Estudantes do CEAT se encantaram com a palestra sobre a "Lagoa Salgada - Um Patrimônio da Humanidade", que está em processo de tombamento pela UNESCO. Na pauta, foram contadas muitas histórias sobre a Lagoa, exibição de fotos, mapas, bem como a sua formação e importância para o mundo.
Com a participação das professoras Daniele e Sherlane Porto, além da participação de duas estudantes do CEAT que estão fazendo uma capacitação na Agenda 21 local, cerca de mais de 100 estudantes assistiram atentamente a palestra proferida pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, nesta linda manhã de sexta-feira. Muitos estudantes gostaram de saber que a Lagoa Salgada, entre outras curiosidades, tem um lama medicinal que serve para esfoliação da pele. "As meninas ficaram eufóricas", afirmou Andre Pinto, um dos palestrantes da manhã, que mostrou também o turismo de saúde que é feito com uma lagoa parecida com a nossa em Israel, no Oriente Médio.
A próxima etapa do Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" , desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, será a de levar, em parceria com o SEMEC, os estudantes do CEAT para terem uma aula ao ar livre na própria Lagoa Salgada, que tem em seu "DNA" os elementos formadores do planeta terra.
A mestranda em Gestão Ambiental do IFF, Caroline Cabral, que está defendendo sua tese sobre a lagoa em questão, assistiu a palestra proferida por Andre Pinto e foi convidada pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental para fazer parte da saída técnica com os estudantes e também com a presença da Coordenadora do Projeto "Caminhos Geológicos" junto ao Departamento de Recursos Minerais - DRM-RJ, Dra. Kátia Mansur. "Será uma experiência incrível", afirmou Caroline Cabral.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, pretende ampliar a palestra da Lagoa Salgada para outras escolas municipais, pois o tema vem de encontro ao Ano Internacional da Biodiversidade e tem sido muito debatido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e entidades não governamentais.
PALESTRAS CONTINUAM
SEMASP DISCUTIRÁ BIODIVERSIDADE CÓSMICA NESTA TERÇA-FEIRA
Dando continuidade às palestras ambientais sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, o Cine Teatro São João terá na próxima terça-feira, na parte da manhã, uma palestra intitulada: "Domingos Fernandes da Costa - Onde as Estrelas Brilham" e logo em seguida também haverá uma performance ambiental intitulada "Tudo é relativo...", em alusão à teoria mundialmente conhecida de Albert Einstein. Nesta performance, haverá o diálogo de um extra-terrestre com um autóctone (nativo) que estará num manguezal do Delta do Rio Paraíba do Sul, interpretados por Andre Pinto e Luiz Henrique. Viagens siderais, modo de vida no espaço e na terra, poluição sideral, buraco negro, poluição terrestre, estes serão os temas abordados pela equipe da SEMASP. Imperdível.
A palestra relembrará um vulto sanjoanense, o astrônomo Domingos Fernandes da Costa, que deu nome à uma das escolas do município de São João da Barra. A entrada será extensiva à comunidade.
Palestra: "Domingos Fernandes da Costa - Onde as Estrelas Brilham"
Dia: 14/09/2010
Horário: 9 horas
Local: Cine Teatro São João, Sede o Município.
Tel: (22)2741-7878 r:262 (SEMASP)
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
AUDITÓRIO MUNICIPAL CHEIO DE ESTUDANTES INTERESSADOS NA GEOPALEONTOLOGIA SANJOANENSE
Foto: O Secretário Marcos Sá fez resumo sobre a formação geológica do Delta do Paraíba, no início da palestra ambiental. Crédito da foto: Viviane Gonçalves - SEMASP.
Foto: Andre Pinto e Luiz Henrique mostraram aos estudantes do CEAT um fóssil de estromatólito carbonático da Lagoa Salgada, estimado em 5.000 anos de existência. Crédito da foto: Viviane Gonçalves - SEMASP.
CEAT - MAIS DE CEM ESTUDANTES - NOTA CEM!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário