Em conversa com o meu amigo pessoal, Fernando Guida, pude expressar e compartilhar com ele o quanto que temos de preocupação com os biomas e recursos hídricos da região Norte Fluminense. Em vários momentos vimos matérias jornalísticas falando das queimadas no Parque Estadual do Desengano, durante o ano e não somente nos períodos de estiagem. Aqui em São João da Barra a o nossa Mata do Caroara ardeu em chamas e causou muitos danos ao banco genético por lá existente e o nosso rio Paraíba do Sul está sendo ameaçado de ser transposto para São Paulo, além de ter sido contaminado pelo Endosulfan 350, lamentável. O Guida, que esteve em São João da Barra algumas vezes, conheceu a riqueza de nossa flora e fauna e quando soube da notícia da queimada na Mata do Caroara, de propriedade da LLX, logo manteve contatos comigo. Ele só não teve tempo ainda de ter conhecido o vasto manguezal da foz ainda. O Convite foi feito!
Sempre antenado nas questões ambientais do Estado do Rio, Brasil e mundo, Fernando Guida, estuda a possibilidade de fazer uma expedição, à meu convite, no manguezal do Rio Paraíba do Sul, a ser marcado para as próximas semanas, no propósito de averiguar de perto as reais condições do importante estuário no Norte Fluminense. O processo erosivo de Atafona será observado por Guida e outros amigos de vasto conhecimento. Guida, pelas viagens que fez, tem conhecimento de outros pontos do planeta, cujo aquecimento global tem causado danos semellhantes ao de Atafona.
Fernando Guida, que já viajou por diversos países como México, Holanda, França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Israel, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Itália e Cuba, afirma que só com medidas comprovadamente eficazes e vontade política, há como os municípios, atingidos pelo aquecimento global, reverterem as situações de vulnerabilidade peculiares a cada um. É um tempo de adaptações e sai na frente o governo que tem a expertise de pessoas capacitadas em seus quadros públicos, me afirmou o colega Guida.
Vamos aguardar a visita do Guida aqui na Foz e tirar proveito de seus conhecimentos e experiência. A troca de conhecimentos vai ser importante para o debate consciente.
QUEM É O GUIDA?
LUIZ FERNANDO FELIPPE GUIDA, 53, é consultor, economista, professor (inglês e economia), radialista e apresentador de tv, articulista, palestrante e tem formação em Auditoria Ambiental (UERJ/EARA) e Educação em Área Semi-Rural (Israel).
É secretário-executivo do SIMAAS-Sistema de Integração Municipal América Área Sul e presidente da Assembléia Constituinte da ACTA21-Agência de Cooperação Territórios e Agenda 21.
Foi presidente do Conselho Curador do Depto. de Parques e Jardins da Cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Em Niterói (RJ) foi vereador, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e do Consumidor, relator geral da Lei Orgânica Municipal, coordenador da Agenda 21 Local, secretário do Meio Ambiente, secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Controle Urbano, secretario regional de Icaraí, administrador regional de Itaipu, secretário de Relações Institucionais, secretário regional do Centro e, até o final de março de 2010, secretário de Sustentabilidade.
Foi presidente do Conselho Deliberativo da Rede Brasileira de Informação Ambiental-REBIA, articulista, colaborador ou conselheiro editorial em diversos jornais municipais, regionais e nacionais, entre os quais o Estado de Minas, o Jornal do Brail, a Gazeta Mercantil, o Jornal do Meio Ambiente e a Revista Itália Nossa.
Escreve semanalmente para “O Diário de Teresópolis” (www.odiariodeteresopolis.com.br) e é colaborador do Jornal A Travessa, de Niterói.
Experiência Complementar
- Presidente da Associação de Moradores de Icaraí (Niterói) – 1993/94;
- Fundador e Presidente do G-15 (Grupo dos Secretários de Meio Ambiente das Cidades da Bacia Contribuinte da Baía de Guanabara) – 1997/99;
- Vice-Presidente Regional da ANAMMA (Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente) – 1999/2000;
- Colaborador dos jornais dos Sindicatos dos Bancários e Professores (RJ) – 1979/85
- Coordenador de seminários no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Bolívia – desde 1977;
- Colaborador e palestrante do ICLEI-International Council for Local Environmental Iniciatives, para os temas: Desenvolvimento Local Sustentável, Orçamento Participativo e Agenda 21 Local – 1999/2002;
- Coordenador regional da ong Grupo Brasil Verde e criador e coordenador do Curso de Pós-Graduação: “Ambiente, Ecologia Humana e Desenvolvimento Sustentável”.
- Viagens oficiais, como palestrante, consultor, ou para cooperação técnica nas áreas social, cultural, urbanística e ambiental, aos seguintes países: México, Holanda, França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Israel, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Itália e Cuba – desde 1997.
Hoje, consultor, aposentado do Banco do Brasil, vice-presidente do Partido Verde no Estado do Rio, membro da Executiva Nacional e coordenador do PV para RJ, ES, MG e BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário