A matéria anterior deste blog, sob o título "APRENDENDO BANTO COM DONA HOLANDA", não passou de uma espécie de brincadeira por causa da perda do jogo de nossa seleção brasileira com a seleção holandesa, por 2x1, na Copa do Mundo da África do Sul. No entanto, os termos que estavam entre aspas, naquele texto fictício, eram, sem dúvida, de origem africana e do banto.
Devido aos e-mails recebidos de alguns conhecidos e leitores do blog, volto com a curiosidade da língua africana "Banto", já que estamos em período de semifinal de Copa do Mundo e o tema vale ser debatido. E para trazer ainda mais curiosidades desta língua Banta com relação ao nosso municipio sanjoanense é que escolhi alguns nomes, que para nós, são bem peculiares.
CAZUMBÁ - Máscara de procedência africana encontrada em alguns autos populares. "O Cazumbá vem a ser um dos últimos casos de máscaras africanas no Brasil" segundo Raul Lody, Pencas e Balangandâs da Bahia, 1988,pág. 16. É de origem Banta.
Imagem: Uma Cazumbá, Máscara Africana.
MUXUANGO - Caipira do litoral norte-fluminense. Do quimbundo moxi-uângu, habitante do mato, segundo Jaques Raymundo. No quicongo mwixi é habitante.
MINJOADA - Grande rede de pesca. Provavelmente de munzuá.
Continuemos em outro momento...
Fonte: Lopes, Nei. Dicionário Banto do Brasil, Prefeitura do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário