Quem conhece o bucólico município de Sumidouro, na Região Serrana Fluminense e tem parentes naquele verdadeiro paraíso na terra - como eu - sabe que um bom resultado na educação é tudo! Tenho tios, tias, primos e primas, na maioria deles lavradores em agricultura familiar e consequentemente muitos parentes menores, em idades escolares.
Muitos de meus primos deixaram de estudar ainda adolescentes para trabalharem na lavoura, em serviço árduo e contínuo, talvez por falta de maiores atrativos por parte da educação local. A iniciativa tomada por eles não os impediu que fossem bem sucedidos no ramo de abastecimento agrícola regional, mas sentem a falta de uma educação mais aprofundada até hoje. Atualmente prezam em manter seus filhos na escola, pela mudança de cultura e por contar com uma educação municipal eficiente que é oferecida. Diga-se de passagem, tenho até algumas primas professoras da rede pública de ensino de lá e que também dão aulas em Nova Friburgo e outros Distritos.
Durante muitos anos, Sumidouro amargou uma estatística das piores notas em nível de educação básica e também com uma evasão escolar assustadora, motivo de várias matérias em jornais de grande circulação como "O Globo".
Hoje, vi com felicidade em telejornal regional, a ótima colocação da cidade de Sumidouro no IDEB 2010. Motivo de grande orgulho para os munícipes sumidourenses e para a minha família, por parte de mãe. Os "Rodrigues" devem estar em festa, no Alto da Serra - na Porteira Verde e tomando, neste frio serrano, aquele cafezinho junto ao fogão à lenha saboreando um torresminho frito, com esta notícia maravilhosa!
Nas séries iniciais (até a 4ª série), o município fluminense que ficou em primeiro lugar no Ideb foi Cambuci, com 5,8 pontos, seguida por Aperibé e Sumidouro.
Valeu Galera!!!
Um comentário:
Eu pessoalmente fico muito triste quando vejo a educação sendo tratada com desleixo, acho até um crime. O principal fator para existência das escolas é criar seres que pensam, hoje vejo alguns primos que não estudaram que trabalham, ganham pouco, e tá bom para eles, vivem seu mundo, não participam da sociedade, da política e claro não contribuem para a formação de uma sociedade melhor, não se angajam em causa nenhuma, na verdade lhe tiraram o direito de pensar com sabedoria.O mundo precisa de pessoas sábias.
Postar um comentário