sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CHAPÉU DO SOL, EM SÃO JOÃO DA BARRA - RJ, ABRIGA PLANTA MEDICINAL ANTIDIABÉTICA E QUE TEM ESTUDOS FEITOS PELA UNIVERSIDADE DA BAHIA

Foto: Andre Pinto fica ao lado de uma àrvore do Biri-biri, na propriedade do Sr. Ailton, em Chapéu do Sol e acabou degustando as frutinhas acompanhadas de umas pescadinhas chamadas de "pacutingas", criadas em cativeiro também em chapéu do Sol pelo piscicultor Cristóvão. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra - RJ.
O QUE É O BIRI-BIRI?
Averrhoa bilimbi L. é uma espécie frutífera da família Oxalidaceae, popularmente conhecido como biri-biri, bilimbi, limão-japonês e caramboleira amarela. Cientistas demonstraram que o extrato etanólico de folhas de biri-biri têm ação antidiabética, conseguindo diminuir as taxas de glicose em até 50%, bem como a diminuição dos teores de triglicerídeos no sangue em 130%. O suco da fruta é antiescorbútico com alto teor de ácido oxálico e vitamina C. O objetivo do trabalho sobre o "Biri-biri" realizado na 32ª Conferência de Química na Bahia, teve apoio do CNPQ e avaliou a composição mineral deste fruto para os elementos: cálcio, magnésio, manganês, fósforo sódio e cobre. Os resultados foram surpreendentes. Para saber onde encontrar o Biri-biri em Chapéu do Sol, clique AQUI: Para conhecer a pesquisa científica sobre o Biri-biri, clique AQUI: (Contribuição da matéria que enviou a pesquisa científica do Biri-biri: Linda Susan / Nutricionista)

Nenhum comentário: