Na quinta-feira passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, através do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, recebeu a visitação dos representantes do Instituto Sete Capitães, uma espécie de associação cultural regional que visa a implementação integrada de muitos projetos culturais e a disseminação do Roteiro do Açúcar no Norte Fluminense.
Os representantes do Sete Capitães, José Carlos Menezes e Sérgio Linhares, que estiveram em reunião com Andre Pinto - Guia em Turismo Regional e Historiador - tiveram a proposta de visitação à vários atrativos culturais no município e nas vizinhanças. Um roteiro que já foi estipulado e que deverá ser feito em breve pelo grupo, será a misteriosa Ilha da Planta, um casarão colonial "abandonado" localizado no Ponto de Cacimbas, do lado do município de São Francisco do Itabapoana.
O Casarão da Ilha da Planta, como é conhecido, possui uma lenda para lá de arrepiante e dizem os matutos que numa das janelas que estão entreabertas, durante certa hora do entardecer, aparece uma senhora com vestimentas de época, passa de um lado para outro e desaparece em seguida. O transporte do grupo será uma lancha que sairá do Cais do Imperador em direção ao antigo Canal de Cacimbas - perto do Casarão da Ilha da Planta e dos pilares da ponte inacabada João Figueiredo - vala esta, também aberta a mando do Imperador D. Pedro II e adminsitrada pelos Barões de Barcelos e Lagoa Dourada através da Compahia da Vala Navegável do Sertão de Cacimbas, onde houve uma revolta armada em 1875.
É sem dúvidas um roteiro de muita história, lendas e mistérios. Os integrantes do Instituto Sete Capitães também querem conhecer a lenda do "Benedito das Flores", tão bem contada por obra do escritor sanjoanense, Carlos AA de Sá, estória que se passa na localidade de Caetá no tempo dos engenhos de açúcar e da escravidão.
Os representantes do Instituto Sete Capitães estão muito felizes com a restauração que está sendo feita na Casa da Câmara e Cadeia de São João da Barra e tem mantido contatos frequentes com a Prefeita Carla Machado para colocar mais este atrativo cultural no roteiro a ser criado em breve, em nível regional, para difundir o patrimônio cultural de forma integrada com outros municípios, com calendário anual de eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário