DEPOIS DE SÃO JOÃO DA BARRA TER VISTO CASAMENTO CINEMATOGRÁFICO EM ESTILO COUNTRY, AGORA É A VEZ DA 14ª CAVALGADA DA CIDADE!
Em tempos de reprise da novela "Ana Raio e Zé Trovão" - um grande sucesso da televisão que remontava os tempos dos grandes rodeios e cavalgadas - São João da Barra foi palco de um dos casamentos mais comentados da Região. O Conhecido locutor de rodeios Igor Ferraz e representante comercial na região, fez uma bela cavalgada na cidade com peões de honra e cavalos bem ornamentados, ao encontro de sua amada que o esperava na entrada da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Atafona. Um espetáculo!
Agora é chegada a vez da Associação dos Cavaleiros de São João da Barra, sob a direção dos competentes contadores Augusto e Ivaldo, que fará a sua décima quarta cavalgada no dia primeiro de agosto de 2010 no Sítio do Neco, na BR 356. Na oportunidade haverá um excelente café da manhã oferecido pelos organizadores e após a cavalgada, um maravilhoso show de forró regado ao melhor churrasco da região. Imperdível!
Os contatos para a participação poderão ser feitos nos telefones:
9974 2448
9972 0726
2741 4836
"RESPEITAR A NATUREZA É RESPEITAR DEUS"
UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CAVALGADAS EM SÃO JOÃO DA BARRA...
Sendo uma tradição sanjoanense dos tempos em que os jesuítas andavam pelas restingas em cavalos, em que os Sete Capitães andavam à cavalo à procura do "gado do vento", em que a guarda nacional veio para a vila de São João da Praia para montar vigílias montadas, das histórias das cavalgadas dos Sá e dos Coelhos no 5º Distrito e também com relação à guarda de honra dos clubes Democrata e Operários nos períodos carnavalescos no início do Século XX, a cavalgada persiste atualmente em seus costumes nas mãos de pessoas que amam o território sanjoanense, podendo citar os amigos contadores Ivaldo e Augusto que organizam com maestria, todo ano, o aparato para recebimento dos peões na sede do município.
Em conversa com Ivaldo, em outras ocasiões, ele me disse que a idéia era a de reunir os amigos cavaleiros para pequenos passeios na cidade em período festeiros, mas a coisa foi crescendo e tomando um ar de "associação" e logo em seguida estourou na moda do povo da zona rural como um evento anual dentro do calendário turístico da cidade. Montou-se então a Associação dos Cavaleiros de São João da Barra! E pelo visto já toma ares de uma grande Federação em nível regional.
Veja abaixo outras matérias relacionadas ao tema "CAVALGADAS":
CAVALGADAS EM SÃO JOÃO DA BARRA: UMA TRADIÇÃO QUE SE EXPANDE A CADA ANO
Foto: Cavaleiros de Honra de São João da Barra. Imagem extraída do Livro de João Oscar, "Apontamentos para a História de São João da Barra".
O Blog já publicou a importância das cavalgadas no território sanjoanense e na região Norte Fluminense, tempos atrás. As cavalgadas em São João da Barra tem conseguido agregar cada vez mais adeptos desse esporte, que na verdade, tem o cabedal do resgate de uma tradição de vários séculos atrás.
Teremos hoje a belíssima Cavalgada de Nossa Senhora da Penha (sairá do Sítio do "Cuíca" em Atafona) assim como temos durante o ano outras várias cavalgadas, com muitos roteiros diferenciados, o que mostra a criatividade do povo sanjoanense. Tem cavalgada religiosa, cavalgada de enduro e também cavalgada de ecoturismo. Não só à cavalos vão os peões, pois tem também as charretes que conseguem levar um número maior de pessoas e dão um toque especial ao evento, por causa dos enfeites e adereços que geralmente são confeccionados para as mesmas.
Já vi realizações de cavalgadas do Açu à Iquipari, de Atafona à Iquipari, cavalgada do Bairro de N.Sa de Fátima ao centro da cidade, cavalgada do Bairro N.Sa de Aparecida à Atafona e por aí se vai...
