Foto: Da esquerda para Direita: Carlos e Wallace (Barcelos), Carlos Magno "Maguinho" de Atafona, Sidney Salgado (no fundo da foto, ao computador), Leonardo Cunha, Saullo Oliveira e Jéssica Felipe. Em pé: Andre Pinto, Viviane e Alex Firme. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Da esquerda para Direita: Carlos e Wallace (Barcelos), Carlos Magno "Maguinho" de Atafona, Sidney Salgado (no fundo da foto aocomputador), Leonardo Cunha, Saullo Oliveira e Jéssica Felipe. Em pé: Dr. Jeferson Nogueira, Andre Pinto, Viviane e Alex Firme. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Integrantes do Observatório Humano Mar Atafona e do Núcleo de Educação Ambiental - SEMASP, observam a produção feita pelos jovens cineastas de Barcelos e pretendem fazer uma parceria com a realização de uma oficina de cinema no sexto Distrito, muito em breve.
-PROJETO EM ANDAMENTO-
BARCELOS NO RUMO DAS OFICINAS DE CINEMA AMBIENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DE OFICINA DE CINEMA AMBIENTAL EM BARCELOS - SÃO JOÃO DA BARRA
Na tarde desta sexta-feira, 06/08, a sala da SEMASP ficou repleta de jovens cineastas sanjoanenses, alguns deles com filmes já premiados em festivais nacionais e internacionais, além de jovens da localidade de Barcelos, que produziram alguns trabalhos na área e que pretendem se capacitar ainda mais.
Neste encontro, estiveram presentes os integrantes do Observatório Humano Mar de Atafona, Associação Majoca (Barcelos), bem como o Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme; o assessor de planejamento e gestão ambiental, Andre Pinto; a bióloga Viviane Gonçalves; o técnico ambiental, Marco Pacheco; o assessor de execução de projetos, Sidney Salgado e o advogado em Direito Ambiental, Dr. Jefeson Nogueira.
Os assuntos abordados na reunião foram a participação do Observatório Humano Mar Atafona no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre os dias 19 à 27 de agosto, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como a integração dos cineastas sanjoanenses entre os Distritos existentes no território sanjoanense.
Uma das diretrizes da reunião foi a de que o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP dará apoio ao projeto de realização de uma Oficina de Cinema Ambiental a se realizar em Barcelos para as próximas semanas e tudo indica que esta oficina será numa escola da localidade ainda não revelada pela equipe do núcleo em conjunto com alguns cineastas. Serão 20 pessoas a participarem das oficinas em Barcelos e o Observatório Humano Mar Atafona foi convidado a implementar o referido projeto em parceria com a Associação MAJOCA que tem relevantes serviços prestados na comunidade barcelense.
Os estudantes Carlos Eduardo Miguel Araújo e Wallace de Andrade Rangel, ambos de Barcelos, já estão com ousados projetos para a criação de documentários sobre a região, entre eles, alguns ambientais e outro histórico-cultural. "A oficina de cinema vai nos ajudar a desenvolver estes projetos", afirmaram os estudantes, que estiveram presentes à reunião na SEMASP.
Para o Sub-secretário Alex Firme, a SEMASP vem apoiando a juventude sanjoanense na produção independente de curtas-ambientais, seja também no apoio à realização da MOSCA Cinepesca Atafona (Mostra de Cinema Ambiental), seja no apoio à cineastas sanjoanenses que tiveram seus trabalhos premiados, bem como a difusão destes trabalhos nas escolas públicas municipais, a exemplo das exibições dos filmes "Tabuaçu", "Maragado" e "Lembra-te do Dia de Sábado". Alex Firme também está aguardando contatos com a Produtora de Filmes NONADA, para a realização de uma oficina de cinema na sede do município em razãoda contrapartida ambiental pelas filmagens do documentário "Depois", filmado em Atafona em 2009.
Carlos Magno, conhecido como "maguinho", que é do Observatório Humano Mar Atafona, será um dos orientadores da oficina de cinema ambiental em Barcelos e já promoveu o projeto "CEAT FAZ CINEMA" no Colégio Estadual Alberto Torres e teve recentemente um de seus filmes escolhidos para fazer parte do Festival Internacional de Curta-Metragem em São Paulo. Realmente São João da Barra tem um "celeiro" de promissores cineastas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário