRÃO DE LIMPEZA DE SUA PRAIA
Tanto nos dias 17 e 18 de setembro, todo ano, acontece no mundo todo, o "Dia Mundial de Limpeza das Praias". Em São João da Barra, a inicitativa partiu das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Defesa Civil, juntamente com integrantes do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, visitantes da Barca da Ciência e funcionários da empresa União Norte Fluminense.
Depois de um belo passeio na escuna científica, que saiu na manhã deste domingo, do Cais do imperador com destino ao Pontal de Atafona, contando com a segurança dos agentes da Defesa Civil Municipal que iam em embarcações de apoio, os tripulantes puderam pisar em solo firme na margem direita da foz do Rio Paraíba do Sul e realizaram um trabalho em mutirão da limpeza das margens do rio e do mar. Na programação de limpeza, a distribuição de muitas sacolas plásticas aos participantes para que os mesmos pudessem recolher o máximo de material nocivo ao meio ambiente como plásticos, vidros, nylons, cordas, latas, caixas tetra pack etc.
A empresa União Norte Fluminense deu todo o apoio logístico, levando um trator com carreta, facilitando o acesso da colocação das sacolas do lixo coletados pela praia. A empresa também disponibilizou ajudantes para a remoção de objetos mais nocivos e pesados que encontravam-se nas areias do Pontal de Atafona.
Na operação do "Dia Mundial de Limpeza das Praias", em Atafona, estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, o Sub-secretário e coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Alex Firme, o Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental, Andre Pinto, o Assessor ambiental, Adrião Gaiato, o Coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo e sua equipe, o Secretário de Obras, Alexandre Estefan, o Assessor de Secretaria Municipal de Agricultura, Julício Novas, a Coordenadora do Espaço da Ciência, Izabel Gregório, o Assessor do Espaço da Ciência, Alex Ramos, a educadora ambiental e guia Melissa Gregório, funcionários da União Norte Fluminense e membros da comunidade. Até um grupo de cavaleiros, que não sabia do evento, deu suporte, tendo se juntado ao grupo no momento da coleta de lixo na praia.
Segundo a declaração de alguns participantes do passeio da Barca da Ciência e também no mutirão de limpeza da praia, esta iniciativa foi muito legal para se compensar as lindas imagens e belezas que a natureza nos fornece, afirmaram duas senhoras que coletavam o lixo nas areias e curtiam ao mesmo tempo o visual praiano. É preciso conservar o ambiente limpo sempre, completaram.
Marcos Sá, da pasta de Meio Ambiente, considerou a iniciativa bastante positiva, tendo em vista as condições complicadas do tempo, mas a comunidade participou ativamente do evento simbólico. Marcos ainda afirmou que esta semana se dará uma grande limpeza nos manguezais da Atafona e terá a supervisão dos técnicos ambientais da SEMASP em conjunto com membros da Colônia de Pesca Z2 de Atafona e fará um convite para estar no evento o Projeto Pólem - Pólo São João da Barra.
O Sub-secretário, Alex Firme, que coordenou os grupos na coleta dos diversos materiais, disse que o evento foi de suma importância para mostrar aos municípios à montante (acima do rio) que a nossa foz não deve servir de lixeira do que se é jogado no decurso do Rio Paraíba do Sul. Segundo Alex Firme, o que foi coletado hoje, por um período de duas horas na praia de Atafona, deu para encher uma carretinha de meia tonelada de lixo, entre pneus, redes de pesca, borrachas, isopores, cordas, tampinhas de garrafa, garrafas pet, garrafas de vidro, latas de leite, caixas de leite, sacolas de supermercado, latas de óleo de embarcações, etc.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem tambem uma parceria de apoio com a Colônia de Pesca Z2 no projeto "Mangue Vivo" e deverá fazer para os próximos dias uma limpeza nas imediações da passarela azul do Pontal de Atafona, pois infelizmente ainda existem pessoas que insistem em degradar o local jogando os mais variados produtos de consumo humano, que não faz parte do meio ambiente.
NO MUTIRÃO DE LIMPEZA DAS PRAIAS - UMA AULA DE ECOLOGIA
Ao mesmo tempo que os participantes efetuavam a coleta de lixo nas areias amareladas do Pontal de Atafona, um espetáculo da natureza acontecia diante dos olhos de todos. Sob a vegetação rasteira, fixadora de dunas, a força explícita da cadeia alimentar que emana do instinto de todos os seres vivos, mostrava a voracidade de dois carcarás que se alimentavam de uma pequena presa.
De outro lado, soltos nas dunas, filhotinhos de "vira-latas", se arriscavam a brincar um com outro, levando, inclusive, bicadas de galinhas soltas na área. Sorte os carcarás não terem visto os animaiszinhos...
Foto: O filhotinhos "vira-latas" estavam se escondendo dos carcarás na praia. Espertinhos, mas levaram bicadas das galinhas do local. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP.
Em outra duna, os presentes puderam presenciar a importância ecológica de um urubu, que dilacerava um resto de carniça, fazendo a limpeza de restos de peixes na praia. Outro aspecto observado, foi terem visto a "Maria Farinha", uma espécie de crustáceo que reside em buracos na praia e que também faz trabalhos de limpeza em carniças diversas. São grandes contribuintes para um meio ambiente equilibrado, afirmou Andre Pinto, assessor da SEMASP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário