terça-feira, 31 de agosto de 2010
RARIDADE - RÉPLICA DE MAPA DO SÉCULO XVII - DO ACERVO DE ANDRE PINTO - MOSTRA PROVÁVEL SAÍDA DO RIO PARAÍBA PELO AÇU
CORRESPONDENTE DO BLOG DE ANDRE PINTO, DIRETO DO NORDESTE, FALA DA MATÉRIA DO "FANTÁSTICO" SOBRE A EROSÃO COSTEIRA

segunda-feira, 30 de agosto de 2010
CRÍTICA TEATRAL - COM TODAS AS PALAVRAS

Foto: As atrizes Ana Carolina Berto e Raquel Cunha, no palco dos simétricos e misteriosos "puffs" confidentes. Crédito da foto: Luan Abreu - Designer Gráfico sanjoanense
COM TODAS AS PALAVRAS...
Não há críticas, há elogios!
* Andre Pinto
Fui, orgulhosamente, na pré-estreia do teatro musical "Com Todas as Palavras", neste domingo, no Cine Teatro São João, com minha esposa Maysa, que também tem nome de inesquecível cantora - e que já virou até mini série da Rede Globo. Antes mesmo da sessão, já estávamos ansiosos para entrarmos no clima da apresentação que iríamos ver, tão esperada por nós, podemos dizer assim.
Já na recepção do centenário Teatro da cidade, o clima de romantismo começava a ser desvendado através de um lindo banner - com destaque em vermelho paixão - estirado acima do vão central da entrada do anfiteatro com as imagens cenográficas das duas jovens atrizes sanjoanenses, Ana Carolina Berto e Raquel Cunha, em pleno momento - imortalizado nas lentes de Luan Abreu - de delírios e devaneios apaixonados, com os corações latentes tão qual uma represa que se rompe e inunda tudo e todos!
Tomaram-se uns cafészinhos aromatizados com canela, bem arrumados numa mesa da entrada do Cine Teatro. Do sabor, disseram ser afrodizíaco. Realmente funciona! Havia esquentado ainda mais os nossos corações. Também serviram umas balinhas de canela, para deixarem os casais com aquele hálitozinho de "coala - que só come folhas de eucalipto", prontos para um apaixonado beijo, no escurinho do cinema. Tudo bem pensado!
Ah!, as cadeiras clássicas de forro de palhão, na recepção, também pareciam estar mais confortáveis ontem à noite, para os convidados especiais da pré-estreia. Uma iluminação à meia luz dava o tom do ambiente nostálgico e confidente. As pessoas iam chegando aos sussurros. Os casais ficaram espalhados nas poltronas "do meio para o fim", para terem maior visão da peça, ou para serem menos vistos.
Toca-se a campanhia. apagam-se as luzes. Jaz o completo silêncio. Abrem-se as cortinas, vagarosamente. Começa o teatro musical. A sensação, em princípio, era a de estar num estúdio da antiga Rádio Nacional do Rio de Janeiro. De um lado do palco uma bela flautista, de outro um competente violonista, no centro do palco, as musas! Quão musas quanto divas! Que vozes! Que dueto, que duelo! Ora se completavam, ora se enfrentavam em timbres de vozes marcantes! O público delirou!
O cenário, tudo de imaginativo. A sensibilidade das cores preta e branca, tanto dos vestidos das musas quanto dos módulos (puffs quadrados), ora se sobressaíam , ora se escondiam no jogo sagaz da iluminação da competente empresa sanjoanense, Telaviva. As várias arrumações dos módulos (puffs) de palco feitas pelas atrizes Ana Carolina Berto e Raquel Cunha, imitavam, com perfeito simbolismo e simetria, as turbulências, experiências, sentimentos, emoções, êxitos e fracassos das vidas amorosas das duas personagens, relatadas sem cortes ou censuras! Muito inteligente mesmo! Nem se falam, das cartas lidas na escrivaninha, no escurinho secreto do quarto!
As duas faces do branco e preto . Uma passional, romântica, melancólica, sonhadora, iludida, nostálgica. A outra, humorista, realista, sem vergonha, sacana, audaciosa e acima de tudo, para frente do seu tempo! O Preto instiga: - Para quê escrever nas pedras se podemos escrever nas areias? O Branco Reposnde: - Façamos nossas escolhas sejam quais forem, mas nos arrependamos depois!
Com poses bem marcantes e frases filosóficas, desde gestos de cantoras de sucesso até posições esculturais de pensadores da antiga Grécia, a desenvoltura das musas do "moderno Olimpo" eram delineadas pelos flashes de luzes e flashes de pensamentos, ora claros, ora obscuros. Faziam parte do jogo da vida, claro!
O texto de Silvano Motta - meu colega de Curso de Turismo do IFF - foi envolvente, maduro, cativante, triste, marcante, feliz, sacana e em alguns momentos até despertador do mais puro libido, ao estilo mesmo do Nelson Rodrigues - Cafajeste!. Era proibido reprimir sentimentos! Tabus e preconceitos, nem pensar! Silvano Motta, com o seu texto, mostrou-se um apaixonado! Um apaixonado realista! - Ele puxa o tapete, te tomba, mas ao mesmo tempo te dá o antídoto, o remédio que lhe tira a dor da queda! você chora e sorri na velocidade de um avião
As taças de vinho branco refletiam em cena os brilhos das jovens atrizes, que degustavam, em pequenas doses homeopáticas, o mais doce licor de um amor achado numa noitada e o mais puro veneno da paixão não compreendida!. O preto e o branco não são por acaso do destino. o Branco traduz a inocência, esperança, amor puro. O preto é o amor sacana, de tirar proveito, de colocar dúvidas no relacionamento. As vozes, se fossem vistas, seriam alvi-negras, assim como um chocolate amargo recebe uma calda de chocolate açucarado - ao leite, e, se complementam num delicioso sabor de emoções!
As músicas tocadas ao som da mágica flauta de Rafaela Carvalho, levaram os presentes ao mais nostálgico dos encantamentos, tal qual um indiano, através da hipnose, conquista a sua naja venenosa!. O violão, trazia um som de fundo nos ápices dos diálogos mais fervorosos e parecia acompanhar os batimentos dos corações palpitantes da cena, através do músico J.G., um discípulo da boa música, um bossa-nova de primeira!
Em momentos de grande frisson no "palco das ilusões", contradições e prazeres revividos, por imensa coincidência, lá da rua, soltaram fogos! Talvez fossem os corações das atrizes apaixonadas que estavam em pleno momento de "pirofagia romântica", acreditaram os presentes ao espetáculo vermelho paixão! Tudo deu certo mesmo!
Saímos anestesiados da peça. Um relax só! Quem não viu ainda, terá a chance de retomar aquele romantismo perdido, reaquecendo por sua vez, aquele "coração fornalha" que só precisa de uma fagulha para incendiar aquele refúgio íntimo e implícito de amor e paixão, com todas as palavras...
*Andre Pinto - Já foi professor do Curso Técnico de Formação de Atores (SENAC) em São João da Barra, na disciplina de Meio Ambiente e participou de várias peças teatrais no município de São João da Barra .
Obs. Um parabéns especial às famílias Berto e Cunha, por serem berços de grande talentos de nossa querida São João da Barra!.
Elenco:
Ana Carolina Berto
Raquel Cunha
Violão: J.G.
Flauta: Rafaela Carvalho
Ficha Técnica
Direção/ Ambientação/Texto: Silvano Motta
Direção Musical: Antônio Carlos Dias
Arranjo: Pedrosa Barrozo
Figurino: Carol Lobato
Costura: Marizete Motta
Maquiagem: Suellen Sena
Fotos / Vídeos: Luan Abreu e Francielle França
Design Gráfico: Ana Carolina Berto e Vito Diniz
Design de Luz: Gleyton Rodrigues
Iluminação/Som: Telaviva
Equipe técnica Espetáculo:
Apoio: Ana Lena Oliveira, Artur Júnior Almeida, Julia Albinante, Mayck Nyckson Ribeiro e Thayná Freitas
Bilheteria / Revisão de texto: Jurema vieira
Cenotécnica / Serviços Gerais: Eduardo Lopes
Coordenadoria de Palco / Camarins: Carolina Carvalho
Coordenação de som/Luz: Rodolfo amaral
Captação de apoio: Saullo Oliveira
Executivo: douglas soares, Jhonatan Martins e Paola Martinez
Produção: A.C.T "Nós na Rua".
domingo, 29 de agosto de 2010
COMO AS NORMAS DA NBR ISO CHEGARAM À SÃO JOÃO DA BARRA?
sábado, 28 de agosto de 2010
ATAFONA NO FANTÁSTICO - DESTA VEZ VAI ROLAR...
DOCUMENTO HISTÓRICO - UMA APÓLICE DO BARÃO JOSÉ ALVES RANGEL - BARÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA




FILHO DE SAUDOSO ESCRITOR SANJOANENSE PERCORRE OS CAMINHOS DA GUERRA DA BÓSNIA ESZERGOVINA
PRODUÇÃO DA TV RECORD CAMPOS INTERESSADA NO "CASO DOS HOMENS DA MÁSCARA DE CHUMBO"
SÃO JOÃO DA BARRA NA MIRA DOS ALEMÃES?

PREFEITO DE CAUCAIA - CE, INICIOU OBRAS DE CONTENÇÃO DO MAR, NA PRAIA DE ICARAÍ
O engenheiro civil, especialista em dinâmica costeira, Dr. Marco Lyra, que também é correspondente do Blog de Andre Pinto, nos enviou esta matéria da TV Verdes Mares e Jangadeiro On line, veiculada ontem no Nordeste. Trata-se da busca de soluções concretas para combater o avanço do mar na turística praia de Icaraí.
O Engenheiro Marco Lyra deverá estar na Conferência que a SEMASP realizará nas próximas semanas, onde se debaterá com a classe científica o processo erosivo costeiro da Região Norte Fluminense. A matéria é muito interessante e poderá ser uma das soluções para Atafona. Que venham as posições contraditórias para o bom enriquecimento do debate!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ UM CÉU DE BRIGADEIROS, NESTE SÁBADO

SISTEMAS DE GESTÃO, EM ALTA NO MUNICÍPIO SANJOANENSE
PROJETO CAMINHOS CIENTÍFICOS SERÁ EXIBIDO PELA TV RECORD, NO PROGRAMA BALANÇO GERAL, DESTA SEXTA-FEIRA
RUMO À CERTIFICAÇÃO,THOQUINO INVESTIRÁ MAIS DOIS MILHÕES EM PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL DA FAMÍLIA NBR ISO 14000

quinta-feira, 26 de agosto de 2010
FALTOU MENCIONAR ATAFONA, QUE TEM MUITOS FILMES FEITOS POR AÍ....
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Café des Deux Moulins Em Paris, França
Jeremy Pearson |
Café des Deux Moulins é uma parada agradável em Paris |
Star Wars
Província de Tataouine Na Tunísia
Shutterstock/Viajar pelo Mundo |
O planeta de Anakin e Luke Skywalker fica na Tunísia
|
Vicky Cristina Barcelona
Parque Güell Em Barcelona, Espanha
Turisme de Barcelona/J. Trullàs |
Parque Güell, concebido por Gaudí, foi cenário de Vicky Cristina Barcelona |
Ao sair do metrô Lesseps (Linha Verde, L3), há várias placas com as direções para chegar lá. Aberto diariamente, das 10h às 19h. Entrada gratuita.
O Poderoso Chefão
Bar Vitelli Em Savoca, Sicília, Itália
Michiel Mobach |
Bar Vitelli foi cenário da comemoração do casamento de Michael Corleone |
Bar Vitelli: Piazza Fossia, tel. 0942/761-140.
Rocky – Um Lutador
Escadaria do Museu de Arte da Filadélfia Na Filadélfia, EUA
Ben Mason |
Muitos turistas se divertem imitando o Rocky nas escadarias do museu |
Museu de Arte da Filadélfia: 26th Street e the Benjamin Franklin Parkway, tel. 215/763-8100.
Indiana Jones e o Templo da Perdição
Capilano Suspension Bridge Em Vancouver, Canadá
Dreamstime/Viajar pelo Mundo |
Atravessar a ponte de 137 metros de comprimento dá um friozinho da barriga |
Capilano Road, 3735, tel. 604/985-7474, capbridge.com. Aberto diariamente, das 9h até aproximadamente 20h (o horário varia conforme o mês), com entradas de US$ 29,95 para adultos, US$ 27,95 para pessoas acima de 65 anos, US$ 23,75 para estudantes acima de 17 anos, US$ 18,75 para adolescentes entre 13 e 16 anos, US$ 10 para crianças de 6 a 10 anos e grátis para abaixo de 6 anos.
Mamma Mia!
Ilha de Skopelos, Grécia
Ale3andro |
No topo da montanha, está a capelinha do casamento de Sofie |
Com cerca de 5 mil habitantes e banhada pelo Mar Egeu, a ilha reserva lindas praias praticamente isoladas, como a Kastani, na costa sudoeste, um dos principais cenários das gravações. A linda capela onde o divertido casamento de Sophie acontece também existe de verdade. É a Capela Agios Ioannis, localizada na praia de mesmo nome, no topo de uma rocha em pleno mar, a cerca de 100 metros de altura (para chegar até ela, há uma escadaria encravada na pedra). Mesmo que o longa tenha aberto as portas do turismo local, antes praticamente desconhecido pelo mundo, Skopelos ainda se mostra um destino perfeito para os que procuram uma viagem tranquila. E para dar uma esticadinha no roteiro, vale passar pela vila de Damouchari, na Península de Pelion, outro palco das filmagens.
Um Lugar Chamado Nothing Hill
Nothing Hill Em Londres, Inglaterra
Chris Brown |
Subúrbio londrino tem rua charmosa com casas em estilo vitoriano |
Fonte: www.ig.com.br
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
CONTO DO "ROBÃO" - UM DRAMA VIVIDO POR MARANHENSES EM SÃO JOÃO DA BARRA

VAMOS CELEBRAR A VIDA, COM TODAS AS PALAVRAS...
Sobre...
CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL , NA SEMANA DO FOLCLORE, CONTARÁ DIVERSAS LENDAS DA REGIÃO, DENTRO DA ESCUNA AMBIENTAL

UENF - ALTA TECNOLOGIA PARA O MUNDO ANIMAL
Veterinário da Uenf recebe equipamentos de última geração
Elena Mandarim
Divulgação/senamadureira.com |
|
Tomografia computadorizada: indicação em exames neurológicos, cardíacos e ortopédicos e na investigação de tumores cancerígenos |
Dos 12 equipamentos de tomografia computadorizada para essa finalidade em uso no Brasil, o recém- adquirido pela Uenf, além de único em Campos dos Goytacazes e segundo em todo estado do Rio de Janeiro, é o mais moderno. "O nosso aparelho tem 32 canais, o que significa o número de ‘cortes’ escaneados em uma determinada fração de tempo. O que era até então o mais moderno tem apenas um canal", entusiasma-se Lacerda, que explica que esta característica é importante para aumentar a velocidade do exame e a qualidade da resolução das imagens.
De acordo com o diretor, a previsão é de que o aparelho entre em funcionamento a partir do mês de setembro. O uso do equipamento é indicado na investigação de doenças neurológicas – como a hérnia de disco intervertebral –, em exames ortopédicos e cardíacos, e no acompanhamento de tumores cancerígenos primários e metástases.
Os animais domésticos da população de baixa renda farão, em casos de emergência, os exames de tomografia gratuitamente. Contudo, nos serviços de rotina será cobrado o valor do custo operacional da máquina. "Até então, encaminhávamos os animais para realizarem os exames no Rio de Janeiro. Porém, nem todos tinham condições para isso, devido aos altos valores cobrados", explica Lacerda.
Hospital quer ser centro de referência
A aposta, segundo Lacerda, é tornar o hospital veterinário da Uenf uma referência no Brasil e no mundo, tanto pela estrutura quanto pela capacidade de desenvolvimento científico. Ele explica que a proposta é diminuir o hiato existente entre a pesquisa clínica e de base e a tecnologia médica-veterinária utilizada nos grandes centros internacionais.
Divulgação/Uenf |
|
O Hospital Veterinário da Uenf é o único da América Latina a realizar cirurgia intracardíaca em animais |
O diretor afirma que atualmente já são realizadas condutas inovadoras e de ponta. "Na área de cirurgia, por exemplo, realizamos os procedimentos através de vídeo e somos o único hospital da América Latina a realizar cirurgia intracardíaca. Tudo com equipamentos também obtidos com apoio da FAPERJ".
Ele conta que o hospital vai adquirir em breve outros equipamentos tão importantes como o de tomografia computadorizada. "Estamos para receber aparelhos de ressonância magnética, de cintilografia, de hemodinâmica, de radioterapia, entre outros", assinala.
Para Lacerda, é necessário formar uma mão de obra especializada, a fim de aumentar a capacidade de atendimento e tornar o hospital mais funcional. "Uma das nossas preocupações é especializar os profissionais, para que sejam capazes de operar com máxima eficiência esses equipamentos de última geração".
Ele lembra que, embora o hospital ainda precise avançar e se expandir, seja em suporte de equipamentos ou de pessoal, suas dependências já contam com uma estrutura de excelência em algumas áreas da medicina veterinária. E que a aquisição dessa nova aparelhagem de ponta é o primeiro passo para se alcançar o objetivo maior: tornar o hospital uma referência em diagnóstico de imagens para animais
Contribuiu no envio da matéria: Dr. Fidelis Estefan - SJB.