Segundo os amigos meus amigos e vizinhos, Augusto e Ivaldo (ambos contadores durante a semana e cavaleiros durante os finais de semana), que fazem parte da Associação dos Cavaleiros de São João da Barra, o movimento de cavalgada tende a aumentar cada vez mais em nossa cidade e as pessoas estão organizando seus grupos, muitos deles entre família.
O Presidente do ANDA, Ayrton Violento, que tem uma ONG credenciada internacionalmente em circuitos de caminhada e cavalgada e é também um dos diretores do Instituto Sete Capitães, antes de ter viajado para a Itália, já manteve contatos com Andre Pinto no sentido de comparecer em São João da Barra ainda este ano, para fazer uma palestra mostrando como se cadastrar um roteiro de cavalgada em circuito nacional e internacional e quais são os benefícios de tal atitude. São João da Barra precisa segmentar mais os seus atrativos e está no caminho certo para isso.
Para se ter idéia, o Ministério do Turismo tem um Macroprograma chamado de Planejamento e Gestão - SNPTUR. Dentro deste programa, existe um sub-programa chamado de estruturação dos segmentos turísticos. Este sub-programa é norteado por duas linhas estratégicas: segmentação da oferta e da demanda do turismo e estruturação de roteiros turísticos. A segmentação da oferta e da demanda constitui uma forma de organizar o turismo. É uma estratégia para a estruturação de produtos e consolidação de roteiros e destinos, a partir de elementos de identidade de cada região, em função da demanda. Tais elementos caracterizam os principais segmentos da oferta turística trabalhados no programa: Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo de Esportes, Turismo Náutico, Turismo de Saúde, Turismo de Pesca, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Sol e Praia, entre outros. Nesse contexto insere-se transversalmente o turismo social, como uma forma inclusiva de conduzir e praticar a atividade turística com vistas à melhor distribuição de benefícios. O próprio Ministério do Turismo disponibiliza um endereço eletrônico para contatos : segmentos@turismo.gov.br
Queria lembrar também que o Estado do Rio de Janeiro, ganhou o Programa Estadual de Vias Verdes pelo turismo Ecológico, destinado ao fomento do turismo ecológico e rural à margem de vias férreas em desuso, cursos d’água, represas e estradas vicinais em sítios de expressivo interesse turístico, cultural, histórico, ambiental e de lazer. O programa foi instituído pela Lei 5.481/09, sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo em 22/06/09. Taí a sugestão de se fazer uma cavalgada contemplativa por cima do Dique, que beira o Rio Paraíba do Sul e que tem um das mais belas vistas da Planície Goytacá!
No mais, boa cavalgada à todos e viva a tradição, cavaleiros!!!!
Foto: Muitos peões que cuidam do gado sanjoanense, se reúnem em cavalgadas para trocarem experiências, tomarem uma cervejinha gelada e saborearem um churrasco amigo. A tradição deve ser mantida. Local da Foto: por trás do dique São João, tendo ao fundo a linda Mata São João. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.
-------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO DE CHARRETEIROS DE GRUSSAÍ PROMOVE A 4ª CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA
Imagem: Nossa Senhora de Aparecida. A padroeira do Brasil dá nome a um bairro de S.J. da Barra e ainda abençoa o sofrido rio Paraíba do Sul, que faz divisa de nossa cidade com Campos e São Francisco do Itabapoana.
A Associação de Charreteiros de Grussaí, promove para os próximos dias a 4º Cavalgada de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil e que dá nome a um dos importantes bairros daquele balneário turístico.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de São João da Barra, a Associação de Charreteiros de Grussaí está fazendo as inscrições dos participantes com a doação de dois quilos de alimento não perecível e a saída do evento será do Centro de Convenções, Turismo e Lazer do SESC Mineiro de Grussai com chegada ao bar do "Chamego", na praia de grussaí.
A prática de cavalgadas no município de São João da Barra finalmente está sendo resgatada em vários Distritos e já se tem notícias de que estes eventos entrarão para a lista de eventos fixos de nossa cidade! viva o turismo eco-rural!
Conheça um pouco mais das histórias de cavalgadas em nosso município, CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário